TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASOS HAVAIANAS

Artigos Científicos: ESTUDO DE CASOS HAVAIANAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela São Paulo Alpargatas e foram lançadas em 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa conhecida como ZORI, feitas com tiras de tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado das sandálias HAVAIANAS possui uma textura que reproduz grãos de arroz. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais azuis. Sem atrativo visual, porém com um preço bem acessível, confortável e de alta resistência sendo comercializadas em mercados de bairros.

Na época em questão, o nome foi escolhido para enfatizar os atributos físicos e de uso do produto - sandálias de dedo, feitas de borracha natural e sintética - fato da sandália não ter cheiro, não se deformar ou soltar as tiras.

EVOLUÇÃO DAS HAVAIANAS

1962

O nascimento de Havaianas

A primeira HAVAIANAS surgiu em 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamado ZORI, feita com tiras em tecido de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha de HAVAIANAS possui uma textura que produz grãos de arros, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.

1970

Já nessa época houve várias tentativas para imitar as sandálias HAVAIANAS, surgindo a partir dai o famoso slogan “HAVAIANAS. AS LEGÍTIMAS.” Slogan imortalizado pelo ator e comediante Chico Anysio, garoto propaganda das HAVAIANAS nas décadas de 70 e 80 aparecendo ainda em algumas propagandas da década de 90. E basta ouvir a frase “ Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro.” Para se lembrar dos comerciais nesta época, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares de Havaianas por ano.

Link para assistir os comerciais das sandálias Havaianas protagonizados por Chico Anysio:

https://www.youtube.com/watch?v=BqQ2RPKljEc

1980

Na década de 80 a HAVAIANAS,foi considerada como um dos itens da cesta básica dos brasileiros, assim como o feijão e arroz.

Por volta de 1988 ocorreu uma queda nas vendas das sandálias o, que fez com que as HAVAIANAS mudassem suas estratégias de marketing investindo em campanhas publicitárias com diversas celebridades que protagonizaram comerciais com os novos modelos e mais coloridos da HAVAIANAS. É nesse momento que surge um novo “marketing”, um novo slogan: “Havaianas todo mundo usa.”

1994

Ainda investindo em grandes e divertidas propagandas, na TV , pessoas famosas como Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana Piovani mostraram seus pés. Era verdade todo mundo usava HAVAIANAS. Passa por uma transformação deixando em evidência o alto astral que a marca representa. A novidade agora é uma nova versão da HAVAIANAS TOP, com cores fortes, ligeiramente mais altas no calcanhar do que o modelo original e o nome gravado em relevo.

https://www.youtube.com/watch?v=c8atV5my2DM (link do comercial)

1997

Apostando em novas estampas, cores e modelos e principalmente no público infantil, a HAVAIANAS lançam a coleção HAVAIANAS BABY! Uma aposta que deu muito certo!

E HAVAIANAS SURF, com modelos simples de tiras pretas com cores e estampas renovadas e desenhos de manobras, paisagens, tribais e grafismos que refletiam o espírito do surfe.

1998

Ano de copa do mundo! A Havaianas investem no novo modelo com uma bandeirinha do Brasil na tira. Essa sandália lgo se tornou objeto de desejo no exterior e motivo de orgulho para os brasileiros. Para alguns a sandália HAVAIANAS do Brasil fazia parte do uniforme de torcida (ainda que o Brasil não tenha ganhado a copa). E sendo comercializada em outros países, também os homenageou com bandeiras de seus respectivos países.

2000

As HAVAIANAS se tornaram mania internacional. Havaí, Austrália, França e não para por aí. Estrangeiros compram no Brasil e levam para seus países. Famosa no Brasil e começando o sucesso fora dele, a HAVAIANAS inovam e atacam com um forte marketing estampando nas sandálias as cores e bandeiras dos países que passaram a comercializá-las. Viram assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo, e conquistam alguma vitrines mais concorridas do planeta. Hoje podem ser encontradas em mais de 60 países.

2003

E o Oscar vai para...

Um grade e importante ano para a marca. Nesse ano foram produzidos modelos exclusivos e sofisticados com rubis, para os indicados ao Oscar e colocados em embalagens especiais com a foto de cada um. Os calçados foram entregues aos indicados no dia seguinte à premiação do Oscar.

HAVAIANAS no Tapete Vermelho - Oscar

2004

Diamantes são eternos, Havaianas também. Em 2004 a HAVAIANAS em parceria com a joalheria H.Stern lança uma jóia de sandália, com acabamento em ouro 18k e diamante.

2005

É lançado a HAVAIANAS SOCKS, uma meia que se adaptava ao contorno do dedão do pé, permitindo que ele se encaixasse perfeitamente na sandália (primeiro passo da empresa para a extensão da marca para outra categoria de mercado). O produto foi introduzido no mercado com o slogan “Havaianas Socks, para quem é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com