TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos novos gestores em suas tomadas de decisões

Por:   •  29/4/2016  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Os conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos novos gestores em suas tomadas de decisões.

Jackson José Ceocon

Por Priscilla Brito de Souza, Acadêmica do Curso de Administração.

O texto foi elaborado em forma de pesquisa em tom descritivo e realizado por vários autores que consiste na analise das competências, habilidades e atitudes (CHA) necessárias para os novos gestores aplicarem em suas tomadas de decisões, satisfazendo as necessidades das empresas atuais no decorrer da sua carreira profissional.

Na introdução, o texto expõe como os profissionais em processo de crescimento profissional, ao assumir uma promoção ou uma nova oportunidade de emprego se deparam com uma realidade diferenciada a que o trabalhador costumava ter em seu ambiente de trabalho, como resistência da equipe em assumir um novo líder, cultura empresarial, expectativas da empresa, são exemplos citados pelo texto.

De acordo com os autores existe uma importância no processo de desenvolvimento dos novos gestores para o mercado de trabalho pois a tomada de decisões complexas são uma das mais difíceis tarefas a ser realizada por um gestor. Analisando por esse prisma, concordo com os autores do texto pois esse desenvolvimento proporciona ao novo gestor uma maturidade profissional , proporcionando uma maior clareza em suas decisões minimizando os impactos que afetam um grupo ou uma organização por inteiro.

No decorrer do referencial teórico, o texto aborda diversos assuntos. A principio, com as grandes mudanças no mundo corporativo, o autor cita o material humano como fator principal para o desenvolvimento das organizações e evoluções das equipes nas tomadas de decisões. Referente a isso, concordo nesse ponto com o texto pois é necessário um relacionamento entre a equipe, para que cada qual saiba onde deve atuar e unido forças para gerir um trabalho eficiente.

A segunda parte, os autores se utilizam de varias citações de outros autores de livros para reafirmar o assunto abordado como nos trechos de Dutra, Hipólito & Silva (1998) que conceituam a competência como sendo a aptidão da pessoa em provocar resultados dentro do escopo organizacional  e de Zarifiam (2001) que define a competência como a aptidão que um individuo tem em ser proativo, de ir além do que está previsto. Sendo assim, entende-se que a gestão competente é sustentada pelos conhecimentos requeridos pela empresa, para que seus objetivos sejam alcançados.

E em terceiro lugar, o autor fala do significado do CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes ) em uma empresa, ressaltando a sua importância para que um produto ou serviço seja bem administrado e de boa qualidade. Ao meu ver, o CHA são comportamentos essenciais para a competência de um individuo em uma empresa, para que o mesmo seja capaz de tomar atitudes corretas em prol do desenvolvimento da empresa e gerar frutos com  seus colaboradores.

Ao final, o texto remete aos desafios da promoção que um novo chefe terá, não somente o reconhecimento e um aumento salarial, mas também as novas oportunidades e tomadas de decisões antes designada a outros atuantes no negócio. Como elucida no texto, penso que para um colaborador tem que sai do nível operacional tem que passar por todos os estágios ate chegar no estratégico preparado, qualificado e reconhecido pela empresa para conseguir se tornar um profissional eficaz no ramo que ira administrar. Pois, conforme o texto, 469 mil novas empresas surgem por ano e cerca de metade fecham suas portas antes de completarem  dois anos de vida. Isso é resultado de uma má qualificação dos profissionais na área e habilidades mal desenvolvidas na equipe de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com