TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Por:   •  23/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 7

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Katiuscia Roberta Marçal Montagem e Manutenção Industrial-ME

Acadêmicos:

Milene de Souza Rafael ferreira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso: Processos Gerenciais (EMD102)

RESUMO

Este trabalho foi realizado com base nos levantamentos feitos em Diagnóstico Empresarial, sob as informações da empresa Katiuscia Roberta Marçal Montagem e Manutenção Industrial-ME, cujo CNPJ é 27.552.729/0001-27, sito a Rua Avelino Garcia Duarte, 185 – COHAB II. A empresa deu início em suas atividades em 2017 na cidade de Santa Rosa de Viterbo, interior paulista.

A empresa conta com uma estrutura completa na prestação de serviços para manutenção industrial.

No diagnóstico empresarial foi utilizada a ferramenta da Matriz SWOT, onde foi possível detectar melhorias a serem aplicadas na empresa referente aos processos internos na inserção e coleta das informações da empresa, com base no diagnóstico empresarial.

Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional – Planejamento Estratégico – Ambiente Organizacional.

  1. INTRODUÇÃO

Fundada em 2017, no interior paulista, na cidade de Santa Rosa de Viterbo, o Casal Katiuscia e José Roberto deram início a um sonho e foi neste ano em que seu projeto se tornou realidade.

Depois de realizado um estudo de mercado e através de pequenos trabalhos divulgando e apresentando a qualidade de sua mão de obra em pequenas empresas, a JRB MONTAGEM E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL pôde virar realidade. Sua mão de obra a um preço mais baixo do mercado, a qualidade no trabalho com garantia e tempo de execução os tornaram umas das empresas mais procuradas para montagem e manutenção no setor papeleiro.

Nos anos seguintes a empresa começou a crescer no interior de São Paulo e neste período, outros colaboradores vieram para fortalecer a equipe que hoje conta com 110 colaboradores.

A JRB é uma empresa que conta em soluções estratégicas com garantia para oferecer soluções em projetos e também realizá-los. Hoje a empresa é referência em prestação de serviços no setor papeleiro.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As empresas carecem de ferramentas tecnológicas para acompanhar seu crescimento, seja para pesquisar históricos passados, comparar preços de compras e vendas, emissão de relatórios, tudo o que cerca informações e qualidade afim de melhorar a performance empresarial.

A introdução de um sistema garante integridade, padronização, trazendo confiabilidade e segurança, tanto para o operacional quanto para o administrador para tomada rápida de decisões. Auxiliando a alcançar os objetivos definidos, com mais clareza e eficácia.

Consequentemente aumenta a produtividade, devido a organização e redução de tempo nos processos e evitando falhas. Evitando falhas, se evita retrabalhos que por muitas vezes gera apenas desgaste na correção do processo, e automatizando se reduz drasticamente os trabalhos manuais que evitavelmente surgem falhas.

Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. O administrador bem-sucedido em uma organização pode não sê-lo em outra. CHIAVENATO (2011, p.2)

 De acordo com Chiavenato (2011), “ Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.)”

  Cabe ao administrador ter algumas habilidades necessárias para gerir sua empresa, dentre elas as habilidades técnicas, humanas, conceituais, de conhecimento, perspectivas, de atitude, e julgamento. (CHIAVENATO, 2011)

  1. METODOLOGIA

 Na pesquisa feita foi possível observar a necessidade da introdução de um sistema ERP, no qual irá será de grande ajuda na medição dos níveis e controle de estoques, na realização de compras, no financeiro principalmente na geração de relatórios, com todas as informações automatizadas trará eficácia na consulta e tomada de decisões.

Junto com as entrevistas e desenvolvimento deste trabalho foi apresentado ao administrador e seus colaboradores os pontos fracos observados para serem eventualmente corrigido, foi notado a importância da introdução de um sistema integrado. Pode-se notar também a importância de divulgação e prestação de serviços através de mídias sociais com uma empresa terceirizada, especializada em gestão de tráfegos.

Com isso a prospecção e captação de novos clientes será mais assertiva, assim como também a ideia e despertar o interesse nos futuras empresas, seja de forma virtual ou física.

Através da intervenção empresarial será possível nortear com clareza qual a prioridade para um novo investimento da empresa e quais impactos benéficos trará de imediato, em um curto prazo de tempo.

Atualmente as empresas para se manterem no mercado onde o cenário e tão competitivo, onde se busca um diferencial para se destacar, esse diferencial seria um atendimento realmente de qualidade e prazer para o cliente já torna a empresa em destaque. Entendemos que os clientes buscam preço e qualidade. Mas cliente espera por muito mais como um serviço prestado com amor e preocupação.  Com a introdução do sistema será possível garantir maior satisfação em relação as necessidades e desejos dos clientes, reduzindo tempo de espera na prestação de serviço, sendo possível ter mais controle e organização de forma mais imediata.

Baseado nos dados fornecidos pela empresa por meio de entrevista pode-se explicar utilizando a ferramenta de SWOT ou matriz SWOT, cruzamos os fatores internos e externos da organização:

[pic 1]

Fonte: https://relacoesinternacionais.com.br/analise-swot/. 2022

   

 Depois da definição do objetivo alinhado, e integrando as ideias de todos envolvidos, a pesquisa foi primordial para constatar os fatos, possibilitando uma visão geral de quais melhorias a organização precisava. O foco será direcionado na introdução do sistema afim de assegurar as informações e eficácia como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (253.9 Kb)   docx (140.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com