TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento habilidade e atitude

Por:   •  30/11/2017  •  Artigo  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 13

Na percepção dos dirigentes de pequenas e médias empresas, o que é mais relevante na formação dos administradores para realizar um bom desempenho dentro das organizações: conhecimento, habilidade ou atitude.

Adriana Mesquita Silvino – 14103823

Carine Rodrigues da Silva – 13200845

Leandro Ribeiro das Neves - 13202295

Marcelo Machado Ribeiro – 14102387

Victor Hugo Araújo Nascimento – 13202703

Wellington da Silva – 13101482

        Wilton Santana – 13201287

Orientador: Professor Davi Gonçalves

RESUMO: O presente artigo visa analisar o quanto o conhecimento, habilidade e atitude são importantes para o desenvolvimento das organizações segundo seus gestores. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e artigos e pesquisa de campo através de um questionário elaborado com base nos conteúdos pesquisados. A pesquisa de campo foi fundamental, pois através dela foi possível obter informações de extrema importância sob o olhar dos gestores.

Palavras - chaves: Gestão; Conhecimento; Habilidade; Atitude.

INTRODUÇÃO

         O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito, em um patrimônio da organização. É fazê-lo fazer parte da estrutura da organização, estar disponível a todos, ser democratizado por toda a empresa. O saber fazer deve ser conhecido de todos, isso é vital para sobrevivência de uma organização. Habilidade é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possível. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição. Só que quanto mais se sobe na hierarquia, mais teórico e menos prático se fica. Em quase toda organização profissional quem planeja não executa e como "teoria na prática é outra" o serviço que é executado é muito diferente do que foi pensado. É necessária uma maior aproximação da equipe que planeja com a equipe que executa. Como fazer isso é a questão. Vejo isso como um problema grave organizacional e que muito pouco tem sido feito para ser corrigido ou pelo menos amenizado. Com a inovação e evolução da tecnologia, o mercado se encontra em constantes mudanças, o que na atualidade gera uma maior competitividade, forçando as organizações a buscarem profissionais aptos e capacitados. As mudanças no mercado de trabalho atual são constantes, e, em alguns ramos, frenéticas. Essa volatilidade obriga as empresas a prestarem atenção ao que está acontecendo para não ficar para trás e perder vantagem competitiva, seja em termos de participação de mercado como em atração de talentos. O desafio das empresas é buscar colaboradores capazes de desenvolverem suas habilidades interpessoais para que eles possam ser eficientes em seus cargos e com isso alcançarem uma maior vantagem competitiva diante da concorrência.

Cada vez mais os gestores estão atentos ao perfil dos profissionais. Antes era necessário apenas uma graduação para conseguir um bom emprego e se manter no mercado, hoje é indispensável o desenvolvimento das competências para que o mesmo se mantenha no cargo. Os fatores que contribuíram para esta nova realidade são: as inovações tecnológicas, globalização econômica, o papel dos Estados, o individualismo, e o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho.

Alterações quanto à maneira de desempenhar o cargo, valorizando o empregado que tem ideias novas e eficazes, que faça além do que lhe é designado; aumente os recursos, faça mais em menos tempo, e o empregador incentiva a comunicação entre colaboradores, superiores, clientes e fornecedores, efetiva e frequente, obtendo dessa forma melhores resultados tanto para a organização quanto para os clientes.

A exigência de ter novas habilidades, criatividades, experiências, ser audacioso, são algumas características observadas para a contratação de colaboradores. Algumas empresas oferecem cursos de capacitação para ter colaboradores entusiasmados em trabalhar e fazer o melhor e dessa forma manter a estrutura da empresa em equilíbrio.

Por mais que o profissional seja qualificado para a função, todos passam por um processo de adaptação em uma nova função ou empresa. Ressaltando que essa adaptação é de extrema importância, pois além de afirmar se o profissional está apto para exercer seu papel, também afirmará se ele está de acordo com a missão da empresa e sua visão estratégica de futuro, agregando valor para a organização com os seus recursos atuais.

Com o crescimento das organizações e sua complexidade, o administrador precisa colocar em prática suas habilidades e revisá-las rotineiramente, pois tais mudanças e dificuldades trazem uma visão mais rigorosa na hora da contratação de novos colaboradores.

A pesquisa foi desenvolvida na região de Bonsucesso, onde tem uma grande concentração comercial e com diferentes segmentos, e teve como base a percepção de dirigentes de pequenas e médias empresas, tendo como objetivo identificar o que é mais relevante na formação dos administradores: o Conhecimento, a Habilidade ou a Atitude.

OBJETIVO JUSTIFICATIVA

             Desenvolver o tripé que sustenta a competência é importante para conseguir melhores postos de trabalho e possíveis promoções. Atualmente, os gestores estão mais atentos ao perfil dos profissionais e fazem avaliações mais amplas sobre sua conduta e experiência e uma delas é observando o CHA. Isso ocorre, pois as instituições já não aceitam mais pessoas que dizem saber muito, porém não conseguem reverter o seu conhecimento em valor para a empresa, ou seja, é preciso saber como faz, conseguir fazer realmente e ter pró atividade para iniciar. Profissionais que disputarão vagas no mercado de trabalho ou aqueles que já estão inseridos precisam ter esse completo entendimento, pois, em um momento de entrevista de emprego ou avaliação de desempenho, certamente esses pontos serão discutidos e devidamente cobrados. Preocupadas com a competitividade do mundo globalizado e as diversas mudanças no âmbito empresarial, os gestores buscam inovação para administração de pessoas. Com base nisso foi realizado uma pesquisa de campo, através de um questionário com 10 perguntas em 21 pequenas e médias empresas no bairro de Bonsucesso – Rio de Janeiro, para analisar e descobrir qual a importância do conhecimento, habilidade e atitude dentro das organizações. Após o diagnóstico, implantar métodos para solucionar os desafios cotidianos, esclarecer quais são as necessidades da empresa para desenvolvimento de tarefas e exercê-las com competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (303.7 Kb)   docx (305.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com