TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consultória Empresarial

Por:   •  12/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 15

CONSULTORIA EMPRESARIAL

Marketing: Promover a Imagem da Empresa

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        INICIO        6

3.        MEIO – EMPLEMENTAÇÃO        10

4.        A FINALIZAÇÃO        20

  1. INTRODUÇÃO

Com a globalização e o avanço tecnológico as empresas tiveram que se enquadrar em um novo mercado, e com as pequenas empresas não foi diferente. Num contexto onde a há uma grande competitividade, alta carga tributária, falta de mão de obra qualificada e consumidores cada vez mais exigentes, buscando por produtos de qualidade, menor preço e um bom atendimento, as mesmas estão sendo obrigadas a mudar a sua postura para que consiga se manter nesse mercado.

As pequenas empresas geralmente são constituídas por organizações familiares que vem passando de geração em geração, com isso algumas por não saberem planejar e gerir uma empresa acabam misturando a empresa com questões pessoais, levando a empresa até a falência.

Pode-se dizer que a consultoria empresarial é uma prestação de serviço onde o profissional ajuda os outros com o seu conhecimento. Para as pequenas empresas que não possui muito conhecimento, a consultoria se torna muito útil para as mesmas, possibilitando seu crescimento e sua permanência no mercado.

A Consultoria é o ato de um cliente fornecer, dar e solicitar, pedir pareceres, opiniões, estudos, a um especialista contratado para que este auxílio apoie, oriente o trabalho administrativo, pode-se dizer que a consultoria é uma troca onde o cliente fornece informações da empresa e cabe ao consultor diagnosticar o problema e orientar da melhor forma possível. (PARREIRA, 1997 p.12).

Para pequenas empresas a consultoria serve como alicerce dos gestores na organização. Independente das definições dos autores percebe-se que a consultoria é um processo que envolve pessoas e atitudes, em torno de um objetivo comum. Tanto o consultor quanto o cliente devem trabalhar em equipe em busca de causas para que se possa atingir o objetivo.

1.1 Objetivo geral da consultoria

O objetivo geral do presente trabalho consiste em propor e implementar ações de marketing interno para a empresa Q-Açaí visando dinamizar a área de vendas.

1.1.2 Objetivo específico

  • Diagnosticar o marketing interno da empresa;
  • Elaborar um plano de marketing para uma melhor divulgação da marca da empresa.

1.2. Justificativa

Se você pesquisar no Google a localização de lojas de açaí em Goiânia, vai encontrar inúmeras, com os mais variados estilos e preços. Típico da cultura do norte do Brasil, principalmente do Estado do Pará, o açaí vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, crescendo assim como o número de concorrentes, o que fez com que as empresas precisassem manter um aperfeiçoamento constante para acompanhar este crescimento.

Os objetivos da consultoria podem ser identificados neste trabalho, que tem como intuito aperfeiçoar as técnicas de vendas, as estratégias de marketing, inclusive o marketing de relacionamento, a fim de possibilitar que a empresa aqui estudada alcance o faturamento esperado.

                                   

  1. INICIO

Etapa 01 - Escolha da consultoria e estabelecimento do contrato social.

Nome fantasia: Q Açaí

Razão social: Ricardo Rafael da Silva

CNPJ: 25.105.470/0001-40

Endereço: R 24 Unidade 201, 27, Parque Atheneu, Goiânia, GO, CEP 74890-520,

Telefone: (62) 8551-1931

E-mail: ricardo.foto@yahoo.com.br

Natureza jurídica: Empresário Individual

Atividade econômica principal: Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares - CNAE 5611203

Etapa 02 - – Identificação do problema, clarificação da necessidade da mudança e da viabilidade da relação de ajuda (Pré-diagnostico).

Problema: O Marketing da empresa é um ponto a ser melhorado. A empresa trabalha com 2 (dois) tipos de marketing:

Marketing direcionado ao público geral

Marketing com direcionamento especifico

Considerado um segmento de marketing em sentido mais abrangente, o direcionamento ao público em geral atinge uma camada maior da população, podendo assim refletir-se em bons retornos se bem focado e este, direcionamento para que tenha bases concretas necessita de alguma fonte de informação, isto e, um banco de dados que as possa fornecer. Utiliza-se de duas formas conhecidas: a mídia através de rádio e também através de outdoors. Porém, a forma de direcionamento utilizada pelos representantes da empresa, atualmente pode ser considerada a não mais indicada, pois as informações quanto aos clientes potenciais de compra que devem ser atingidos pelo meio de comunicação escolhido e que devem ser à base do direcionamento ao público não se baseiam em dados concretos colhidos em seu banco de dados e sim, através de conceitos pré-estabelecidos de que determinada localidade é considerada a mais indicada.

O marketing com direcionamento especifico classifica-se como aquele que tem por finalidade tratar cada cliente como sendo o único.

A empresa Q-AÇAÍ vem ao longo do tempo fidelizando seus clientes baseando-se neste conceito, e partindo do mesmo, formulou seu próprio sistema de fidelização de clientes. O cartão de fidelidade tem por objetivo proporcionar aos clientes o acúmulo de pontos, pontos estes que são adquiridos através de compras feitas pelo mesmo na loja. O sistema de pontuação e benefícios com o cartão é composto da seguinte forma, para que o cliente obtenha um ponto, o mesmo deve comprar o valor mínimo de um Açaí e a cada compra neste valor adquire mais um ponto. A partir da utilização do marketing com direcionamento especifico utilizado pela empresa, observou-se que o número de clientes que retornam a mesma cresceu, pois muitos ao sentirem necessidade de algum produto, deixam de comprar no concorrente simplesmente pelo fato de adquirir seus pontos e mais tarde ser beneficiado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com