TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

O DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO


RESUMO        

O campo administrativo possui diversas teorias de extrema importância até à atualidade. O principal objetivo desempenhado é citar especificamente as teorias administrativas de Taylor e Fayol. Este trabalho foi criado a partir de pesquisas, publicações e dados online, os quais nos auxiliam no entendimento de um assunto tão vasto e de extremo benefício aos administradores. Nele podemos perceber a grande relevância da teoria administrativa contextualizada à realidade das empresas modernas. Conseqüentemente, obtivemos um maior entendimento acerca do assunto, podendo nos aprofundar nos pensamentos dos teóricos citados.

Palavras - chave: Extrema. Objetivo.  Benefício.

1  INTRODUÇÃO

          Neste trabalho serão introduzidas abordagens dos principais conceitos administrativos e seus criadores. O objetivo principal é demonstrar como todas estas teorias abordadas passaram por muitos estudos para serem constituídas, possuem uma grande influência até os dias atuais e trouxeram grande conhecimento e desenvolvimento na história da Administração.

        A realização desta pesquisa foi impulsionada pelos objetivos específicos de conceituar as fases da teoria administrativa, exemplificar a forma pela qual os estudiosos do assunto usaram para concretizar as teorias da Administração e demonstrar como as mesmas relacionaram-se ao desenvolvimento social. Foram utilizados como fontes de pesquisa para o desenvolvimento deste documento: livros, publicações online e conteúdos vistos em sala de aula.

 Neste estudo, abordar-se-á a vasta importância do assunto ainda encontrada na atualidade. Primeiramente, demonstrar-se-á que foi a partir das ideias destes teóricos consagrados, que a administração das empresas melhorou ainda mais. Com seus estudos em relação ao assunto, houve uma maior organização, divisão correta das funções desempenhadas em cada trabalho, especialização, dentre outros fatores, que auxiliaram no crescimento das empresas estudadas por eles na época. Por fim, busca-se demonstrar como essas teorias criadas há muitos anos, contribuem na moderna administração de empresas.

2  ORIGEM DA TEORIA ADMINISTRATIVA

Dentre todas as teorias da Administração, uma das mais importantes se iniciou em 1911, com Frederick Winslow Taylor, o qual utilizou o trabalho operário para iniciar seus estudos. Com o passar do tempo, Taylor generalizou suas pesquisas para a administração geral, que constituiu importância conhecida até a contemporaneidade.

O princípio de separar o planejamento e a organização do trabalho da sua execução é freqüentemente visto como o mais pernicioso e típico elemento do enfoque de Taylor da administração, pois efetivamente ‘divide’ o trabalhador, defendendo a separação entre mãos e cérebro. (MORGAN, 2007, p. 34).

 A carreira de Taylor em relação ao assunto se inicia quando publicado seu livro Shop Management (Administração de oficinas), em 1903. Seu tema era concentrado exclusivamente nas técnicas de racionalização do trabalho de operários, através dos estudos de Tempos e Movimentos. Sua principal preocupação neste período era tentar eliminar o prejuízo e perdas sofridas nas empresas americanas e aumentar a lucratividade e crescimento.

 Em 1911, Taylor publica seu livro Princípios da Administração Científica, período que foi marcado como segunda fase da teoria administrativa. Com todas as suas experiências concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada diariamente pela empresa e, principalmente pelo seu supervisor, de tal forma que possuísse coerência na aplicação de seus princípios. Afinal, o funcionário, ao ter a divisão das tarefas e a especialização do trabalho consegue reestruturar a fabricação, fazendo o operário produzir mais. Taylor desenvolveu seus estudos sobre administração geral, a qual denominou de Administração Científica, sem deixar suas preocupações com as tarefas dos operários.

A administração científica consiste fundamentalmente em certos princípios gerais ou numa filosofia aplicável de muitos modos. Mas, a descrição do que algumas pessoas acreditam ser o melhor meio de implantar esses princípios gerais não deve ser, absolutamente, confundida com os princípios em si. Chiavenato (2011, p.65) demonstra a seguir, que, apesar de Taylor ter suas teorias criticadas, o mesmo forneceu subsídios para a forma moderna da organização do trabalho:

 A obra de Taylor e susceptível de críticas, que não diminuem o mérito e o                                                        galardão de pioneiros e desbravadores da nascente teoria da Administração. Na época, a mentalidade reinte e os preconceitos, tanto dos dirigentes como dos empregados, a falta de conhecimento sobre assuntos administrativos, a precária experiência industrial e empresarial não apresentavam condições propícias de formulação de hipóteses nem o suporte adequado para elaboração de conceitos rigorosos.

         “Estou plenamente convencido de que estes princípios se tornaram de uso geral, no mundo civilizado, mais cedo ou mais tarde, e, quanto mais cedo, tanto melhor para todos”. (TAYLOR, 2011, p.15-16)

3  ORGANIZAÇÕES RACIONAIS DO TRABALHO

         Com a tentativa de substituir métodos arcaicos que eram utilizados na época, Taylor utilizou a metodologia Científica em todas as funções trabalhistas, assim recebendo o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). O operário não possui capacidade nem formação para poder analisar cientificamente o trabalho ou criar de forma correta um meio eficaz para o crescimento econômico da empresa. Porém, seu superior comum teria a função de subordinar o operário na escolha de executar suas tarefas.

        Assim, Silva (1987, p.14) exemplifica que:

Taylor desenvolveu um sistema de análise, classificação e simbolização para o uso no seu estudo de cada tipo de indústria manufatureira [...] ele aplicou o novo sistema com grande êxito em numerosos estabelecimentos, estendendo-os aos aspectos administrativos, as seções de venda e à seção de fabrico.

Então, com a Administração Científica ocorre uma divisão de responsabilidades: a administração gerencial fica sob responsabilidade do supervisor comum, tendo que executar um estudo minucioso do trabalho que o operário exerce e da assistência ao trabalhador durante a sua produção, tornando este último responsável somente pela execução de seu trabalho, sem responsabilidade perante outras tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com