TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUSTO DE PRODUÇÃO DE MARMITAS

Por:   •  8/8/2019  •  Dissertação  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JANUÁRIA

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

 



 

 

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MARMITAS

 

 

Projeto de extensão apresentado à disciplina de Contabilidade de Custos como parte dos requisitos para obtenção de nota.

 

 



Januária - MG

Junho de 2019

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JANUÁRIA

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

 



 

 

CUSTO DE PRODUÇÃO DE MARMITAS

 

 

 

Projeto de extensão apresentado à disciplina de Contabilidade de Custos como parte dos requisitos para obtenção de nota.

 

 


Docente: Eduardo Cabral

Discentes: Flávia Mota, Geisy Carla, Millena Santos e Samuel Barbosa


Januária - MG

Junho de 2019

  1. Referencial Teórico

1.1 Contabilidade de custos

A ciência que estuda e caracteriza registros quantitativos e qualitativos em determinado período de tempo para apurar o resultado, obtendo lucro ou prejuízo final é a contabilidade.  A contabilidade de custos segundo Dubois (2008) tem como foco o estudo da composição e o cálculo dos custos, e também a observação do resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivo.

A contabilidade de custos deve perseguir um contínuo desenvolvimento de técnicas e procedimentos que atendam às necessidades de seus usuários, no sentido de fornecer informações úteis acerca do comportamento dos custos de uma entidade (BEUREN, 1993).

A necessidade de avaliar os estoques das indústrias fez com que a contabilidade financeira abrisse espaço para o surgimento da contabilidade de custos, logo, os princípios da contabilidade de custos são advindos da contabilidade financeira (MARTINS, 2010). O controle e a decisão são tarefas da contabilidade de custos, mas por ter seus princípios provenientes da contabilidade financeira essas tarefas nem sempre são atendidas por completo. Portanto, é fundamental o conhecimento de custos para que seja possível aferir a rentabilidade dos produtos produzidos.

A julgar os fatos acima mencionados afirma-se que a contabilidade de custos auxilia no controle das finanças da empresa, tendo como finalidade uma análise bem estabelecida para que obtenha uma exatidão nos resultados proporcionando uma melhor gestão.   

Os custos de produção são os gastos que a empresa tem para aquisição de instrumentos, mão-de-obra e matéria prima para realização da produção. Os custos são classificados por Leone (1997), de acordo a sua finalidade os classificando como:

Custos Diretos: refere-se aos custos que podem ser quantificáveis diretamente e incluídos no cálculo dos produtos, não havendo necessidade de rateio. São os materiais usados na fabricação, como a matéria-prima.  

Custos Indiretos: diz respeito aos custos de difícil quantificação, que não são facilmente identificáveis com os produtos e que só podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio, como energia elétrica e a depreciação.

O volume de produção classifica os custos como sendo fixos e variáveis. Wernke (2005) classifica os custos fixos como sendo aqueles gastos que tendem a se manter constantes nas alterações de atividades operacionais, independentemente do volume de produção. Podem sofrer pequenas variações, mas são irrelevantes ou desproporcionais à variação da produção. Nesse contexto, Padoveze (2003) diz que: “O custo é considerado fixo quando o seu valor não se altera com as mudanças, para mais ou para menos, do volume produzido ou vendido dos produtos finais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com