TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Armazenagem

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Armazenagem

Objetivo

Ampliar o conhecimento visando identificar pontos críticos na logística interna, buscando assim, soluções óbvias e estabelecendo padrões, através da análise dos dados obtidos neste estudo de caso.

Aprofundar o conhecimento acerca de um problema não suficientemente definido, visando estimular a compreensão, sugerir hipóteses e questões ou desenvolver a teoria. (MATTAR, 1996; VOSS et al, 2002 ).

Para Ackerman (2004), “A subotimização é a tentativa de solucionar os problemas atacando os sintomas e não causas. Isto é, uma estratégia que atualmente vemos com frequência na reestruturação da logística”. Assim, sugerir uma hipótese para a solução de um devido problema, buscando desenvolver de um modo estratégico para solucionar os indícios da causa com melhoria no sistema de logística. Conforme (Bowersox, Closs, 1999). Quando a empresa decide diferenciar-se com base na competência logística, ela procura superar a concorrência em todos os aspectos das operações.

Isso normalmente significa que o desempenho logístico usa a capacitação de entrega de seus produtos para dar apoio a qualquer ou todas as necessidades de marketing e de produção.

Problema de Pesquisa

Analisando o recebimento e o setor de armazenagem da empresa, foram constatados alguns problemas relacionados a esses departamentos, como por exemplo, o não planejamento do layout. Não há uma área especifica para separação e expedição dos materiais e pouca identificação no galpão, resultando em pouca agilidade na separação (picking).

A falta de equipamentos adequados para o manuseio dos materiais também foi um dos problemas encontrados, pois assim se exige muito esforço físico dos colaboradores e consequentemente diminui o desempenho dos mesmos e retarda o processo. Surgem, então, algumas questões a serem resolvidas: como ajustar o layout e otimizar as operações através dos rearranjos físicos? De que maneira podemos tornar o almoxarifado mais eficiente e ágil? Qual a capacitação necessária para um bom desempenho dos colaboradores?

Método Utilizado

A metodologia utilizada com o objetivo de implantar o rearranjo físico é composta de algumas etapas:

- Treinamento adequado aos funcionários, salientando a importância das mudanças propostas;

- Reorganização das estruturas de armazenagem, estabelecendo locais distintos para recebimento, separação e expedição de mercadorias, dispostos de acordo com novo formato de fluxo;

- Endereçamento das vias de circulação (“R” para ruas, “C” para corredores, “P” para passagens) e das estruturas de armazenagem (colunas e prateleiras);

- Estabelecer os sentidos dos fluxos de circulação – recebimento (regra LIFO, último a entrar é o primeiro a sair) e expedição (regra FIFO, primeiro a entrar é também o primeiro a sair);

Referencial Teórico

A logística é a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores (BOWERSOX e CLOSS, 2001). O controle de forma eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem dos produtos, serviços desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

Para BALLOU (2006), a logística deve ser entendida a partir de uma visão sistêmica na qual: “A logística é um conjunto de atividades funcionais inter-relacionadas (transportes, controles de estoques, armazenagem, etc.), que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor”. (BALLOU, 2206, p.29).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com