TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE QUALIDADE DO PRODUTO

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.128 Palavras (21 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 21

Página  de

CONTROLE DE QUALIDADE DO PRODUTO[a]

[1]BRUM, JEFERSON

RESUMO:

        A aplicação técnica das tolerâncias geométricas sendo inserida no controle de qualidade do produto, visando a implementação de melhorias técnicas no processo produtivo, afim de ser atingido a meta da garantia na funcionalidade do produto final em seu processo. Com isto ele passa a alcançaros resultados através da inclusão das tolerâncias geométricas no processo produtivo, com resultados satisfatórios sobre a adição do controle do produto com características geométricas de controle de forma, orientação, localização e batimentos controlando assim os desvios do processo e principalmente a indicação dimensional de cada peça com o controle indicado durante a mensuração individualizada de cada característica funcional do produto. Vivenciando assim uma diminuição de peças em não conformidade na linha de produção, diminuindo custos de produção com a maior quantidade de peças produzidas no turno de trabalho, atingindo assim a meta proposta deste trabalho.  

PALAVRAS CHAVES: Tolerâncias Geométricas, ISO1101:2017, Controle Qualidade

  1. INTRODUÇÃO

Aplicando no controle de qualidade do produto a utilização das tolerâncias geométricas, com o intuito de atingir melhorias significativas da qualidade afim de realizar asanálisespara a garantia do controle de qualidade do produto com a utilização das tolerâncias geométricas na empresa Epcos, localizada na cidade de Gravataí-RS.Aplicando assim metodologia definida internacionalmente através de normas internacionais trazidas para o processo produtivo.

Coma tolerância geométrica sendo aplicada no controle de qualidade do produto da empresa Epcos, fica reduzido o percentual de não conformidades no produto desta forma conquistou-se o atendimento aos requisitos impostos no projeto de pesquisa visando o controle de qualidade.

Como colocamos para demonstrar a forma de como as tolerâncias geométricas pode ser aplicada no controle de qualidade do produto da empresa Epcos, demonstrado através dos resultados atingidos através do controle mais rigoroso utilizado com o conceito da linguagem geométrica.

Por isso ficou convencionado em que um dos objetivos que deveriam ser instaurados seria o de conceituar as tolerâncias geométricas a serem aplicadas no controle de qualidade do produto, visando a simulação do que eram as metas de atingimento das características funcionais no produto final, através do compreendimento do conceito de especificação da qualidade do produto, assim com este entendimento conseguiu-se a definição dos parâmetros de qualidade do produto sabendo do que seria necessário para a plena satisfação dos clientes.

Relatando a sistemática aplicada no monitoramento de controle das tolerâncias geométricas na inspeção de qualidade do produto, com este sendo executado também o mapeamento dos produtos com não conformidades dimensionais identificados no modo antigo dimensional aplicados pelo sistema cartesiano e apontados pelas tolerâncias geométricas a real maneira de inspeciona-los afim da garantia da qualidade do produto.

  1. OBJETIVOS

        Demonstramos neste artigo como a tolerâncias geométricas pode ser aplicada no controle de qualidade do produto de uma empresa com a finalidade reduzirmos a quantidade de não conformidade da produção reduzindo os custos operacionais, aplicando conceitos técnicos das tolerâncias geométricas diretamente ligados ao controle de qualidade e com o foco final de atendimento as solicitações e interesses ligados aos nossos clientes.

        Entendo o a importância de compreender o conceito da qualidade do produto com parâmetros definidos para monitoramento e controle das tolerâncias geométricas na qualidade do produto.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

        No referencial teórico temos a abordagem dos assuntos referentes ao nosso tema proposto neste trabalho, de como a tolerância geométrica pode ser aplicada para o controle de qualidade do produto da empresa Epcos, e a descrição de nossos objetivos específicos para atingidos.

        Conforme Bonato(2008), devemos entregar aos nossos clientes o produto que ele deseja receber, é preciso controlar a sua qualidade. Esse controle se faz por meio de medidas mensuráveis, estas sendo realizadas em nosso controle de qualidade no processo de produção dos produtos vendidos pela empresa. Criando assim a aplicação das tolerâncias geométricas para restringir as variações de montagem do produto, controlando de forma distinta a qualidade dimensional e satisfazendo os requisitos dos projetos solicitados pelos clientes em padrão de qualidade.

        Mas como aplicamos esta metodologia, precisamos voltar na década de 40, quando o engenheiro Stanley Parker, que atuava na marinha da Inglaterra, durante a segunda guerra mundial sendo este homem hoje reconhecido como o criador ou idealizador da implantação dos primeiro sistemas para a criação das tolerâncias geométricas, pois ele analisou e avaliou neste momento que simulando a aplicação funcional conseguia ele, a  montagem de peças não conformes pela inspeção da qualidade com características dimensionais de modo cartesiano do produto, mas descobriu que estas não conformidades eram funcionalmente tolerâncias que não afetariam a montagem pois estas não conformidades estavam separadas entre a parte dimensional com as características de modo cartesiana e no processo funcional da montagem do produto com suas folgas e ajustes permitidos do produto final, por isso a aplicação atingiria a qualidade do produto plenamente, visando a montagem final.

        No caso em que ele estava envolvido, ele percebeu que a inspeção da qualidade estava sendo realizada exatamente conforme o desenho do produto estabelecido na época do seu projeto de construção. O que após sua análise determinou que esta metodologia estava errada, era o conceito do controle de qualidade dimensional que estava sendo realizado pelo sistema tradicional cartesiano com características individuais e simplificadas. Apartir desta definição começou a trabalhar o controle de qualidade com as tolerâncias geométricas.

        Como conceituamos as tolerâncias geométricas aplicadas no controle de qualidade do produto da empresa Epcos?

        Nosso objetivo especifico foi de conceituar as tolerâncias geométricas que deveriam ser aplicadas no controle de qualidade do produto, colocando-as para serem inseridas ao controle de qualidade do produto a utilização das tolerâncias geométricas no dimensionamento geométrico e toleranciamento de medidas, isto é uma linguagem de desenho constituída através de normas internacionais que utiliza símbolos geométricos para expressar os requisitos funcionais do produto em termos de projeto de peças, ou seja, o chamado desenho geométrico é um claro desdobramento dos requisitos de aplicação do produto a partir do seu projeto inicial ou adequando-se durante o processo.

        Conforme colocamos abaixo as possiveis simbologias que podemos aplica-las no controle de qualidade do produto introduzindo-as de acordo com aplicação funcional de cada peça, desde o início do processo produtivo até a finalização no controle de qualidade do produto final.

        Estas características aplicadas são instituídas pela norma de qualidade ISO1101;2017, que apresenta recursos de controle no processo de produção, através de recursos disponíveis afim de garantir a funcionalidade do produto pelas características dimensionais do mesmo.

        Abaixo mostramos as características utilizadas com suas simbologias representada em norma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (489.3 Kb)   docx (353.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com