TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e formas de investimento

Artigo: Conceito e formas de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito e formas de investimento

Os investimentos recorrentes são aqueles em que as técnicas envolvidas, a metodologia utilizada, bem como o comportamento do mercado já são conhecidas. Com isso, a estrutura de custos e as projeções de receitas podem ser estimadas com segurança. Como exemplos de investimentos recorrentes podem ser citados a Poupança, os fundos de investimentos de renda fixa, etc., onde os custos, as taxas de rentabilidade e as técnicas envolvidas são conhecidas e triviais.

Os investimentos estratégicos são típicos de pessoas que estão começando a investir ou tem a intenção de começar. A metodologia a ser utilizada é nova e depende de bastante pesquisa para que se possa ter sucesso nesse tipo de investimento. Em vista disso, os parâmetros são dificilmente estimados e seu valor possui maior volatilidade. Como exemplos de investimentos estratégicos podem ser citados as negociações em Bolsa de Valores, a participação em clubes de investimento, os investimentos em fundos de Ações, Câmbio, imóveis, abertura de negócio, etc., onde as rentabilidades são bastante variáveis e dependem de uma gama enorme de variáveis.

O investidor pode investir em compras de imóveis, maquinas ou outros tipos de títulos. Os investimentos são devidos por títulos e simples, como maquinas e equipamentos, investimentos liquido exclui as despesas de manutenção e reposição de peças.

Investimentos públicos são os recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas. Investimentos privados são gerados pelos fabricas particulares, empresa de prestação de serviços.

As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimento como a caderneta de poupança, ações, etc. O fundo de investimento visa somente àqueles que entram numa sociedade como nas empresas tendo como participação alguns atos.

Portanto o fundo de investimento pode ser dado os investidores que compram imóveis e outros bens seja ele jurídica ou física. Investi no cambio significa investir em moedas estrangeiras, como o dólar e euro.

CDB e RDB: É o caso dos bancos que se encontra com dificuldades financeiras, e acaba pagando taxas maiores, e o certificado de deposito bancário é uma obrigação de pagamento futuro ou em capital aplicado.

Títulos públicos, são títulos de renda fixa ou pré-fixadas emitidos pelo governo federal e estadual, com finalidade de captar recursos para complementação orçamentária.

As debêntures podem ser lançamentos aberto ou privado, sendo que no lançado aberto à empresa deve seguir o regulamento no CVM, e no caso privado a empresa tem total liberdade de fixar os prazos. O tempo médio para resgatar os títulos ocorrera na data dos vencimentos dos títulos podendo em alguns casos existir parcelas pagas periodicamente. Suas rentabilidades podem ter juros fixos ou variáveis. Segundo a teoria Assaf Weto, as decisões de investimento criam valor para as empresas mostrando-se economicamente atraentes quando o retorno esperado da alternativa exigida pelos proprietários.

A economia de qualquer país só cresce de acordo com o fluxo continuo de um bom investimento. As organizações privadas têm como objetivos crescer, expandir seu mercado consumidor de forma a poder gerar mais retorno, somente realizando investimentos as empresas irão viabilizar crescimentos. O administrador deve investir no segmento que ele conhece bem, pois já estará formalizando o equipamento e ter a estrutura necessária para dar suporte as empresas, isso vai ajudar a estimula o capital necessário para os negócios.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil São:

 CDB;

 Caderneta de Poupança;

 Debêntures;

 Ações de empresas;

 Fundos de investimentos;

 Títulos públicos

Esses investimentos podem ser classificados em renda fixa ou renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.

RENDA FIXA

A renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Ao contrário do que se pensa, os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados. Exemplo:

• Aplicações pré-fixadas;

• Aplicações pós-fixadas;

• Taxa Selic;

• CDI.

RENDA VARIÁVEL

A renda variável são investimentos nos quais pode haver perda do montante inicialmente investido além da perda de juro ou rendimentos. Assim, são aplicações mais arriscadas que as de renda fixa.

Para que tenhamos um melhor entendimento do que é um investimento, nada melhor do que simulando as devidas ferramentas disponíveis dentro de uma empresa que supostamente deu início em seu exercício fiscal e contábil.

• Descrição do Investimento Pretendido

Massas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com