TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUSTO DE MANUTENÇÃO E O IMPACTO NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  29/3/2019  •  Ensaio  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE FARIAS BRITO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

PROFESSORA: GERMANA TORRES

CUSTO DE MANUTENÇÃO E O IMPACTO SOBRE A PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Suyane Ferreira Gaspar

FORTALEZA – CE

Novembro/2016

Resumo

Neste artigo, objetiva-se explanar sobre os custos de sistemas de manutenção e seus impactos na produção industrial. Sabendo-se que nenhum sistema de manutenção pode ser devidamente realizado sem se considerar os custos envolvidos, abordaremos perspectivas para mostrar que os valores aplicados nas manutenções, são de fato investimentos.  Investimentos que geram uma maior produtividade, qualidade e maior vida útil para os equipamentos. Por fim, esse artigo sugere a necessidade de maiores investimentos, utilizando de comparativos para mostrar os valores gerais originados pela falta de manutenção e um exemplo de sistema de controle integrado de manutenção.

Palavras-chave: Sistemas; Manutenção; Produção; Investimento.

Introdução

As empresas e sua procura contínua por alcançar lucros se concentram em analises simples para redução de custos e aumento da sua produtividade, porém a via para conquistar novos mercados deve se forcar na qualidade do produto e na produtividade alcançada. Essa produtividade diluirá os custos base para a fabricação do produto e de mão de obra envolvida no processo, porém atingir esses objetivos requer o envolvimento de diversas questões, como analise do sistema de manutenção, treinamento e qualificação de mão de obra, gerenciamento da produção, implementação de ferramentas e politicas da qualidade. Este trabalho pretende discutir o tema e esclarecer que as estrategias de manutenção e produção, para que seja possivel alcançar o objetivo de maior lucrabilidade dentro de uma área industrial.

1 Triade da Área Industrial

Quando falamos em setor indutrial, produção de peças e produtos por meio de maquinários e equipamentos, a qualidade do produto com o menor custo possivel é o objetivo principal. Rotineiramente a manutenção e produtividade vêm sendo tratadas separadamente, mas podemos analisar ao longo dos anos e dos estudos apresentados que a ineficacia da manutenção e de inspeções mais frequentes eleva o custo do controle de qualidade e a redução da produtividade. A triade da área industrial impacta diretamente no produto final, triade essa composta pelas áreas de Produção, Manutenção e Qualidade. A falha de uma dessas áreas ocasiona diversos problemas para as demais áreas envolvidas. De modo que, a manutenção é um elo entre diversos setores de produção. “... a manutenção tem a função de promover a maior disponibilidade das máquinas e equipamentos para garantir perfeito funcionamento da produção que pode contribuir no retorno dos investimentos aplicados.  (SILVA NETO e DE LIMA, 2002, p.2)”

2 Administrar o Tempo

Para o maior controle dessas áreas devemos obedecer a um planejamento adequado para realização de todos os processos, caso contrário os prejuizos serão enormes. Nenhum planejamento estará completo se não tiver previsto o tempo necessário para a execução das atividades. É de grande importancia administrar o tempo, para o desenvolvimento de algumas atividades o tempo pode ser definido com facilidade, mas ha outras atividades cuja previsão de tempo é incerta, sua complexibilidade pode acarretar em atrasos na entrega de manutenções previstas, reduzindo a produtividade do maquinário ou equipamento, podendo também afetar o tempo de ajuste de processos que impactam diretamente na qualidade do produto. Avarias e paradas de maquinários são inevitáveis, porém devem ser controladas, bem executadas e com garantia da continuidade da produtividade dentro dos parametros exigidos pela empresa.

“... por isso é muito importante controlar o tempo, ou como dizem muitos especialistas, administrar o tempo. Isto se faz necessário, porque geralmente uma tarefa ou atividade leva mais tempo do que se pensa para executa-la. Estas e muitas outras afirmações justificam plenamente a utilização dos cronogramas. (NETO, JOÃO CIRILO DA SILVA; DE LIMA, ANTÔNIO MARCOS GONÇALVES. IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE DE MANUTENÇÃO. 2002. p.7)”.

3 Ferramentas Básicas de Gestão e Intervenções de Manutenção

A manutenção e seu planejamento devem ser considerados em todos os aspectos e individulamente para cada maquinário e equipamento, desde a sua importância para o processo, o seu custo de investismento e de sua reposição, o desenvolvimento da produção, consequencias de sua falha, deste modo poderemos desenvolver e aplicar ferramentas básicas de gestão para cada situação e processo.

“... a política de manutenção a ser adotada deve levar em consideração aspectos como a importância do equipamento para o processo, o custo do equipamento e de sua reposição, as conseqüências da falha do equipamento no processo, o ritmo de produção e outros fatores que indicam que a política de manutenção não pode ser a mesma para todos os equipamentos, mas deve ser diferenciada para cada um deles, na busca do ponto ótimo entre disponibilidade e custo. (MARCORIN, WILSON ROBERTO; LIMA, CARLOS ROBERTO CAMELLO. ANÁLISE DOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO E DE NÃO MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS PRODUTIVOS. REVISTA CIÊNCIA & TECNOLOGIA. VOL.11 N.22. 2003. P.38)”.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é uma alternativa extrema, que requer enormes estoques de peças de reposição para suportar inumeras quebras consecutivas, o que torna imprevisivel equacionar os custos e dimensionar a perda produtiva gerada durante um processo.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva abrange um conjunto de ações para previnir a parada de processo não programado, este tipo de manutenção gera em muitos casos disperdicios, a imprevisibilidade do desgaste das peças de reposição, não mensura a real condição do maquinário. Uma excelente alternativa para linhas produtivas contínuas, que representem um baixo custo, em comparação ao custo da falha não prevista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com