TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital Intelectual

Por:   •  3/4/2020  •  Bibliografia  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

Capital Intelectual

O Capital Intelectual é uma combinação de ativos intangíveis, como as mudanças nas áreas da tecnologia da informação, comunicação, mídia e recursos financeiros e humanos, que trazem benefícios intangíveis para as organizações e que resultam na capacitação do funcionamento das atividades desempenhadas por elas (ANTUNES, 2000).

Segundo Straioto (2000, p.34), coloca que o capital intelectual é entendido como:

[...] um conjunto de conhecimentos, informações, know how (conhecimento dos procedimentos), que agrega calor aos produtos e/ou serviços, mediante a aplicação da inteligência. É considerada uma vantagem sustentável de competitividade pela contemplação de importantes investimentos em capital humano.

 Umas das principais vantagens do investimento no Capital Intelectual é a adição do conhecimento de todos os indivíduos em uma organização, o que resulta em uma grande vantagem competitiva perante seus concorrentes, ou seja, conjunto de maneiras e informações que as pessoas possuem e que é colocado ativamente para o alcance dos objetivos da organização (STEWART, 2002).

  O capital intelectual de uma organização quando ocorre freqüentemente interação com ativos tangíveis e os recursos financeiros, resultam na criação de valor corporativo e principalmente o crescimento econômico, isto é facilmente observado, como por exemplo, no caso de uma marca que é um ativo intangível valoriza um determinado produto que é um ativo tangível de uma organização (COGO, PIRES; 2008).

Diante da concorrência acirrada e do mercado cada vez exigente, vem se tornando se torna evidente a preocupação das organizações em aplicar os recursos financeiros na aquisição de conhecimentos e em novas técnicas. Hoje  já é comum  se deparar por organizações no mercado com  vários  projetos de aperfeiçoamento do conhecimento  e  investindo fortemente em  treinamentos, incentivos a educação, motivação para o trabalho. Mesmo com os investimentos sendo altos e contabilizados como gastos no custeio dessas técnicas, esses investimentos na grande parte trazem retorno positivos às empresas, porque para as organizações serem cada vez mais competitivas e estarem sempre inovando em novos produtos e tecnologias e estes dependem inicialmente do domínio do conhecimento e das técnicas.  (VAZ, ZARELLI, MALDONADO; 2014).

[...] é demonstrada pela evidência de que as pessoas passam um crescente parcela de suas vidas em processo de formação e treinamento: cada vez mais produtos e serviços vêm agregados de conhecimento cientifico e tecnológico; empresas têm se tornado mais dependentes de competências de diversos tipos e sempre baseadas em conhecimento; investimento têm sido direcionados para descobertas de intangíveis capitalizáveis, e assim por diante. Esta é uma transição gradual que vem ocorrendo por muitas décadas, mas tudo indica que a virada do novo milênio foi um ponto crítico para que o conhecimento e a demanda de informações se tornassem dominantes em diversas organizações (GRANSTRAND, 1999 apud PACHECO, 2005, p. 30-31).

O capital intelectual é considerado o motor principal de geração de valor, ideias conhecimentos e técnicas para os demais ativos da organização, o que contribui para a o aumento gradativo da competitividade e lucratividade, perante seus concorrentes.  Além disse, o capital intelectual pode transparecer para a organização o seu potencial no presente e a também traçar uma perspectiva de crescimento e benefícios futuros, o que contribui ainda mais para o alcance dos objetivos e metas traçados pela organização (FORTES, 2008).

O capital intelectual de uma organização é aquele que está incumbido nas pessoas, ou seja, o talento, experiência e conhecimento e trás como vantagem a criação de novos produtos com qualidade e serviços diferenciados, resultando assim como motivo principal pelo qual os clientes procuram a empresa e não a concorrência.

 

Este capital alimenta a organização de tal forma que se torna seu principal alicerce, ficando como base para que a empresa adquira cada vez mais seu espaço no mercado. Alem disso, é esse capital que realmente faz a organização alcançar um patamar elevado e permanecer à frente da sua concorrência.

O não investimento no capital intelectual a organização trás prejuízos, principalmente a perda de clientes e a vantagem competitiva perante seus concorrentes, tornando- se obsoleta e fadada ao fracasso

Desvantagens no investimento do capital intelectual

 Como o capital intelectual é constituído principalmente de conhecimentos, habilidades e atitudes possuídas pelos indivíduos de uma organização, a principal desvantagem é que esses elementos não podem ser armazenados em outro local a não ser nos próprios indivíduos. Por esses motivos a única solução para empresa e conseguir ao máximo a retenção desses indivíduos e também buscar ações que buscam a disseminação dos elementos nos demais indivíduos da organização. (FORTES, 2008).

 Outra desvantagem que as organizações enfrentam é a visão de que investir recursos financeiros no aprimoramento das técnicas e busca pelo conhecimento é custoso demais para organização e não trará muitos benefícios para a organização. (MENDES, 2011).

A organização ao investir seus recursos financeiros para subsidiar o capital intelectual, está fazendo retirada de dinheiro de seu caixa ou capital de giro, muitas vezes o custo é elevado e seu retorno é demorado. Se a organização não fizer um bom gerenciamento de seus compromissos, este investimento pode fazer com que a empresa enfrente sérios problemas financeiros (PEREIRA, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com