TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança Organizacional 1 As Empresas E As Necessidades De Sobrevivencia

Exames: Mudança Organizacional 1 As Empresas E As Necessidades De Sobrevivencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 4

Directo à Questão

Psicologia e Afectos. Vida e Saúde. Cidadania e Comunidade. Economia e Sociedade. Escola e Trabalho. Emprego e Carreira. Às quartas, às 8h30 e às 15h30, nos 91.3, 92.7 e 107.0 FM da Rádio Condestável. Queremos pô-lo a pensar. Só isso. Nada mais.

« post anterior | home | post seguinte »

QUARTA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2008

Mudança Cultural nas Organizações (I): As Empresas e a Necessidade de Sobrevivência

Ora viva. Estamos de volta. Directo à Questão.

Como temos vindo a discutir, uma organização ou empresa, enquanto sistema aberto, não é imune às mudanças ocorridas no meio em que está inserida. Para fazer face ao contexto em que opera, a empresa (re)age inovando, na medida em que da sua adaptação à “turbulência” do ambiente externo e interno está dependente a sua viabilidade, eficácia e processo de desenvolvimento, processo esse que é, por natureza, dinâmico e não linear. Como já aludimos, as mudanças significativas, entretanto verificadas nos quadrantes económico, tecnológico e psicossocial da sociedade contemporânea, acentuam esta impositiva dependência, deslocando esforços e recursos no sentido da implementação de câmbios e reorientações, ao nível da organização do trabalho e da sua gestão.

Com efeito, as condições em que as organizações operam, exigem uma resposta sem a qual o fracasso organizacional é um resultado frequente. Na década de noventa, por exemplo, 46% das 500 maiores empresas mundiais, definidas pela revista Fortune, pura e simplesmente desapareceram da lista.

Esta dramática e intempestiva mudança ao nível da eficácia e sobrevivência organizacionais, é (mais) compreensível se atendermos à mudança entretanto ocorrida nos, assim denominados, países do Ocidente desenvolvido: a transição de um modelo de organização económica baseada numa produção do tipo industrial – ajustada à produção de bens para satisfazer necessidades já conhecidas e existentes –, para um modelo de economia baseada no consumo – de produtos que vão ao encontro de necessidades ainda inexistentes e, por tal, pouco previsíveis –, e, em particular, no sector dos serviços e na informação. Na realidade emergente – qualificável como “terceira vaga” ou vista como um prenúncio de “desindustrialização” ou de “pós-industrialização” –, o “maquinismo pós-industrial” da “sociedade de informação” obriga, deste modo, a repensar e reequacionar práticas e teorias organizacionais.

Parte significativa da mudança e inovação organizacional das duas últimas décadas visou, portanto, o enriquecimento do conteúdo do trabalho, a libertação da autonomia, iniciativa e responsabilidade funcionais, a complexificação e enriquecimento das organizações e dos seus modelos de gestão. Os esforços actuais para mudar as empresas, o seu funcionamento, a sua cultura, o seu modo de estar no mercado, têm em vista dotá-las da polivalência funcional e da adaptabilidade indispensáveis, que lhes permitam fazer face aos desafios colocados pela evolução do meio em que operam. Subjacente às diferentes abordagens e perspectivas emergentes, encontramos a interrogação sobre o modo tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com