TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atual Trabalho Tratara do Tema Endomarketing

Por:   •  8/10/2018  •  Resenha  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÂO

O atual trabalho tratara do tema Endomarketing e como o mesmo pode contribuir para gestão das organizações uma vez que é demonstrando uma crescente gama de interesse sobre o tema tendo como principal fator a eficiência, eficácia que ele proporciona as entidades, relacionando seres humanos, relações de troca e clima organizacional.

Assim o presente problema referente ao tema expressa e ao mesmo tempo busca informações sobre a relação do endomarketing e sua mudanças no ambiente organizacional, sendo destacado de que maneira pode-se obter vantagem competitiva utilizando endomarketing.

Por fim o objetivo geral trata-se de explorar o endomarketing e compreender as vantagens que os mesmos trazem quando bem aplicado nas organizações, bem como quais ferramentas são essenciais para gerenciamento da organização, a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelas micro empresas na implementação do endomarketing e por ultimo mais não menos importante verificar a utilização do endomarketing  para melhoramento do clima organizacional.

  1.  A IMPORTANCIA E INFLUENCIA DO ENDORMARKETING EM MICROEMPRESAS

Muitos acreditam que o marketing é apenas a venda e propaganda de produtos e serviços, mas o marketing vai muito além, este deve ser lembrado como a fórmula para satisfazer e conquistar novos clientes. Segundo (KOTLER, 2007, p. 3) O bom marketing é essencial para o sucesso de toda a organização.

(KOTLER, 1994, p. 25) desenvolveu um conceito genérico de marketing, definindo-o como “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Em outro momento (KOTLER 2007, p.3) cita que os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação.

A comunicação das entidades a cada dia que se passa assume papeis mais globais, fazendo com que as organizações forneçam dados, estatísticas, e informações de modo geral a um nível corporativo para que seja atendido a demanda de diversos públicos.

Visto isso, segundo (PEDRO FRANCO NOLETO NETO, 2009),

[...] a atividade de comunicação empresarial mais especificamente voltada para o público interno, com uma pergunta bastante simples, cuja resposta pode não ser tão fácil de obter: nossos funcionários estão felizes? Altruísmos à parte, isto acaba se refletindo no clima organizacional e na qualidade dos produtos e serviços da empresa. 

Muitos acreditam que o marketing é apenas a venda e propaganda de produtos e serviços, mas o marketing vai muito além, este deve ser lembrado como a fórmula para satisfazer e conquistar novos clientes. Segundo (KOTLER 2007, p.3) O bom marketing é essencial para o sucesso de toda a organização.

(KOTLER 1994, p.25) desenvolveu um conceito genérico de marketing, definindo-o como “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Em outro momento (KOTLER 2007, p.3) cita que os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação.

  1. APLICAÇÃO DO ENDOMARKETING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO.

Segundo  (CERQUEIRA 1994, p.8), endomarketing é um conjunto de práticas introduzidas e aprimoradas pela organização com o objetivo de obter ou elevar o comprometimento dos seus colaboradores.

Considerando como clientes os funcionários de uma empresa, entende-se que esta deva ser uma das associações na relação cultivada entre as partes. A empresa investe muito tempo e dinheiro capacitando e treinando pessoas e para que esse investimento não seja perdido, ela deve estar continuamente satisfazendo as necessidades do seu corpo funcional e recebendo em troca bons resultados.

No início, os Administradores como Taylor, Fayol e Ford dedicaram seus esforços no estabelecimento de métodos para a produção, às formas de reduzir tempo, planejamento empresarial, entre outros.

Na década de 90, com a globalização evidente, as empresas passaram a dar ênfase à qualidade, preço, acessibilidade, transparência, responsabilidade para com o ambiente e a comunidade, condição essencial para a formação de uma boa imagem perante o mercado e isto era imprescindível para a sua sobrevivência e seu sucesso (FLEURY, 1993).

Essa mudança na forma de administrar as empresas, levaram os empresários a descobrirem que a qualidade é decorrente da satisfação e motivação daqueles que fazem o dia-a-dia das empresas.

Endomarketing é uma palavra criada por Saul Bekin e patenteada por ele em 1995, significa marketing para dentro, ou seja, é um conjunto de ações de marketing voltado para o público interno. Para ( BEKIN 2004, p.3), o endomarketing consiste em ações de marketing dirigidas para o público interno da empresa ou organização. Sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos, os valores destinados a servir o cliente ou, dependendo do caso, o consumidor.

De acordo com BEKIN (2004, p.78), uma empresa deve atender às expectativas do funcionário oferecendo segurança, salário, carreira, status e reconhecimento profissional e, por sua vez, o funcionário deve fornecer as seguintes respostas: conhecimento, experiência, talento, dedicação, curiosidade e empenho.

Segundo  (LEVITT apud MENDES 2004), toda empresa deve ser lembrada pelo seu atendimento e não só por fabricar ou vender produtos. A satisfação do cliente deve estar na mente dos colaboradores como meta principal, essa ideia tem que ser fortalecida dia-a-dia em toda organização. Para isso, o público interno precisa estar motivado e ser estimulado no desempenho desta tarefa.

Como é percebido acima, o endomarketing nada mais é que uma união de trocas; a empresa fornece informação e bem estar ao colaborador e isso é transferido ao público externo que por consequência reflete nos bons resultados da empresa.

Para ( BEKIN 2004, p.49), a função do Endomarketing é deixar claro que nos processos internos da organização também existe uma figura chamada cliente.

( KOTLER apud BRUM 2013, p.42)  define o endomarketing de uma forma bastante ampla e, ao mesmo tempo, simples. Para ele endomarketing é um triângulo estratégico que une empresa, empregado e cliente, o que facilita o entendimento sobre a existência de uma relação de troca.

Já a autora BRUM (2010) define o Endomarketing como “oferecer ao colaborador educação, atenção e carinho, tornando-o bem preparado e mais informado, a fim de que se torne uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com