TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consenso de Washington

Por:   •  23/8/2017  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

TEXTO: BATISTA, Paulo Nogueira. O Consenso de Washington: A visão neoliberal dos problemas latino-americanos – 1994.

O texto trabalhado nesta resenha foi escrito com base no texto O consenso de Washington: A visão neoliberal dos problemas latino-americanos – 1994, do ex-embaixador Paulo Nogueira Batista(1929-1994).

A obra consiste em uma análise crítica “ácida” da onda “neoliberal” que assola a América Latina desde os anos 80 e das contradições do Consenso de Washington.

O Consenso de Washington é a denominação dada ao conjunto de medidas macroeconômicas formulado por economistas de instituições financeiras sediadas nos Estados Unidos como o FMI e o Banco Mundial, cujo objetivo era o desenvolvimento e a ampliação do neoliberalismo nos países da América Latina.

O autor dá destaque as formas persuasivas de sedução das elites políticas afim de ratificar as propostas neoliberais feitas pelo governo norte americano, com um discurso de avaliação de reformas econômicas onde os países da América Latina deveriam se modernizar por meio da abertura de suas economias para o mercado estrangeiro, especialmente o norte americano.

Segundo Nogueira, tais propostas além de não reconhecer os diferentes níveis de industrialização, desemprego, inflação e desenvolvimento entre os países latino americanos, não considerou a capacidade de pagamento dos países endividados, comprometendo assim o desenvolvimento desses. Ressaltando também, que tal proposta de economia de mercado não foi praticada pelos seus idealizadores, mas implantada posteriormente de maneira gradativa por meio de negociações.

O texto traz detalhadamente o contexto histórico vivido pelo Brasil neste período, a instabilidade política com o impeachment do presidente Collor, a adesão brasileira ao Consenso de Washington nos anos 90 através da abertura ao mercado externo bem como os resultados significativos na economia do país após a implantação do plano real.

Esclarecedor e extremamente detalhista, é um excelente material para os interessados no estudo e compreensão do cenário político-econômico da América Latina e do Brasil mais especificamente, além de importantíssimo trabalho histórico e bibliográfico sobre a carreira diplomática do ex-embaixador Paulo Nogueira Batista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com