TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAPITAL DE GIRO

Por:   •  18/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITAL DE GIRO

CONCEITO

* O termo capital de giro vem do processo circular e do processo de geração de lucros em uma empresa, ou seja, comprar estoque, produzir, vender, comprar estoque, produzir e vender, repetidamente. Em termos contábeis, o capital de giro representa o ativo circulante da empresa, são os bens da empresa que podem ser convertidos em capital dentro de um curto prazo, por exemplo: mercadorias em estoque, dinheiro em caixa, matérias primas e aplicações financeiras.

IMPORTANCIA

O capital de giro é o montante de recursos necessário para que a empresa possa desempenhar suas atividades do dia-a-dia, ou seja, girar. A quantidade exigida para o capital de giro dependerá de diversos fatores, como o tamanho da empresa, o setor em que atua, a sazonalidade do negócio, etc. Contabilmente, pode-se definir o capital de giro como a diferença entre o passivo circulante e o ativo circulante, ou seja, é a diferença entre as dívidas de curto prazo – como pagamento a fornecedores, salários a pagar, impostos – e as receitas de curto prazo – dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo, recebimento de vendas a prazo. Em suma, o capital de giro é a parcela de recursos de longo prazo (endividamento, capital de sócios) que financiam as atividades de curto prazo da empresa.

PRA QUE SERVE?

* Pagar as contas de curto prazo;

* Permitir a criação de riqueza na empresa em longo prazo;

* Suprir a empresa para a realização de suas atividades operacionais;

* Manter o equilíbrio adequado entre as contas do ativo e as contas do passivo da empresa;

* Gerar caixa positivo para a empresa.

EMPRESTIMO

CONCEIITO

Nas operações de empréstimo, não existe uma finalidade definida para os recursos. Eles podem ser usados de acordo com o desejo e a necessidade do tomador. Exemplos são os empréstimos pessoais: empréstimo consignado, cheque especial etc. Nos empréstimos, o prazo de pagamento costuma ser menor e os juros mais altos que os dos financiamentos. Isso ocorre porque não existe um bem que dê garantia ao credor. Também é possível obter uma taxa de juros menor caso seja oferecida uma garantia para o empréstimo, como imóveis e veículos.

UMA PESQUISA DA VEJA SOBRE PRA QUE AS PESSOAS PEGAM EMPRESTIMO MESMO COM JUROS TÃO ALTO.

1) para 52% dos tomadores, pagamento de dívidas próprias;

2) para 21%, empréstimos para parentes endividados;

3) para 13%, reforma da casa;

4) para 5%, troca de carro ou eletrodoméstico;

5) para 4%, viagens;

6) para 4%, compra de medicamentos;

7) para 1%, compra de presente para amigos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com