TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE NEGOCIAÇÕES

Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE NEGOCIAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 12

1.0. INTRODUÇÃO

A nova realidade agrega tantos estudos que o profissional fica perplexo com tudo isto, mas nenhuma técnica é mais eficiente do que a exploração da intuição, do conhecimento da linguagem corporal e de práticas criatividades no cultivo ao cliente. Todas as negociações devem superar as expectativas do cliente e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade e aliados fixos que auxiliam no marketing de produtos e serviços. Objetivos comuns, valorização de opiniões, a confiança na própria habilidade, o compromisso sério ao trabalho e compartilhar a motivação provocam uma negociação colaborativa.

O clima organizacional é parte fundamental no desenvolvimento de uma empresa que busca à excelência no mercado, que hoje enfrenta grandes concorrentes, para tanto é necessário que a gestão tome ciências do relacionamento interpessoal para sanar os problemas que possa vir afetar seu quadro de colaboradores e consequentemente no desenvolvimento da mesma, ressaltando que a qualidade de vida no trabalho é o que torna o colaborador produtivo, esforçado, focado e motivado.

Nas escolhas, a estratégia mais adequada sempre será a mais simples. Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente. Valores devem ser conquistados com princípios éticos e espaços são conquistados com persistência e não com a competição. Negociar parece mesmo uma arte, mas no traço da vida a obra prima será sempre o seu negociador.

2.0. CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

A negociação é realizada entre duas ou mais partes, onde ambas saem satisfeitas e sem prejuízos. Negociar faz parte da nossa vida, desde os povos primitivos. Viver é negociar. Martinete e Almeida (1998) expõem que no passado uma parte preocupava se em satisfazer somente seus interesses sem se preocupar com a os demais envolvidos na negociação, porem na negociação moderna não procede dessa maneira. Saber ouvir é essencial para um bom negociador, prestando atenção no que se fala é possível ter uma visão mais ampla do que realmente a outra parte necessita quanto mais informação obtiver, certamente abordará o assunto mais seguro de si, tendo argumentos e propostas convincentes.

Segundo Martinete & Almeida (1998) Saber ouvir, significa não apenas escutar o que a outra parte tem a dizer, mas acima de tudo entender e absorver efetivamente as informações passadas. Quando se ouve efetivamente é possível processar as informações recebidas, separar aquilo que é realmente útil, guardar o que poderá ser utilizado futuramente, bem como buscar novas informações para complementar o que foi recebido.

2.1. PLANEJAMENTO

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos.

Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.

Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.

2.2. Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia - definindo a relação entre a organização e o ambiente.

O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2006)

Agora abordar-se-á o processo sistemático de planejamento estratégico, definido as etapas principais para sua realização.

2.3. Planejamento Tático

O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.

3.0. APRESENTAÇÃO DA GRAVADORA

é uma empresa conceituada no mercado reconhecida no Brasil por sua capacidade de descobrir novos talentos e também pelo compromisso com a sociedade, busca sempre o bem estar de seus colaboradores e da população no qual esta inserida.

Com o aumento da demanda a gravadora Roma Music estar planejando aumentar seus negócios implantando uma nova filial num conceituado bairro de classe media, o projeto bem estruturado foi passado para a prefeitura que por sua vez aceitou a instalação da empresa, o bairro conta com uma rígida associação de moradores que tem por objetivo manter o bom relacionamento entre os moradores defendendo a paz, o silencio e o respeito no lugar e com isso a Gravadora estar numa batalha para conseguir negociar a aceitação do projeto, ressaltando que os argumentos da associação é Barulho, Segurança e infraestrutura.

3.1. ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Eduardo de Araujo

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com