TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Comportamento Organizacional

Projeto de pesquisa: Conceito Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

POLO DE APOIO PRESENCIAL - ANANINDEUA/PA

TUTOR À DISTÂNCIA: MA. YAEKO OSAKI

CARLA CARVALHO SILVA - RA 421629

ANTONIO JOSE GOMES FIEL – RA 426197

ANDREY MIRA – RA 425206

JUCIRENE DO SOCORRO AMOEDO BRITO – RA 420608

“CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera - UNIDERP, da disciplina Comportamento Organizacional - ATPS.

ABRIL/2013

ANANINDEUA/PA

SUMÁRIO

1. Introdução .........................................................................................................pg.

2. Capítulo I ...........................................................................................................pg.

3. Capítulo II ..........................................................................................................pg.

4. Capítulo III .........................................................................................................pg.

5. Capítulo IV .........................................................................................................p

6. CONCLUSÃO......................................................................................................pg.

7. BIBLIOGRAFIA..................................................................................................pg.

1 - INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

2 - CAPÍTULO I

O conceito de Comportamento Organizacional nos dá uma visão de como funciona uma empresa privada, instituição filantrópica, entidades religiosas, assim como também organizações públicas. Para entendermos Comportamento Organizacional, temos que dar a devida atenção a todas as partes, pois se uma das partes não estiver em sintonia irá ocorrer falha no processo, prejudicando todas as demais partes.

Podemos conceituar Comportamento Organizacional como sendo o estudo da estrutura, do funcionamento e desempenho das organizações, bem como o comportamento de grupos e indivíduos dentro delas. Segue o conceito de Comportamento Organizacional na visão de dois autores. Ambos têm a mesma visão de Comportamento Organizacional, e que o mesmo visa à construção de um ambiente sadio, e que o foco é direcionado para os indivíduos, grupos e estrutura, que é o pilar de uma organização:

ROBBINS, Stephen P. (2002) - O comportamento organizacional é uma área que estuda três variáveis do comportamento das organizações, os indivíduos, grupos e a estrutura, têm como propósito de utilizar esse conhecimento para promover e melhoria da eficácia organizacional, para que se trabalhe de forma eficaz e construtiva.

Como falamos Stephen P. Robbins dentro de seu conceito de Comportamento Organizacional, cita que as pessoas são previsíveis dentro de terminadas situações, porém ao mesmo tempo é muito complexo. Quanto ao conceito, tem a visão do conceito, ele atribui que muitos de nossas ações são talhados durante a nossa vida, ou seja, não existe a regra, mas sabemos como devemos proceder em determinadas situações. SCHERMERHORN, R. John

SCHERMERHORN, R. John (1999) - O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

A definição do Comportamento Organizacional, SCHERMERHORN, R. John em sua definição ele nos relata as mudanças das organizações, e da importância de novas tecnologias, e do desafio de gerenciar uma organização de um modo inovador e moderno.

As organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época cheia de desafios. Nos mostra, das necessidades de mudanças de busca continua de novas ideias, de forma de transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia, buscado aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. VECCHIO, Robert.

SISTEMAS ABERTOS

- Possuem intercâmbio como ambiente externo, recebe entradas e saídas que podem ser de matéria, energia ou informação. SISTEMAS FECHADO

- Não sofrem influências externas do ambiente que o circula, assim como não produz influência aos demais sistemas.

SISTEMA ABERTO OU AUTO-REGULÁVEL: CÉLULA

- Nível que a vida diferencia-se da não vida. SISTEMA ESTÁTICO SIMPLES: ESTRUTURAS

- Compõem-se de estruturas, tipificadas pelo padrão dos átomos em uma fórmula molecular, tais como os mapas da terra ou do sistema solar.

VIDA VEGETAL

- Observamos aqui uma divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas, sementes e etc. SISTEMA DINÂMICO SIMPLES: MECÂNISMO DE RELÓGIO.

- Neles se incluem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com