TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cases Vasp e Azul

Por:   •  24/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 10

Ana Paula Almeida Gomes

Camila Almeida

Dany Everton Firmino Gripa

Gabriela Pereira de Souza

Desenvolvimento Estratégico

        Estudo de Caso

        “Vasp e Azul Linhas Aéreas”

Sumaré

2015

[pic 2]

Faculdade de Educação e Ciências de Sumaré

Ana Paula Almeida Gomes

Camila Almeida

Dany Everton Firmino Gripa

Gabriela Pereira de Souza

“Vasp e Azul Linhas Aéreas”


Orientadora: Maria Leite

Trabalho Apresentado ao curso de Administração como requisito de obtenção da menção da disciplina de Desenvolvimento Organizacional, sob orientação da professora Maria Leite.

                                

Sumaré

2015

[pic 3]

Sumário

Lista de Abreviaturas 4

Objetivo 5

Desenvolvimento Organizacional 6

VASP 7

Diagnóstico VASP9

Azul Linhas Aéreas 11

Passe Vitalício – A Origem do Nome ......................................................................... 11

David Neeleman 12

Diagnóstico Azul Linhas Aéreas 14

Conclusão16

Anexos 17

Bibliografia 18

[pic 4][pic 5]

Tabela de Abreviaturas

VASP

Viação Aérea de São Paulo

DAC

Departamento de Aviação Civil

Objetivo

        Este trabalho tem como objetivo apontar o desempenho de duas empresas distintas do mesmo segmento comercial, onde uma das Organizações obteve sucesso aplicando o conceito de desenvolvimento organizacional em sua totalidade. Em contrapartida a outra não obteve o mesmo êxito, contrapondo todo o conceito sugerido para uma boa gestão financeira e corporativa.

Desenvolvimento Organizacional

O conceito surge em 1962, com a mudança no ambiente organizacional no mundo como um todo. Podemos dizer que são medidas e mudanças, em longo prazo visando à melhoria das organizações, quanto ao ambiente interno de equipes e também no auxílio de resoluções de problemas e conflitos, valores, atitudes e estrutura da organização.

Desenvolvimento Organizacional é uma mudança planejada, articulada, pensada e não ao sabor dos ventos.

Vasp (Viação Aérea São Paulo)

Fundada em 1933 apenas com voos domésticos para dentro do estado de SP devido as condições precárias da infraestrutura aeroportuária do Brasil que dificultavam a operação, a VASP teve suas operações suspensas devido a fortes chuvas que inundaram o Campo de Marte, sendo retomadas em 1934.

Em 1935 a Vasp foi estatizada, a sua frágil saúde financeira fez com que a diretoria pedisse oficialmente ajuda ao Governo do Estado. Com a estatização a Vasp recebeu aporte de capital para a compra de dois Junkers Ju-52-3M.  A partir de então foi crescendo seu espaço aéreo, até o início da década de 90 onde foi privatizada.

        

No início da década de 90 a Vasp foi privatizada, seu presidente Wagner Canhedo ousado empresário, iniciou uma agressiva expansão internacional, neste momento ele dava início ao seu triste fim. Com a ganancia em expandir Wagner foi adquirindo inúmeros aviões para aumentar sua frota e espaço aéreo visando rotas internacionais.

        A empresa não conseguiu sustentar o crescimento deixando de pagar obrigações, salários, leasings e até taxas de navegação, foi quando canibalizou sua frota e cancelou as rotas internacionais. A frota foi reduzida, restando os antigos 737-200 e os A300 para servir uma rede doméstica menor do que a empresa operava em 1990.

        

Por medida de segurança, em setembro de 2004, o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu as operações de oito aeronaves da VASP, essas aeronaves precisavam passar por revisões de manutenção seguindo exigência do fabricante. Sem capital para fazer o serviço a VASP optou por encosta-las e passou a fazer delas uma espécie de ferro velho, utilizando peças para reposição das ainda em uso.

A empresa foi perdendo terreno devido à diminuição de sua frota e rota, sobretudo após a entrada da empresa Gol no mercado. Em setembro de 2004, quando

enfrentou a primeira paralisação de funcionários e começou a ter problemas para abastecer suas aeronaves, a fatia de mercado da companhia aérea era de apenas 8% e dois meses depois, de 1,39%. Em novembro de 2004 apenas 18% dos vôos programados A ocupação também estava aquém do desejado: as únicas 3 aeronaves da VASP que voaram no mês saíram com 47% dos assentos vendidos.

A VASP parou de voar no final de janeiro de 2005, quando o DAC cassou sua autorização de operação. Suas aeronaves hoje estão paradas por aeroportos de todo o país, testemunhas de uma triste página da história da aviação comercial brasileira.

Diagnóstico VASP

        Financeiramente a VASP se mantia estável, porém desestruturada, quanto a sua postura a empresa mantinha uma cultura autoritária e familiar onde o Presidente Wagner Canhedo não ouvia seus funcionários e ao menos se preocupou com o bem-estar e entrosamento entre os funcionários dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (254.4 Kb)   docx (350.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com