TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle de Qualidade

Por:   •  6/9/2021  •  Seminário  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

PLANO DE ENSINO - 2020 / 2º SEMESTRE

Curso: Engenharia de Produção (Bacharelado)

Disciplina: Controle da Qualidade

5º Semestre

Online

C/H Semestral: 80

PROFESSOR RESPONSÁVEL

PROFESSOR EXECUTOR

Brena Bezerra Silva

Brena Bezerra Silva

OBJETIVOS

Cognitivos

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre controle e melhoria da qualidade. Compreender as ferramentas e métodos da qualidade. Adquirir conhecimento sistemático para resolução de problemas de processos de fabricação e processos de serviços. Compreender o controle da qualidade total para melhorar a produtividade, reduzir custos e atender a necessidade de stakeholders. Compreender a complementaridade entre gestão da qualidade total, sistemas da qualidade, sistema de indicadores, melhoria contínua e ferramentas da qualidade.

Habilidades

Planejar e executar o controle da qualidade. Adquirir habilidade para sistematizar a resolução de problemas. Saber escolher as ferramentas da qualidade de modo eficaz e eficiente para cada etapa da resolução de problemas. Adotar abordagem factual de melhoria e desempenho. Avaliar a qualidade dos processos de produção. Entender o controle da qualidade como uma ferramenta estratégica. Relacionar o controle da qualidade com as demais disciplinas do curso.

Atitudes

Desenvolver interação entre teoria e práticas de controle da qualidade. Relacionar controle da qualidade com outras áreas da engenharia de produção como planejamento do processo e do produto, gestão de estoques e gestão financeira. Desenvolver consciência crítica sobre controle da qualidade. Perceber a importância das abordagens e métodos no contexto empresarial. Desenvolver a consciência crítica da inter-relação das áreas e atividades de uma empresa.

UNID.

C/H

CONTEÚDO

I

20

Introdução ao Controle da Qualidade e Inspeção da qualidade

Apresentação da definição de processos (SIPOC). Definição de variabilidade de processos. Apresentação da definição de processos (SIPOC). Definição de variabilidade de processos.

II

20

As ferramentas básicas da qualidade

Estratificação - Histogramas - Diagramas de Pareto - Brainstorming - Diagrama de Causa e Efeito - Ciclo PDCA - MASP - Método de Análise e Solução de Problemas - Outras Ferramentas

III

20

O controle do processo

Cartas de Controle de Shewart - Cálculo dos Limites de Controle - Cartas de Controle por atributos Cartas de Controle por Variáveis. CP e CPK.

IV

20

MASP e Avaliação do sistema de medição.

Apresentação de métodos de análise de solução de problemas. Aplicação de problemas de processos com a utilização do MASP e das ferramentas da qualidade.Apresentação sobre uso de dados para melhoria e controle da qualidade. Repetitividade e reprodutibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com