TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Por:   •  26/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 11

BIBLIOGRAFIA 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho constitui em uma abordagem das disciplinas estudadas no 5º semestre: Marketing, Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Científica. O objetivo é desenvolver habilidades de análise voltadas para área de marketing, relacionados com os conceitos transmitidos nas tele-aulas, aulas-atividade, web aulas e material didático. O diagnóstico empresarial foi realizado junto às empresas Supermercados Bahamas e J.F. Papelaria Ltda, ambas localizadas em Viçosa-MG.

2 DESENVOLVIMENTO

EMPRESA 1

Identificação

O Supermercado Bahamas é uma empresa de médio porte, atua no segmento varejista, oferecendo uma grande variedade de gêneros alimentícios, tendo uma de suas filiais em Viçosa-MG.

Análise das informações coletadas

A empresa possui um moderno centro de processamento de dados, conduzido com o SPE Data, parceiro de negócios da IBM, utilizando a tecnologia Blade System para consolidar os sistemas de ERP e as informações do supermercado. A solução possibilitou a centralização de arquivos e documentos de usuários, conferindo facilidade no gerenciamento e aumento da capacidade de armazenamento do sistema.

O Supermercado Bahamas disputa por um mercado de bens ou serviços, entre os diversos supermercados da região, para conseguir uma fatia maior de clientes. Desta forma, a margem para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado, podendo os consumidores buscar por suas marcas preferidas.

Os tipos de comunicação existente nesta empresa são: comunicação ascendente e comunicação lateral.

Uma forma de comunicação ascendente é a pesquisa de atitudes. É uma das ferramentas utilizadas pelo Bahamas para manter a comunicação ascendente e informar sobre a satisfação dos colaboradores a respeito de seu trabalho, salário, relações entre colegas, dentre outros aspectos da organização.

A comunicação lateral/diagonal geralmente se dá através da comunicação oral em organizações com estrutura horizontal, ou seja, com poucos níveis hierárquicos, por isso tende a ser mais rápida que a comunicação formal.

Em relação à comunicação externa da empresa, o Bahamas produz uma das mais criativas campanhas de publicidade. A empresa promove campanhas solidárias, além disso, atividades de esporte, lazer e cultura fazem parte do seu calendário anual de eventos.

O Supermercado Bahamas possui um eficiente sistema computadorizado de geração de relatórios para a tomada de decisões referentes a produtos e investimentos. Estes relatórios são rigorosamente analisados e discutidos entre os diversos setores da empresa, depois são arquivados para serem comparados sempre quando necessário.

A Gerência de Expansão da empresa realiza estudos de mercado e viabilidades de investimentos em diversas regiões do estado de Minas. Este trabalho está servindo de base para as decisões estratégicas do grupo. Os investimentos em novas redes passam por aquisições, novas construções e formação de parceria com outros empresários e investidores locais, sempre levando em conta a concorrência.

A empresa realiza constantemente pesquisas de satisfação de clientes, através de informações de seus colaboradores, de enquetes online e também contratando empresas especializadas em pesquisa de mercado, em determinados períodos do ano. É vencedora de todas as pesquisas Top of Mind realizadas.

O Supermercado Bahamas também realiza o endomarketing, uma vez que acredita que a posição do público interno exerce influência sobre o consumidor, com a finalidade de fazer com que os colaboradores sejam verdadeiros parceiros da organização, aprovando, valorizando e conhecendo todos os produtos oferecidos pela empresa, a fim de auxiliar os clientes na escolha.

Portanto, o diagnóstico organizacional realizado oferece a possibilidade de identificar informações essenciais para criar oportunidades de gerar, em todos os níveis, uma excelência organizacional: melhores resultados, melhor custo benefício, adequação e agilidade dos processos, eliminação de retrabalhos e desperdícios, aumento da satisfação e fidelização dos clientes.

Trata-se da avaliação de todas as áreas da organização nos aspectos estrutural, organizacional e administrativo, identificando as oportunidades de melhoria, através de uma metodologia baseada na análise de documentos, processos, produtos e na aplicação de entrevistas e pesquisas em todos os públicos da organização. Constitui o primeiro passo para alcançar uma maior eficiência e eficácia dos processos, visando à melhoria e a satisfação dos clientes.

Identificação de problemas

A fila do "Caixa Rápido" é o foco de reclamações por parte dos clientes do supermercado Bahamas, necessitando, portanto, da otimização dos serviços neste sentido. Ocorre também em determinados períodos do dia que alguns caixas não funcionam, prejudicando o atendimento.

Outro problema identificado, por incrível que pareça, é o mix de produtos, ou seja, muita diversificação de um mesmo produto. O Bahamas oferece ao consumidor tamanhos variados, grande quantidade de sabores e diferentes marcas e preços. Com a justificativa de atender às necessidades do consumidor, a empresa tem procurado fornecer muitas variações de um mesmo produto. Isso é bom à primeira vista. No entanto, com o aumento de preço dos produtos nos últimos tempos, o consumidor usa a variedade de tamanho dos itens a seu favor. Quando acha que determinado produto está mais caro, ele compra a embalagem menor, ou muda de marca. Apesar de que o consumidor tem procurado manter a compra de todos os itens de sua lista, as marcas mais baratas estão ganhando mais espaço. O consumidor da classe C segue em busca de preços mais baratos.

Plano de ação

Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantem um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com