TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Controle do Produto

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRITUBA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVICIONADA

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

TECNOLOGO EM LOGÍSTICA

3º SÉRIE

São Paulo-SP

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRITUBA

AUTORES:

São Paulo-SP

2015

Professor: Paulo

Sumário

Introdução

Planejamento e controle de produção e sua importância a administração

O sistema de programação da produção

Planejamento

Gestão de Estoque

Bibliogragia

Introdução

     O PPCP consisite em um conjunto de ações voltada para o crescimento da empresa, seja ele qual for o segmento.  Desenvolvido estratégciamente, passo à passo, buscando a melhoria dos processos, em um trabalho sinérgico.  Trata-se, portanto, de uma dupla aplicação:  atuar sobre os meios de produção com o propósito de almentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.  Escolher o foco e determinar, partindo para a produção. Controlar matérias - primas e materiais, de pessoas, de maquinas, e equipamentos, bem como de estoque de produtos acabados para suprir as vendas, avaliando o desempenho de produção em relação ao que foi planejado.

Planejamento e controle de produção e sua importância a administração

 

O planejamento da às bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.

Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e o controle, gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores. 

O planejamento e controle de produção é a execução do que foi previsto, e garantir que a produção ocorra corretamente, com o objetivo de alcançar resultados mais satisfatórios. Entre os resultados alcançados estão a produtividade e a qualidade, menor custo de produção e falhas. E também é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.

  • No nível estratégico, são definidas as estratégias de longo prazo da empresa, estabelece um plano de produção para um determinado período.
  • Nível tático estabelece os planos de médio prazo, que só será viável se estiver compatível com as decisões tomadas a longo prazo.
  • Nível operacional são os programas a curto prazo, é a liberação das ordens de compras, fabricação e montagem.

Qualquer operação requer planos e controle para que as metas sejam cumpridas e assim mantendo a qualidade do produto. Planejar e controlar garante que os recursos produtivos estejam com qualidade. O objetivo do planejamento e controle de qualidade é obtê-la e mantê-la pois levarão a empresa a produzir melhores produtos e aperfeiçoar o processo de produção.

O planejamento e controle é utilizado antes e depois de qualquer processo de produção implica em medir a demanda e a capacidade da empresa assim, identificar possibilidade de aumentar a capacidade e adequa-la a demanda com as politicas mais adequadas, garantindo continuidade da produção e a satisfação na demanda e trazendo benefícios estratégicos para a empresa como, velocidade confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade.

O planejamento envolve fatores internos e externos, já o controle garante que o projeto seja executado de acordo com os planos.

Ppcp tem objetivo de planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo, apoiar as decisões de o que, quanto, quando e onde produzir e o que, quanto e quando comprar.

O que produzir?

Uma empresa precisa ter estabelecido o que irá produzir se,  o produto da empresa  já estiver decidido é necessário estabelecer os materiais necessários para que haja esta produção.

O responsável pela área de controle  de produção deverá transformar a necessidade da empresa em informações de materiais necessários e, autorizar a compra da mercadoria.

Quanto produzir?

Existe um prazo para a entrega da mercadoria e,  o quanto se deverá produzir neste prazo deverá ser calculado pelo responsável pela área de planejamento de controle. As informações estipuladas deverão ser repassadas aos responsáveis pela produção.

Onde e com quem  produzir?

Se a empresa não disponibilizar de uma área suficiente para a produção do produto da empresa, o setor de planejamento de controle deverá agir por conta da resolução do problema. Se há uma área a ser disponibilizado para a produção da empresa, o setor de planejamento poderá agilizar para que ali se estabeleça um setor de produção. O número de profissionais do setor de produção, também deverá ser estipulado pelo responsável pela área de planejamento de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com