TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Auxiliar Na Organização E Realização De Ações Relacionadas Ao Ambiente Organizacional

Por:   •  19/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Atividade 1 - UC10 auxiliar na organização e realização de ações relacionadas ao ambiente organizacional

Etapa 2

 

Aluno (a): EDJANE DOS SANTOS RAMOS

1. Após a notificação recebida, a empresa Construfaz ficou com dúvidas sobre a necessidade de utilização dos EPI’s. Sendo assim, explique brevemente a NR6, norma e trata do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (conceito, obrigatoriedades e aspectos que considere relevantes).

A Norma regulamentadora nº 06, conforme a classificação estabelecida na Portaria SIT nº 787 de 29 de novembro de 2018, é a norma especial, posto que regulamenta a execução de trabalho com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), Empresas e colaboradores precisam saber o que é EPI para garantir a segurança no ambiente de trabalho. Os equipamentos de proteção individual ajudam a manter o funcionário protegido de riscos, evitando acidentes. o epi serve para nos proteger em caso de um eventual acidente de trabalho, como o capacete serve para proteger a cabeça, caso venha cair de alguma estrutura, o cinto de segurança para que evite a queda, ou seja ao cair de uma estrutura o cinto te segura a ponto de não deixar se espatifar no chão, o óculos serve para proteger os seus olhos caso esteja manuseando algum tipo de química, tintas, ou até mesmo madeira, evita que respingos ou fagulhas e farpas adentrem em seu olhos, e o protetor auricular protegem de ruídos acima dos decibéis permitido que venham prejudicar a sua audição, o funcionário é obrigado a usar o equipamento enquanto estiver no horário de trabalho e a empresa tem por obrigação esta inspecionando o funcionário se ele está seguindo as normas, caso não esteja seja advertido verbalmente, se persistir leva uma advertência escrita e se mesmo assim se negar a usar o equipamento de proteção individual (EPI), esse ato pode leva-lo a demissão por justa causa, sem está condicionada a setores ou atividades econômicas especificas. A Norma regulamentadora nº 06 estabelece várias obrigações tanto para o empregado quanto para o empregador, todas com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.

2. O cliente quer saber mais informações sobre o PCMSO, o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.  Portanto, responda as seguintes dúvidas:

  1. Qual o exame que o profissional deve realizar antes de ingressar na empresa? Ele é obrigatório? Por quê?
  2. Em quais situações o colaborador deve realizar o exame de retorno ao trabalho?
  3. Qual a importância do exame periódico?

 

A) Exame admissional

B) Retorno ao trabalho após 30 dias.

C) O exame periódico é essencial na garantia de saúde de funcionários de uma empresa. Visto que é, por meio destes exames, que podemos identificar os mais variados tipos de problemas e preveni-los. Assim como demais exames (admissional, demissional ou de retorno ao trabalho após 30 dias).

O exame obrigatório, pois caso o funcionário tenha adquirido alguma doença no período em que esteve afastado e o impeça de realizar as suas atividades, o mesmo deverá ser afastado e tratado pela medicina do trabalho e caso o afastamento leve mais de 15 dias o funcionário deverá ser encostado pelo INSS.

3. O cliente necessita estruturar um programa de qualidade de vida no trabalho para melhorar a satisfação de seus colaboradores, visando uma maior lucratividade e desempenho. Sendo assim, você foi solicitado a contribuir com ideias e sugestões para a Construfaz, uma empresa de construção civil. Considerando a área de atuação da empresa, pesquise e estruture um programa de qualidade de vida economicamente viável para ser implementado pela organização.

Portanto, estruture o programa de qualidade de vida considerando os seguintes questionamentos:

  1. O que será realizado? Qual será o programa?
  2. Como será executado o programa? (dias, horários, responsáveis, etc.)
  3. Qual resultado esperado com o programa proposto? Que benefícios trará para empresa e para seus colaboradores?

A) Programa de qualidade de trabalho. Um programa de qualidade de vida no trabalho com técnicas e ações que tem como objetivo promover a satisfação e bem-estar dos colaboradores no meio corporativo.

B) Treinamento e desenvolvimento, acesso a cursos, workshops e palestra realizada nos dias 20 ao dia 30/05 das 08:00 às 12:00. (Edjane Ramos).

C) Os programas de qualidade de vida focados em saúde, haverá palestra sobre saúde física, teremos atividades voltadas para o corpo, palestra sobre ansiedade, depressão que é o mau do século, como evitar e tratar a saúde mental, saúde comportamental, costumam ser alguns dos mais importantes assuntos, afinal, todo mundo precisa estar com a saúde em dia para fazer um bom trabalho. Por outro lado, a saúde mental nem sempre recebe a mesma atenção. Estamos falando do cuidado e prevenção aos distúrbios mentais que podem afetar a qualidade de vida dos colaboradores, como: burnout, depressão, ansiedade e por aí vai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (315.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com