TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DECLÍNIO DO COMERCIO AO DECORRER DOS ANOS

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

CARLOS HENRIQUE BOAVENTURA ALMEIDA DOS REIS FIGUEREDO; DURVAL JULIO DE SANTANA NETO; FÁBIO RODRIGUES LIMA; MARCOS FRAGA DA SILVA GÓES;

RAFAEL AMORIM DA SILVA; SAMARA EMANUELLA DE JESUS MASCARENHAS;THICYA LOPES MASCARENHAS NUNES.

PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO – 2 SEMESTRE

[pic 3]

Itaberaba

2016

CARLOS HENRIQUE BOAVENTURA ALMEIDA DOS REIS FIGUEREDO; DURVAL JULIO DE SANTANA NETO; FÁBIO RODRIGUES LIMA; MARCOS FRAGA DA SILVA GÓES;

RAFAEL AMORIM DA SILVA; SAMARA EMANUELLA DE JESUS MASCARENHAS;THICYA LOPES MASCARENHAS NUNES.

PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO – 2 SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso Adminstração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Microeconomia e Macroeconomia,  

Métodos Quantitativos,

Ética, Política e Sociedade,  

Seminários II.

Prof... Leuter Duarte Cardoso Jr

Prof... Jenai Oliveira Cazetta

Prof... Wilson Sanches

Prof... Indiara Beltrame Brancher

Itaberaba

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

     2.1 A TAXA SELIC E SEU EFEITO NO COMERCIO ...................................................5-6

     2.2 O DECLÍNIO DO COMERCIO AO DECORRER DOS ANOS.....................................7-8

     2.3 ECONÔMICO E SOCIAL.......................................................................................................9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................10

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................11


1 INTRODUÇÃO

Através deste trabalho a equipe busca desenvolver uma pesquisa de campo, baseada nos estudos das disciplinas de:

 Microeconomia e Macroeconomia

 Métodos Quantitativos e

Ética, Política e Sociedade.

Abordando então os assuntos que foram ensinados em sala de aula ao longo deste semestre.

Serão apresentados neste trabalho os seguintes conteúdos sobre a situação econômica atual do país: os impactos da crise no comércio, o desenvolvimento econômico e social, a taxa Selic e a sua influência no cenário atual do comércio. Apresentando alguns elementos por meio de gráfico, com base no conteúdo estudado nas disciplinas.

Consideramos este trabalho extremamente importante, o objetivo é exclusivamente validar os resultados obtidos neste semestre, e construir uma percepção da situação econômica e social do país e seus reflexos sobre as organizações privadas, através da elaboração deste trabalho acadêmico.


2 DESVOLVIMENTO

2.1 A taxa Selic e seu efeito no comercio

 

A taxa Selic nada mas é que a ‘’taxa básica de juros de uma economia’’ que decide  se essa taxa aumenta ou baixa é o COPOM ( Comitê de Política Monetária do Banco Central. Vamos entender um pouco como a taxa Selic impacta em nossas empresas, a cada 45 dias é realizada uma reunião com o COPOM para definição da taxa Selic, essa taxa funciona como uma referencia para outras taxas de juros existentes no mercado, como o cheque especial e a poupança, é  também utilizada pelo governo para o controle da inflação, na taxa de cambio e principalmente no consumo. É ai que as pequenas empresas são severamente afetadas pos a taxa Selic tem dois principais efeitos sobre elas, sendo eles ‘’o credito e as vendas’’ como a é usada como referencias para outras taxas de juros quantos mas alta ela estiver mas caro ficara para que se possa conseguir empréstimos e ou financiamentos bancários.

Quando a Selic esta alta significa que temos menos dinheiro circulando na economia do nosso pais afetando diretamente nas vendas das empresas. A taxa Selic se manteve em baixa durante os anos de 2012 e 2013, a economia do nosso pais começou a apresentar sinais de fraqueza, além do mas teve se um aumento na inflação deixando o consumo cada vez mas caro. Quando algo desse ocorre o Banco Central age, colocando em pratica o COPOM que determina qual vai ser a meta da Selic, sendo que o objetivo principal é o controle da inflação para que se mantenha uma estabilidade econômica. A Selic só aumenta quando queremos ‘’frear’’ a economia e ao contrario para baixar a inflação.              

                                                                                                   


[pic 4]

www.Jamendo.com/en/artist/411807/dmartin

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetarios) de todos os bens e serviço finais produzidos numa determinada região (quer sejam paises, estados ou cidades),durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).

IPCA "Índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de " desenvolvimento humano"e para ajudar a classificar os países como desenvolvimento humano muito alto em desenvolvimento humano médico e alto e subdesenvolvidos.

IPCA: A população abrange as famílias com redimentos mensais compreendido entre 1 e 40 salários mínimos para que possa fazer levantamento de aluguel e condomínios, qualquer que seja a fonte de rendimento, e residentes nas áreas urbanas das regiões ( pois isso que equivale a aproximadamente 90% das famílias brasileiras.


2.2 O declínio do comercio ao decorrer dos anos

O Brasil se encontra em estado de alerta nos ultimos anos devido a crise que se instalou no país. O comercio tem sofrido drasticamente com a alta da inflação e grandes taxa de impostos que estão sendo cobradas pelos governantes, devido a toda essa situação muitos comerciantes tem sido obrigado a baixar suas portas antes mesmo  que se possa tira proveito do seu negocio .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (250.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com