TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE NEGOCIAÇÕES

Trabalho acadêmico: O CONCEITO DE NEGOCIAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 14

NTRODUÇÃO

A leitura do trabalho a seguir apresentará uma definição sobre o conceito de uma negociação, expondo o que se pensar quando se tratado o termo. Além de esclarecer como se da o processo da mesma, assim como o interesse em capacitar o poder das variáveis básicas para o sucesso em negociações.

Basicamente negociação é a maneira em que ambas as partes utilizam informações para desenvolver um acordo, que através de variáveis que lhes aplicaram vantagens e credito em seus argumentos, proporcionando sucesso, uma vez que se julga ideal uma negociação em que ambos os envolvidos garantam satisfação.

A cada negociação há um processo a ser empregado. De acordo com Elizabeth M. Christopher, o negociador deve incluir as prioridades de sua meta, identificar seu estilo pessoal de negociação e suas características e contudo ganhar experiência com essas.

Em toda negociação se utiliza variáveis que uma vez em posse de uma das partes facilita o processo de negociar, além de aumentar as chances de um acordo interessante a ambos envolvidos.

Ainda com base nos conhecimentos de Elizabeth, é necessário saber os motivos da outra parte para poder barganhar. Pessoas agem de acordo com razoes que acreditam ser boas. Não necessariamente sendo semelhantes as suas, então deve-se demonstrar a outra parte que as vantagens de sua proposta não exerçam quaisquer desvantagens sobre a outra.

ETAPA 1

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

Entende-se como definição de negociação que é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresenta toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (Junqueira, 1986, Pag. 05) O autor relata que negociar consiste na aceitação de ideias em busca de um bom resultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação. Adota, como postura básica, o ganha / ganha.

Embora algumas pessoas ainda acreditem negociar significa ganhar e obter vantagem sobre seu interlocutor, o que consiste de um resultado que não demostra futuro, somente para questões imediatistas, onde não consegue ganhar a fidelidade e confinação do cliente, sem haver assim, uma boa divulgação dos serviços ou produtos oferecidos. Essa negociação agressiva tem como postura típica de ganhar/perde. Sua agressividade, portanto vai desde as situações em que o negociador usa e abusa do poder de posição – fazendo ameaças e oferecendo recompensas -, ate o uso do poder pessoal que caracteriza os sedutores, manipuladores, demagogos. A visão única de seu interlocutor: ele é menos.

Entretanto, em ambos casos o objetivo dos dois negociadores é o mesmo: Concluir um acordo aceitável. O que muda é a forma de obtenção do acordo. E no mundo globalizado de hoje nos vemos na necessidade de estarmos bem informados sobre as maneiras de conseguir através de uma negociação nossos objetivos, de preferência conquistando parceiros para tal conquista.

Etapa 1 Passo 1

CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

Segundo David Berley (The Positive Negotiation Program – 1984), Negociação é uma forma, em que partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para expor ideias e discutir propostas explícitas com o objetivo de um acordo.

Aceitando essas ideias, leva-se a considerar de tal forma que toda negociação, tenta elaborar em prol de todos os envolvidos, uma solução satisfatória de onde não haverá desvalorização de determinada parte, evitando assim uma desarmonização entre partes.

O PROCESSO

O processo é a maneira e/ou método e/ou forma pela qual se deve proceder dentro da negociata, utilizando de maneira sabia as informações sobre o cenário, e também sobre seu “oponente”, bem como o conhecimento do assunto sobre o qual se trata da negociação.

O processo inicia-se a partir da necessidade de duas ou mais partes em desenvolver um acordo. Porem não implica em uma solução que seja favorável as duas partes, o que quer dizer que nem todo acordo gera um resultado positivo para ambos ou ate mesmo para uma fatia dos envolvidos.

Para uma negociação bem-sucedida é necessário que, em primeiro lugar, as partes estejam dispostas a abrir mão de alguns “benefícios” como, uma porcentagem mais abrangente de algum bem, ou estar numa negociação algum bem com valor sentimental onde para uma das partes não será somente um bem como simples referencia, será parte de sua história. Enquanto para o outro negociador esse tao bem será somente business, sendo assim quando se entra em uma negociação deve haver consciência de que se pode ganhar ou perder.

Uma outra característica envolvida no processo de negociação é a barganha. Essa característica da poder de representar e apresentar ao seu favor em uma negociata.

Mas deve-se antes coletar informações de partes opositoras, para garantir uma faceta satisfatória para todos os envolvidos. Obtendo essas informações adquire-se também o beneficio de diminuir ao máximo a possibilidade de empasses, além de manter o controle da situação sob seu poder.

Alguns pontos são extremamente incorretos a uma permuta, são eles:

Adota-se a prática da improvisação, assim com a falta de planejamento, já que essa não garante grandes chances de sucesso. Uma vez que as estatísticas estarão ao lado de quem se prepara.

07 armadilhas imperceptíveis, tais como a manipulação de seu concorrente, uma vez que sua “preza” não terá como escapar de poder.

Etapa 1 Passo 2

1. Negociações familiares sempre fizeram parte de minha Vida, filhos de pai separados desde aos 7anos de idade aprendi a negociar. Não é fácil sentir se dividido, por muitas vezes temos que negociar com nós mesmos para tomar a decisão mais correta. Até Nos dias de hoje negocio com meus pais, e hoje também com meus filhos de forma a ensiná-los valores humanos para que cresçam na verdade. Em algumas obtive sucesso e outras não pelo motivo de que em uma negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com