TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Mudança Organizacional, O Papel Do Gestor E A Empresa Alvo De Pesquisa

Por:   •  24/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.076 Palavras (17 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 17

NOME Lisandra Soares Prestes                RA 4573904803

NOME Claudio Renan dos Santos Xavier        RA 4926919319

NOME Aline Guimarães                        RA 4573890888

NOME Giovani Fuques                        RA 4931933935

NOME Andrea Maria Rodrigues                 RA 1299940986                                                  

TECNOLOGIA DE GESTÃO

PROFESSOR EAD. ODERSON DIAS DE MELLO

PROFESSOR PRESENCIAL CARLOS STEIN

PROFESSOR-TUTOR CLAUDIO RODRIGUES

PORTO ALEGRE/RS

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3

1. CONCEITO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL, O PAPEL DO GESTOR E A EMPRESA ALVO DE PESQUISA...........................................................................................4

2. AS TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL, TERCEIRIZAÇÃO E SUA DEFINIÇÃO DA QUALIDADE TOTAL ................................................................................8

3. FERRAMENTAS DA GESTÃO E SUA APLICAÇÃO NAS EMPRESAS EM GERAL.....................................................................................................................................15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        ...................................................................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................17

        

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS, vamos abordar as competências e habilidades de um gestor, relatar seus desafios, conceituar a mudança organizacional e a quebra de paradigmas.
Relataremos conceitos como terceirização, benchmarking, gerenciamento, reengenharia, empowerment, gestão organizacional.

DESENVOLVIMENTO

  1.  CONCEITO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL, O PAPEL DO GESTOR E A EMPRESA ALVO DE PESQUISA

  1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

a) Nome: Centro de Reabilitação São João Batista - Educandário
Localização: Rua Tem. Cel. Mario Doernte, nº 200 bairro Ipanema – Porto Alegre
Segmento: Centro Reabilitação Multidisciplinar.  Contato empresa: Luciane Jacobs Setor Institucional
Prestação de Serviço: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Escola Especial, Terapia Ocupacional,
Porte: Empresa de Pequeno Porte com aproximadamente 40 colaboradores.Valores: O Educandário São João Batista, desenvolve atendimento a criança e adolescentes de 0 à 18 anos com a mais alta qualidade de serviço e a inserção no meio social.
Foi criado
 em 1939 por Dona Déa Coufal,  uma instituição filantrópica  para atender crianças portadoras de Poliomielite,  atende gratuitamente crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas.

Realiza serviço nas áreas de Teatro, Educação Física, Escola Especial de Ensino Fundamental Incompleto, Acompanhamento Pedagógico, recreação e socialização, 1ª escola a desenvolver a comunicação alternativa e espaço de informática.

 Missão: Promover a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência, proporcionando-lhes tratamento adequado e educação, objetivando sua melhor qualidade de vida e capacitação como cidadão.
Justificativa pela escolha:
É um centro de reabilitação reconhecido em Porto Alegre por prestar um ótimo atendimento a crianças e adolescentes sem custo no tratamento e que a cada dia tenta angariar fundos e doações para manutenção do tratamento. Notamos que as pessoas já conhecem seus trabalhos e sua trajetória de sucesso.
Em nossos olhos como  administradores, entendemos que a organização obtém êxito pela sua transparência e carinho pelos serviços prestados. Nossa pergunta é: como conseguiram? Quais foram as barreiras encontradas por não ter um capital fixo, apenas doações para manter uma Instituição deste porte.  Como podemos agregar esses pontos positivos ao nosso conhecimento e praticá-lo em nossas carreiras para manter uma Instituição?
É o que buscamos atingir nesse trabalho.

b.  MUDANÇA ORGANIZACIONAL


Compreendemos que “Saber mudar é essencial para crescer e garantir o sucesso” Atualmente as organizações estão passando por mudanças de paradigmas, onde técnicas tradicionais de administração não atendem as rápidas mudanças e inovações existentes no mercado.

O mundo dos negócios está mudando, e para sobreviver a empresa precisa romper barreiras afim de garantir a permanência do seu negócio num mercado que tende a ser cada vez mais competitivo. “A forma pela qual as organizações são conduzidas será responsável. Pelos seus resultados” Percebe-se mudanças estruturais das empresas, tanto em seu modelo organizacional, como estilo gerencial e no comportamento das pessoas que a constituem, em busca de patamares elevados de performance.“Consumidores mais exigentes, novos competidores, redução forçada do ciclo de vida dos produtos, novo perfil da força de trabalho e muitos outros fatores vieram atormentar a vida já não tão tranquila dos dinossauros organizacionais” (Wood Jr., 1995).

Há alguns anos atrás poderíamos dizer que as empresas só provocavam mudanças em seus processos quando passavam por momentos de crise, perdendo dinheiro ou tornando-se obsoletas. Mas nos dias atuais todas as empresas, inclusive, as líderes no mercado precisam  mudar e melhorar continuamente para manter sua competitividade .

Quebra de paradigmas e um modelo referencial para lidar  com situações inesperadas. Muitas empresas adquiriram a quebra de paradigmas para se orientarem nas suas ações e para não correr imprevistos. Com esta mudança no mercado atual, as empresas necessitam se adequar rapidamente para não perder sua estratégia empresarial. Sendo assim, vem a quebra de paradigmas, desses referencias porque os  indicadores estratégicos não suprem a necessidade de respostas. As mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com