TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso: Havaianas - Indústrias S.A

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Caso Havaianas

1. Qual foi a mudança que possibilitou o reposicionamento da marca Havaianas no mercado de sandálias?

A Alpargatas, dona da marca Havaianas, decidiu se transformar em uma companhia de marcas, mudando sua estrutura baseada em funções, para unidades de negócios, tornando as diversas marcas da indústria independentes. A Havaianas então, conseguiu alinhar suas áreas de marketing e vendas (que devem sempre estar alinhadas, pois uma área complementa a outra), o desenvolvimento dos produtos de fábrica, conferindo velocidade a todas as iniciativas relativas aos mesmos. Com isso a marca para retornar ao mercado de sandálias, buscou atingir o interesse todos os públicos, de todas as classes sociais, já que os produtos atendiam a demanda de todos e iria aumentar o número de vendas.

2. Como a marca Havaianas obtém um alto valor ($) no mercado internacional se no Brasil uma das estratégias da Alpargatas foi manter a relação custo-benefício?

A relação custo-benefício era de que, os lucros deveriam ser maiores que os custos gerados na fabricação e distribuição dos produtos, caso isso acontecesse, a Alpargatas iria continuar investindo na marca Havaianas. A estratégia da Havaianas foi então, transformar-se em uma marca global, expandindo suas fábricas e exportando seus produtos por diversos países da América Latina, Europa e Ásia, (já que as vendas estavam altas no Brasil) isso gerou lucros suficientes para suprimir os custos com os produtos e fazer as ações da empresa Alpargatas valorizarem. Entre 1997 e 2004 por exemplo, as ações da empresa registraram uma valorização de 553% na BOVESPA.

3. Cite as alterações relacionadas aos itens apresentados no caso: design, canais de vendas, comunicação com o mercado e produto.

Design: As Havaianas tradicionais tinham solado e tiras numa cor básica e palmilha branca. A marca em 1994 lançou a linha “Havaianas Top”, elas vinham monocromáticas em cores da moda. Em 1995 foi lançada a primeira edição de uma Havaianas estampada, possuía apenas um modelo, com desenhos florais em poucas cores, mas a ideia foi o primeiro passo para o que é hoje um dos maiores trunfos da marca: estampas inspiradas em vários ícones do momento.

Canais de venda e comunicação com o mercado: A mensagem por trás das campanhas começou a mudar, a Havaianas passou a divulgar que o produto era 100% nacional. Teve como ideia usar diferentes veículos de comunicação de várias formas, convidou diversos artistas plásticos para realizarem suas campanhas publicitárias, para que a marca também elevasse o seu padrão estético. Com isso não demorou para que famosos nacionais (como os artistas globais) e internacionais passassem a usar e divulgar os produtos da marca, aumentando sua popularidade e seu encanto. No Brasil, a Havaianas se tornou referência por seus comerciais de TV, onde mostra os famosos usando os produtos da marca em situações cotidianas.

4. A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES aplica-se ao caso das Havaianas? De que forma?

Sim. Pois o caso das Havaianas é um processo organizacional, onde a marca procura agrupar suas atividades e recursos, buscando alcançar os objetivos e resultados estabelecidos. A marca Havaianas possui uma estrutura organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com