TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO E TREINAMENTO DA VIAÇÃO PIRACICABANA

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.052 Palavras (13 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINSTRAÇÃO

DESENVOLVIMENTO E TREINAMENTO DA VIAÇÃO PIRACICABANA

Andressa Cerqueira                                       RA: A75260-9

Cristiane Medina de Oliveira                              RA: A8061j-6

Daniela Pereira de Araujo                              RA: B0987J-9

Suellen Souza de Araujo                                 RA: B1407E-4

Rafaela Francisca dos Santos                        RA: B17638-5

Turma: AD4A41

Gestão de Pessoas

SANTOS

2012

INTRODUÇÃO

Para o pai da administração moderna Peter Drucker, uma organização empresarial só terá sucesso quando tiver domínio pleno da teoria do seu negócio, ou seja, ajustar o produto ou serviço às necessidades do mercado.  Com essa definição objetiva permite que se tenha toda a empresa focada e organizada para atender às expectativas e às necessidades dos clientes.

Contudo não basta trabalhar para atingir um padrão de competitividade mundial apenas no produto final. É preciso alcança-lo em todos os processos e para que isso aconteça se faz necessário a analise dos processos, porque somente por meio da gestão por processos é possível dominar plenamente o negócio e obter o desempenho desejável.

O trabalho mostra de forma clara as etapas do processo de treinamento, o que se espera dele e os resultados alcançados, assim como os indicadores usados para o mesmo.

Prezando sempre pela excelência de seus processos a Viação Piracicabana se tornou uma empresa muito completa na área de Recursos Humanos e a sugestão de melhorias só vem a acrescentar esse sucessivo crescimento em que a empresa se encontra.

1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 

A empresa Viação Piracicabana Ltda. Permissionária do serviço de transporte da Baixada Santista que atende o transporte municipal da cidade de Santos e Praia Grande, além das linhas intermunicipais que percorrem por Santos, Cubatão e São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém possui instalações nos municípios de São Vicente, Santos e Praia Grande, e pertence a um grupo que atua no ramo de transporte urbano. É uma empresa privada, de grande porte, que presta serviço público na região, possui cerca de 3000 colaboradores, 2.208 homens e 543 mulheres, fiscalizada pelos órgãos públicos de cada cidade que opera.

As operações na Baixada Santista foram iniciadas em 1993 com aquisição da Viação Santos, São Vicente e Litoral S.A. Em 1994, a empresa ampliou sua atuação assumindo parte das linhas municipais de Santos, através de processo licitatório. A operação das linhas municipais de Praia Grande teve inicio no ano seguinte, em 1995. Os Terminas de passageiros Tude Bastos e Tatico que são parte integrante do processo licitatório foram construídos na cidade em 1996. Neste mesmo ano a operacionalização das linhas intermunicipais de Praia Grande foi iniciada. Em 1997 e 1998 houve o processo licitatório de todas as linhas municipais de Santos, quando 100% passaram a ser operadas pela Viação Piracicabana.

Pioneirismo, modernidade e inovação tecnológica fazem parte da história da empresa. Em 1998 deu início à implantação do sistema de bilhetagem eletrônica com introdução do Cartão Transporte para o Estudante.

         Este sistema foi consolidado em 2000, com a comercialização do Cartão Transporte Comum e a reestruturação da área Comercial. Criaram-se os setores dentro da área Comercial Central de Atendimento (CAT) e VT Eletrônico em 2001, para permitir que as empresas adquirissem o vale Transporte de seus funcionários eletronicamente, com mais facilidades e comodidade, através do Cartão Transporte.

1.1 Produtos e Clientes

Transporte urbano de passageiros, tendo como público alvo usuários de transporte coletivo (trabalhadores, estudantes e população em geral).

Outro produto oferecido pela empresa é o cartão Múltiplo de todas as tarifas, e o cartão Smart para atender as empresas e PVT (Ponto de Vendas Terceirizadas) nas áreas de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Cubatão.

1.2 Força de Trabalho

A empresa conta com cerca de 3000 colaboradores divididos em quatro áreas: operação, manutenção, comercial e administrativa.

Área Operacional: Composta por cerca de 1700 motoristas e colaboradores que exercem funções ligadas à operação da empresa.

Área Manutenção: Composta por colaboradores responsáveis pela manutenção dos veículos como pintura, revisão preventiva, corretiva, etc.

Área Comercial: Composta por colaboradores que atuam nos pontos de ônibus, vendedores de passe, funcionários locados em lojas, quiosques, etc.

Área Administrativa: Composta por cerca de duzentos colaboradores distribuídos em diversos setores.

A empresa possui três bases para atender e multiplicar a força de trabalho. A matriz localiza-se em São Vicente, Praia Grande e Santos, onde se distribuem as tarefas e comandos aos encarregados e subordinados, rotatividade de contratações e requalificações na ausência de funcionários. Melhorias na comunidade, equipamentos avançadas e treinamentos de três em três meses. Reuniões relâmpagos frequentes para que não se sobrecarreguem os funcionários visando melhoria no atendimento com rapidez e eficiência. O recurso humano e seus sistemas de recrutamento e seleção, capacitação, com ampliação na produção do conhecimento sobre a força de trabalho nas áreas operacionais. Há também inserido dentro da empresa o departamento jurídico. Os profissionais contam com formação do ensino fundamental a cursos superiores de acordo com a função.

1.3 Fornecedores de Insumos

Compra de veículos anualmente para garantir idade média baixa da frota; peças; pneus, óleo diesel.

  • Limpol - serviços externos, limpeza dos ônibus;
  • Star - parte hidráulica, elétrica, reformas, pinturas em geral;
  • Fábrica Petroni - cartões Múltiplos e Smart;
  • Codesavi – coleta de lixo;
  • CET- Companhia de Engenharia de Tráfego;
  • EMTU-Empresa Metropolitana de Transporte Urbano.

1.4 Compromisso com a Sociedade

A contínua preocupação com o meio ambiente faz com que seja uma empresa socialmente responsável. Em 1997 teve inicio a aquisição de ônibus com características específicas para o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. Hoje, só na cidade de Santos são 155 veículos, ou seja, 50% da frota são especialmente fabricadas para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (265.6 Kb)   docx (180.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com