TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano

Por:   •  9/10/2018  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento Humano

  1. Conceitue: Crescimento, Desenvolvimento e Maturação.

- Crescimento aumento do tamanho do corpo como um todo e suas partes.

- Desenvolvimento descreve a soma dos processos do crescimento, diferenciação e especialização do organismo que finalmente levam ao seu tamanho, forma e função definitivas.

- Maturação a maturação se refere ao progresso em direção ao estado de maturidade biológica.

  1. Descreva o crescimento muscular, com suas características, e seus riscos.

Desde o momento da concepção, inicia-se um processo de multiplicação e divisão celular que nomeamos crescimento. O Termo crescimento refere-se ao aumento do tamanho do corpo, seja em número de células (hiperplasia), seja no tamanho delas (hipertrofia). O crescimento das diferentes partes do corpo não acontece de forma linear, mas em surtos, com diferentes momentos de pico. O crescimento tem uma fase muito intensa nas duas primeiras décadas de vida. Nesse período o ser humano desenvolve- se até chegar ao nível máximo de funcionamento dos órgãos e sistemas, o que chamamos de estágio maduro ou maturidade.

Sabe-se que o treinamento excessivo pode trazer diversos problemas. Nas mulheres pode ocorrer a tríade da mulher atleta, com distúrbios alimentares, amenorreia e osteoporose. Foram relatados casos de atletas de diversas modalidades com problemas de osteopenia e osteoporose em idades precoces, bem como aumento da incidência de fraturas por estresse (Mantoanelli, Vitalle e Amancio,2002).

  1. Explique as formas de avaliação do crescimento somático.

A avaliação do crescimento somático pode ser realizada através da medição da estatura, massa corporal, o comprimento do membro inferior e a estatura tronco-cefálica.

Podem ser utilizados vários métodos para avaliar a maturação, tais como: Maturação dental, morfológica, maturação óssea (esquelética) e da maturação sexual.

  1. Quais os tipos de células adiposas, suas funções e como se dá o crescimento e desenvolvimentos dessas células?

Os tipos de células são: adipócito branco e adipócito marrom.

A função primordial é o armazenamento de gordura para servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos)

O crescimento e desenvolvimento das células adiposas podem sofrer hiperplasia (aumento no número de células gordurosas) isto pode ocorrer principalmente na fase pré-púbere e púbere, no entanto também as células gordurosas já existentes podem sofrer hipertrofia (ou seja, aumento no tamanho das células no estado quiescente já existem nos adipócitos).

A lipogênese é caracterizada pela síntese de ácidos graxos que posteriormente formarão os triacilgliceróis, que serão armazenados no tecido adiposo. Esse processo pode ocorrer tanto em células do tecido hepático, quanto em células do tecido adiposo.

  1. Cite e explique 4 fatores de risco que podem levar uma mulher a apresentar um quadro de TRÍADE DA MULHER ATLETA.

O volume de treinamento excessivo, dieta hipocalórica, baixo peso corporal e baixo percentual de gordura, aparecem como os principais fatores que levam a disfunção menstrual e a perda de densidade mineral óssea, ou seja, pode levar a mulher a um quadro tríade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com