TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital Intelectual

Por:   •  20/9/2018  •  Artigo  •  6.241 Palavras (25 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 25

2. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como propósito analisar o perfil dos colaboradores de uma empresa de cargas aéreas, buscando identificar de que maneira o capital intelectual, como fonte desafiadora de tarefas, pode atrair e reter talentos, sensibilizando ao leitor, gestor de empresas ou consultor, para a necessidade de mudança nas práticas de atração e seleção de talentos.

As mudanças constantes do mercado influenciam a uma sociedade, a era da informação tem exigido das pessoas melhores habilidades e competências que ajudem na sustentação da vantagem competitiva.

As pessoas com seu valor agregado de conhecimento e por sua capacidade de inovação e criação colocam suas competências a serviço do mercado, tornando-se condição necessária para a produção do capital intelectual.

O objetivo Geral deste trabalho é identificar através da atração e seleção de talentos a importância de se ter na Aerosoft cargas pessoas que busquem o sucesso profissional. Para que os resultados da pesquisa sejam alcançados, elaboraram-se os seguintes objetivos específicos: verificar como o processo de atração, recrutamento e seleção pode agregar valor ao capital intelectual; buscar informações sobre como administrar talentos de maneira eficaz e; proporcionar aos colaboradores maior satisfação no trabalho, através da melhoria da qualidade de vida e consequentemente o aumento da produtividade.

Vive-se hoje a era da globalização, as mudanças, no entanto, ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado, sendo assim influencia não apenas no comportamento da sociedade, parâmetros que afetam aos negócios.

A justificativa mais relevante para a pesquisa é a importância que o tema representa, dessa forma possibilitará aos leitores e principalmente ao gestor uma visão ampla sobre o processo de atração e seleção de pessoas, bem como a contribuição do capital Intelectual.

As metodologias utilizadas para o alcance dos resultados foram quanto aos fins: pesquisa exploratória e descritiva, com o objetivo de explorar e descrever os fatos e quanto aos meios: pesquisa de campo e bibliográfica, de campo porque se utilizará de dados obtidos através dos colaboradores e bibliográfica porque se utilizará de materiais já elaborados, como livros e artigos.

A pesquisa será dividida em cinco idéias principais que contribuirão para esse estudo, como Capital Intelectual, Gestão de Desempenho e Comportamento Humano, além claro, da contribuição da área de Recursos humanos a nova Gestão de Pessoas e do tema desse artigo Atração e Seleção de Talentos.

3. PROBLEMA DE PESQUISA: 

De que maneira o valor do capital Intelectual como fonte desafiadora de tarefas, pode atrair e reter talentos para a empresa Aerosoft Cargas Aéreas?

4. HIPÓTESE

À Medida que as pessoas disponibilizam seu conhecimento, sua criatividade, sua capacidade de inovação e criação, bem como suas competências a serviço da organização, torna-se condição para uma produtividade satisfatória, sendo assim, a empresa estudada terá a oportunidade de transformar pessoas em capital intelectual.

5. JUSTIFICATIVA

Vive-se hoje a era da globalização, onde as mudanças ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado, influenciando não somente no comportamento da sociedade, mas também nos aspectos econômicos, culturais, educacionais e tecnológicos, que afetam diretamente os negócios. Por esse motivo tem sido necessária que as organizações acompanhem esse avanço, para que assim se mantenham nesse mercado globalizado e competitivo.

A empresa Aerosoft Cargas Aéreas vem conquistando espaço no mercado, porém, tem apresentado falhas que não condizem com a realidade da moderna Gestão de Pessoas, como por exemplo, a remuneração atual não agrada a todos, o que tem gerado insatisfação e um alto grau de turnover (rotatividade de pessoal, demissão, saída). A empresa não possui plano de cargos, salários e benefícios, treinamentos iniciais e de mudança de função, e incentivos. Desta forma, através de uma pesquisa salarial realizada pela própria empresa, foi possível constatar que a mesma oferece uma remuneração (salários e benefícios) abaixo da média de mercado. No entanto, essa pesquisa possibilitará ao gestor da filial Manaus, uma visão ampla, onde poderá entender os fatores de desmotivação que causam o turnover (rotatividade de pessoal) e em maior grau oferecer aos seus 40 colaboradores uma melhor qualidade, proporcionando aos mesmos a possibilidade de se enquadrar a empresa, em uma nova fase de valorização de capital intelectual.

O capital intelectual é uma condição necessária para a atração e seleção, isto é, suas competências são condições essenciais para competitividade das organizações, portanto, eis a importância do processo de atração e seleção. Mas, o que vêm a ser atração e seleção de pessoas? – o termo atração é a maneira como se busca talentos no mercado, refletindo o investimento feito por algumas organizações para aprimorar os procedimentos no processo de recrutamento e seleção. Seleção é a análise realizada para analisar o perfil de competências, ocorrendo nessa fase a análise do perfil de cada candidato, a avaliação, a decisão final, a verificação das referências, exame médico, o feedback (retorno) aos participantes e a avaliação da seleção.

Dessa maneira, mais que atrair ou captar talentos, estes precisam estar motivados e treinados para que possam desenvolver suas capacidades criativas e intelectuais e assim continuarem nas organizações em que atuam. Na sociedade do conhecimento, o investimento principal deve estar voltado aos talentos humanos, visando o desenvolvimento contínuo. O dinheiro apenas deixou de ser o recurso de maior valor ou importância, o que cedeu lugar ao conhecimento, mesmo porque são as pessoas que aprendem, desenvolve, inovam e aplica tudo o que absorveram.

Uma organização bem sucedida sabe como conquistar e motivar as pessoas ao aprendizado e desenvolvimento e assim a aplicarem seus conhecimentos a solução de problemas, para tanto, a organização estudada terá a oportunidade de inserir pessoas que contribuam com a mesma e se transformem em capital intelectual, afinal agregar pessoas é uma atividade com grande fundamento, uma estratégia que se volta à aplicação da atração, recrutamento e seleção de pessoas, sendo parte importante no desenvolvimento do capital intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (304.1 Kb)   docx (89.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com