TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Investimento

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.259 Palavras (22 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

2015.

O conceito de Investimento: é a aplicação do capital (dinheiro), em prol do aumento da capacidade de produção (instalações, máquinas, transporte ou infraestrutura).

Tipos de Investimento

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grupos básicos:

  1. Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Temos como exemplo os hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
  2. Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Em geral, são grandes fontes de empregabilidade e pagadores de tributo em países capitalistas. Temos como exemplo as fábricas particulares, lojas de varejo, shopping centers, empresas de prestação de serviços particulares.
  3. Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em grande parte pelos governos ou entidades públicas e parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Tem como objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. São exemplos a Petrobrás e o Banco do Brasil.

A importância dos Investimentos:

        

Para que haja o crescimento da economia, é fundamental aumentar a produção e para que este aumento aconteça é necessário o investimento. O investimento influência a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

  1. Expansão das organizações: as organizações, principalmente as privadas, têm como objetivos crescer, expandir seu mercado de consumo, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. Caso contrário nenhum investidor irá se interessar em investir na empresa.
  2. Reposição de Capital: as organizações mesmo que não estejam em expansão, precisam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a decadência das suas máquinas e equipamentos não serão, mais tão eficientes e o terá como consequência da empresa.

Análise de Investimentos

Com tantas opções no mercado, cabe ao administrador conhecê-las e optar por aquela

que melhor se enquadre a realidade da empresa. Para isto, o administrador terá que analisar três aspectos: o econômico, o financeiro e o do ambiente empresarial.

  • Aspecto Econômico: se observa, sobretudo, a rentabilidade e o risco dos investimentos. Sempre buscando o investimento de menor risco e de maior retorno.
  • Aspecto Financeiro: leva em conta a disponibilidade de recursos próprios ou de financiamentos. Observando e analisando dentro das condições financeiras.
  • Aspecto de Ambiente Empresarial: se observa a política, o social, o cultural e o meio ambiente. Deve analisar todo contexto no qual será inserido a empresa, como incentivos fiscais, geografia local, entre outros.

A Análise de Investimentos no Contexto Estratégico das Organizações

Toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma maneira de agir para

atingir seus objetivos. Por exemplo, orçamentos para planejar e controlar as receitas, custos e despesas, estimando os resultados.

Principais Aplicações Financeiras no Brasil

        Com o objetivo de aumentar seu capital, as empresas usam esses recursos no mercado financeiro, recebendo os juros pela aplicação. As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

  • CDB => Certificado de Depósito Bancário (emitidos para renda fixa com taxas pré e pós-fixadas).

Pré-fixadas: curto prazo;

Pós-fixadas: Selic, CDI.

  • Caderneta de Poupança => Misto de rentabilidade entre taxa pré-fixada e TR (taxa referencial).
  • Debêntures => Títulos médio e longo prazo (3 a 5 anos) – Títulos com garantia adicionais (ações); calculando a taxa pós-fixada (Selic).
  • Ações de Empresas => Títulos de renda variável – Recebimento de dividendos; ganhos de capital.
  • Fundo de Investimentos => Títulos negociados por administradores (CNPJ).

- Conservadores: CDBs, Debêntures, Títulos Públicos.

- Agressivos: Ações, moeda estrangeiras, Derivativas.

  • Títulos Públicos=> Títulos emitidos pelo governo para financiar a dívida pública; Fundo pré-fixados ou pós-fixados (Selic, IGPM, IPCA, Moeda Estrangeira).

Esses investimentos podem ser classificados como renda fixa ou de renda variável ou

mesmo misto de renda fixa e variável.

        Renda fixa: São investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados.

        Renda variável: São investimentos nos quais pode haver perda do montante investido, além da perda de juros.  

        

Dentre várias opções de negócios, vamos analisar uma loja para vender aventais de pano personalizados. Para isso, vamos avaliar vários itens:

  1. Apresentação:

Altamente influenciado pela cultura indígena, africana e europeia, o artesanato em geral está sendo cada vez mais valorizado. Com matéria-prima cada vez mais variada e buscando sempre o reaproveitamento de materiais antes descartado na natureza. Podendo unir um momento de relaxamento a uma fonte de renda.  

  1. Mercado:

No Brasil o artesanato é uma das principais atividades econômicas em vários municípios. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2013 o artesanato movimentou mais de R$50 bilhões. Segundo o Centro Cape, o público consumidor de artesanato é predominantemente feminino. Tendo um crescimento a uma taxa de 15% ao ano com um mercado internacional em plena expansão.

  1. Localização:

Sendo de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio, devemos sempre observar vários fatores, entre eles, a linha de produto, público alvo, capacidade de investimento, etc. Levando sempre em conta a relação custo-benefício para a escolha do local, onde haja grande movimentação de pessoas com fácil acesso, de preferência aos centros turísticos. Caso o local não seja perto dos centros, deverá investir fortemente na divulgação para atrair o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (342 Kb)   docx (209.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com