TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Conta Azul

Por:   •  11/2/2017  •  Artigo  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

Provação de Aposta

Bruno Cesar de Abreu Oliveira Sacramento.

Case escolhido: Conta Azul

[pic 1]

História do Conta Azul:

A história do Conta Azul começou em 2011 na empresa Informant, focada em desenvolvimento de software. Os atuais sócios pensaram numa solução interna para gerenciar suas próprias finanças. O Software desenvolvido, batizado de Ágil ERP, funcionou de forma brilhante e logo foi comercializado, sempre com atenção ao feedback dos principais clientes.

De olho em um grande player no mercado americano, o Quickbooks, os sócios perceberam que o Agil ERP poderia ser muito maior do que qualquer software entregue para algum cliente  na Informant. Atualmente cerca de 80% das empresas americanas usam o Quickbooks, e em 2011 seu faturamento chegou na casa de 4 bilhões de dólares. Naquele momento, o mercado brasileiro era muito favorável para um sistema como esse, segundo uma pesquisa do Sebrae de 2008, 86% das micro e pequenas empresas no Brasil utilizavam papel e caneta para gerenciar suas finanças.

As oportunidades eram enormes, e todos os envolvidos no projeto estavam com muita energia pra fazer tudo acontecer e viver o famoso “startup dream”. Contudo, com o MVP no ar, constataram que era necessário muito mais do que um sistema online que fazia o mínimo pelas empresas.  Mais do que investimento, naquele ponto era necessário mentoria de pessoas com experiência maior que a nossa.

Em uma feira de tecnologia, a BR New Tech, conheceram a Bedy Yang e dois meses depois embarcaram para o Vale do Silício para serem acelerados pela 500 startups. Lá aprenderam que trazer um modelo de negócios de sucesso nos Estados Unidos para o Brasil é muito mais desafiador do que se pensa, o usuário brasileiro ainda olha a internet com muita desconfiança, ele precisa de suporte e apoio o tempo todo. Ter um canal de suporte por telefone ajuda muito na retenção e no relacionamento com os clientes, eles se sentem muito mais à vontade quando têm alguém do outro lado para conversar e ouvir a voz.

O usuário brasileiro também precisa de uma interface muito mais intuitva e explicativa. Ter um time de User Experience dentro da empresa pode fazer toda a diferença e as empresas brasileiras estão começando a se abrir para isso. Nos Estados Unidos a boa usabilidade é lei e chega até a ser o diferencial competitivo de algumas startups.

Para maximizar a proposta de valor do modelo de negócios, todo o conceito da empresa foi trocado. O Agil ERP passou a se chamar ContaAzul, e este conceito começou a ser trabalhado com a tranqüilidade e segurança que só uma conta com saldo positivo pode gerar, em todos os canais de contato com o cliente. Não basta ter um modelo inovador para gerar receita ou um grande mercado para crescer, o maior aprendizado é que a experiência dos clientes com o suporte, com a marca e com o sistema é o que vai fazer a diferença.

Pontos positivos:

1. Os sócios criaram um protótipo e comercializaram a ideia com atenção ao feedback dos clientes. O desenvolvimento do produto foi com base no retorno imediato dos clientes que adquiriam a ferramenta;

2. Identificaram o principal player de mercado da época, realizaram uma pesquisa de mercado e estudaram a viabilidade do projeto crescer nos moldes apresentados pelo concorrente norte americano;

3. Perceberam que o projeto tinha força, porém, naquele momento eles precisavam de mentoria, ou seja, a percepção de ter um desenvolvimento sustentável se fez necessária durante todo o processo de crescimento. Fora a maturidade de reconhecer que existiam deficiências no processo e que algo deveria ser feito para corrigi-las;

4. Tiveram ambição e mantiveram o foco durante todo o processo de desenvolvimento da marca;

5. Adaptaram todo o conteúdo adquirido no Vale do Silício à cultura do Brasileiro. Junto a pesquisas do SEBRAE, conseguiram desenvolver uma ferramenta capaz de conversar com o seu público, ou seja, arrumaram uma solução positiva para determinado nicho;

6. Preocupação de montar um time forte, sempre atento às necessidades do mercado;

7. Todo o processo de criação e desenvolvimento da empresa foi focado no cliente e em seus feedbacks, o produto atende todas as necessidades do público alvo escolhido por eles;

Minha experiência com o Conta Azul e o Relacionamento com o Cliente:

Durante todo o processo de desenvolvimento da ferramenta de gestão simplificada, o Conta Azul sempre manteve o foco na experiência do cliente. Todos os seus produtos são voltados para a satisfação total do cliente, vide seu time de relacionamento com o cliente, denominado de Departamento UAU e cada membro é tratado como Encantador.

Há alguns meses atrás, entrei no site para conhecer a ferramenta, logo no primeiro momento você consegue sentir o cuidado em fazer o cliente conhecer o produto, de forma gratuita, antes de efetivar a compra.

Realizei um cadastrado prévio para experimentar a plataforma de gestão de forma gratuita, fuxiquei um pouco o site e logo sai, não queria me comprometer em pagar naquele momento. Mal sabia que após a minha saída da pagina, meu telefone iria tocar.

Atendi e conversei com a encantadora Taniele, super preocupada com as minhas finanças, perguntou qual era o ramo do meu negócio. Expliquei que vendia brownie, tinha uma marca chamada Banho Maria Brownie. Após alguns minutos me dando dicas sobre o ramo alimentício, a Taniele começou a seguir a página da marca no facebook e indicou outras duas amigas, que também curtiram a pagina. Já no final da conversa, esclareci que precisaria pensar melhor em utilizar a ferramenta, mas caso decidisse a favor do uso, entraria em contato.

[pic 2]

No decorrer dos dias, meses e até hoje, recebo e-mail do Conta Azul e acredite, não é me pedindo para comprar um de seus planos. Minha caixa de e-mail está repleta de conteúdo gratuito para micro e pequenos empresários. Me enviam vídeos sobre fluxo de caixa, planilhas mágicas no Excel para facilitar minha vida, dentre outros materiais.

[pic 3]

Como o Conta Azul pode inspirar a Stone:

O Conta Azul, assim como a Stone, trabalha com foco no micro e pequeno empresário (também). Desenvolveram o seu produto com o foco no cliente e oferecem suporte diferenciado e humanizado para o seu público alvo.

Dentre algumas ferramentas disponíveis no site do Conta Azul, acredito que o Gerenciamento de Leads deve ser de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da Stone.

O que é o gerenciamento de leads e quais as vantagens?

Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, tel., etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (247.5 Kb)   docx (157 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com