TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BOLO NATURAL CAKE

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 6

‘        

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

1 INTRODUÇÃO

A Produção Textual Interdisciplinar Individual – PTI é um método de ensino que tem por objetivo estimular o aprendizado, possibilitando ao aluno o desenvolvimento acadêmico e profissional através da prática dos conteúdos abordados, aplicando-os a situações da vivência profissional.

A Situação Geradora de Aprendizagem – SGA narra o caso da empresa Natural Cake, uma empresa do ramo alimentício Alma Natural, localizada na região Sul do Brasil, que possui em seu portfólio produtos variados do segmento natural/funcional: creme de avelã, pastas de amendoim, mini bombons, doce de leite zero açúcar, mel, óleo de coco, entre outros – todos com uma proposta natural e funcional. A partir de estudos de mercado e muito planejar estrategicamente, a Alma Natural decidiu inserir um novo produto no mercado: o Natural Cake, o qual consiste em misturas (massa de preparo) para bolo sem glúten e em embalagens de 500g e 1kg. Para dar início a esta nova empreitada a empresa verificou a necessidade de desenvolver um projeto para este novo produto, visando não só à concepção de um produto de qualidade, mas que vá de encontro às expectativas de seu público-alvo!

O presente estudo apresenta referências a partir das seguintes disciplinas: Direito Empresarial; Gestão de Projetos; Análise de Custos; e Microeconomia e Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ETAPA 1

         Uma das propostas da equipe de marketing da empresa para divulgar o novo produto, consistia em enviar uma embalagem de 500g para todos os consumidores que adquirissem outros produtos da empresa Alma Natural sem qualquer identificação do produto. Essa estratégia tinha como principais objetivos fazer com que o consumidor tivesse a sua curiosidade despertada ao receber um produto sem nenhum tipo de identificação e buscasse informações acerca do novo produto que estava sendo colocado no mercado pela empresa. Além disso, o envio do Natural Cake aos consumidores tinha como proposta fazer com que o produto pudesse ser experimentado pelo consumidor.  Entretanto, essa proposta não poderia ser colocada em prática, pois de acordo com a norma prevista no inciso III do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor, é vedado ao prestador de serviços enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia e sem a identificação do item, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço, sendo considerado como uma prática abusiva e reprovável, podendo ser aplicado multa pelos órgãos de proteção ao consumidor. Além de que não é permitido o envio de produto sem uma especificação adequada e legível. De acordo com a Lei n°12.741 de 2012, Art. 6° Inciso III, é um direito básico do consumidor: “A informação adequada e clara sobre   os   diferentes   produtos   e   serviços, com   especificação   correta   de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”

           

2.2 ETAPA 2

       Um Projeto configura um conjunto de ações diferente de tudo o que já foi feito até aquele momento (ou seja: cada projeto é único e, de certa forma, inédito), tendo objetivos específicos a serem alcançados e que tem recursos limitados para ser executado, associado a um prazo delimitado de começo, meio e fim.

    O objetivo inicial da empresa Alma Natural é implementar um novo produto inovador e de boa qualidade para a linha de produtos da empresa, que surpreenda os clientes e atenda às expectativas do público, as embalagens de 500g e 1 kg além de ser uma sugestão de marketing, também abre a possibilidade de opção para o cliente. De acordo com a análise externa nacional e mundial a intolerância ao glúten tem crescido cada vez mais e afeta 1,4% da população, e existe atualmente uma forte tendência no consumo de alimentos saudáveis que a princípio é   a   especialidade   da   empresa   Alma Natural, que   viu   nesse    novo   produto   uma   oportunidade   de ampliação no   mercado, focando na   qualidade   e   no   sabor, que   é   aquilo   que   os   consumidores estão buscando nesses produtos.

        Nesse projeto há três falhas principais que podem ocorrer: falha na análise de viabilidade; Impossibilidade de concluir o projeto no prazo; Estrutura administrativa imprópria.

2.3 ETAPA 3

        Os gastos com matérias primas (MP) e mão de obra direta (MOD) devem ser alocados aos seus respectivos produtos em concordância com o percentual de insumos consumidos por cada um, ou seja, 40% para o pacote de 500 gramas e 60% para o pacote de 1 quilo (dados informados pela empresa). Os gastos com matérias primas (MP) e mão de obra direta (MOD) devem ser alocados aos seus respectivos produtos em concordância com o percentual de insumos consumidos por cada um, ou seja, 40% para o pacote de 500 gramas e 60% para o pacote de 1 quilo (dados informados pela empresa)

[pic 7]

1) O total dos Custos Diretos;

Sendo 80.000,00 (MP) e 20.000,00 (MOD). Valores diretamente ligados a produção;

Totalizando: 80.000,00 + 20.000,00 = 100.000,00.

1.2) Os Custos Diretos Unitários;

Sendo 100.000,00 (Custo Direto) e 80.000,00 (total de unidades);

Totalizando: 100.000,00/80.000,00 = 1,25 por unidade.

2) O Total dos Custos Indiretos;

Sendo 30.000,00 (Novos colaboradores administrativos), 15.000,00 (Embalagens), 40.000,00 (Gastos com vendas), 5.000,00 (Gastos com transportes).  2.1) Valores indiretamente ligados a produção;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (379.8 Kb)   docx (317.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com