TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE EMPRESA, GESTOR E EMPRESÁRIO

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.211 Palavras (21 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas

Processos Administrativos

Santa Bárbara D’Oeste

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas

Processos Administrativos

Relatório de ATPS apresentado à Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste como exigência da disciplina Processos Administrativo, Orientador: Professor Sandro Luís Secomandi.

Santa Bárbara D’Oeste

2014

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO:

Nos dias de hoje existem grandes mudanças que ocorrem rapidamente em todos os ambientes, novas tendências, novos produtos e novos gostos. As empresas devem ser flexíveis o suficiente para atender à sofisticação dos consumidores, ou seja, oferecer produtos de qualidade e adequados às necessidades e características individuais dos clientes.

Peter Drucker (1994) afirma que mais importante do que fazer as coisas bem é fazer as coisas certas. E, num cenário de incerteza e turbulência, a dificuldade de definir uma estratégia que torne a empresa competitiva será bem mais difícil de conseguir.

O relatório tem o seguinte propósito de identificar e avaliar as causas do problema da cafeteria, assim, entendendo o Processo Administrativo que é formado em principio por quatro funções: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Com isto, esse processo serve de requisito para compreender mais detalhamento e gerar uma mudança no processo, e principalmente envolver as pessoas nas mudanças para o resultado.

Assim como qualquer outro negócio, uma cafeteria também exige planejamento e dedicação do empreendedor, O consumo de café é um hábito entre os brasileiros, seja em casa, no trabalho ou na rua. Esse hábito vem crescendo e se modificando também. Fazer um bom planejamento, contratar os profissionais certos, investir nos equipamentos e produtos adequados, tudo isso exige muito preparo. Não adianta ter o melhor café do mundo, mas se os clientes potenciais não podem encontrá-lo, ou o seu acesso não é fácil ou conveniente, suas chances de sucesso ao montar uma cafeteria serão muito reduzidas.

A consultoria propôs um Planejamento Estratégico eficaz, que é um processo de transformação organizacional voltado para o futuro, liderado, conduzido e executado pela mais alta administração. Este processo deve ser realizado de forma integrada e harmônica pelos proprietários, gerentes e colaboradores. Seu objetivo é assegurar o crescimento, continuidade e a sobrevivência da organização em longo prazo.

2 PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL:

2.1 Principais Habilidades Necessárias para um Gestor de Sucesso.

Para comandar uma empresa, é preciso saber lidar com situações de todos os tipos. Um bom gestor precisa também conseguir comandar uma equipe de forma a motivá-la e a garantir um crescimento significativo para alcançar boa competitividade no mercado.

Ser esse profissional proativo, que ocupa um cargo estratégico na empresa, exige algumas habilidades essenciais:

Adaptabilidade:

É necessário que um bom gestor se adapte a qualquer empresa que ele possa vir a trabalhar. Um bom líder se adapta a qualquer realidade e sabe se comunicar com qualquer tipo de pessoa, seja o dono da empresa, seja o conselho administrativo ou um colega de trabalho.

Interatividade:

Uma das maiores habilidades de um gestor é se cercar de pessoas confiáveis e principalmente fazer com que elas se espelhem no chefe que têm. Mas, para isso, é preciso que ele saiba conduzir seus subordinados com sabedoria. Dar exemplo é essencial nesse momento, um bom líder põe a mão na massa junto com a equipe e, claro, incentiva e valoriza o trabalho de cada um.

Delegação:

É preciso delegar responsabilidades e, para isso, ele precisará acompanhar os resultados dos trabalhos. Mas, é necessário confiar no trabalho dos subordinados e deixá-los à vontade no momento da criação. Dar autonomia é o posicionamento mais indicado.

Polivalência:

Essa é uma habilidade muito importante, ser polivalente requer muito conhecimento e muita experiência. Um bom gestor precisa estar pronto para administrar qualquer setor dentro de uma empresa. O acúmulo de experiência com certeza o tornará um empreendedor de sucesso e fará dele um profissional de destaque.

3 CONCEITO DE EMPRESA, GESTOR E EMPRESÁRIO:

3.1 Empresa:

É uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (Trabalho, Terra e Capital).

As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem, dependendo da sua Constituição Jurídica.

Exemplo:

Empresas Individuais – Que pertencem a uma única pessoa.

Empresas Societárias – Constituídas por varias pessoas.

3.2 Gestor:

Significa gerenciamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com