TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável em Tecnologia da Informação

Por:   •  8/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia da Informação

Desenvolvimento Sustentável em Tecnologia da Informação

Polo de Caldas Novas – GO

2017

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia da Informação

Desenvolvimento Sustentável em Tecnologia da Informação

Nome: Carla Barbalho Rosa

           

RA.:    1433732

           

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

2017

Resumo

A sustentabilidade faz parte do dia a dia das empresas, até mesmo as especificas no segmento de TI e as que tem o seu departamento próprio de TI. O objetivo principal é simples: a questão ecológica se tornou uma preocupação mundial na atualidade.

A preocupação é crescente e por isso é importante adquirir conhecimento sobre o assunto bem como aplica-lo no dia a dia para contribuir não apenas para a sustentabilidade dos recursos naturais, mas para uma qualidade de vida melhor para sociedade.

O assunto despertou tanto interesse que há alguns anos as empresas de TI estão pesquisando como elas podem atuar neste cenário ou até mesmo modificar seus comportamentos internos, ou seja, estão dando uma atenção a mais para a consciência ambiental e promovendo ações de sustentabilidade.

Portanto o objetivo deste trabalho é propor uma visão fundamentada no que se refere a possibilidade de se estabelecer relações entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável.

 

Palavras Chaves: Desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico, consciência ambiental e recursos naturais.

Abstratct

Sustainability is part of companies' daily lives, even those that are specific in the IT segment and those that have their own IT department. The main goal is simple: the ecological issue has become a worldwide concern today.

The concern is growing and therefore it is important to acquire knowledge on the subject as well as apply it on a daily basis to contribute not only to the sustainability of natural resources but to a better quality of life for society.

The subject has attracted so much interest that a few years ago IT companies are researching how they can act in this scenario or even modify their internal behaviors, that is, they are paying more attention to environmental awareness and promoting sustainability actions.

Therefore, the objective of this work is to propose a reasoned view regarding the possibility of establishing relationships between economic development and sustainable development.

        

Keywords: Sustainable development, economic development, environmental awareness and natural resources.

Sumário

1. 

Introdução        6

2. Desenvolvimento Sustentável        7

2.1. Tripé da Sustentabilidade        7

2.2. Papel da Tecnologia da Informação        8

3. Conclusão        9


Introdução

O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos em todo o mundo neste momento, acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio em que vive. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para a água, o ar e o solo.

O ser humano precisa entender que o desenvolvimento é importante e necessário, além disso deve respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja possibilidade de ter ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações.

Analisaremos o desenvolvimento sustentável como um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer esses elementos para as gerações futuras. Isso significa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza com o objetivo de não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

Com tantos problemas na relação entre homem e natureza, ocorreram agendas, conferencias e criação de leis com intuito de reverter os problemas causados e evitar mais problemas futuros.

Desenvolvimento Sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável foi oficialmente declarado em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na cidade de Estocolmo, Suécia, e, por isso, também chamada de Conferência de Estocolmo. A importância da elaboração do conceito, nessa época, foi unir as noções de crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação da natureza, questões que, até então, eram vistas de forma separada.

A questão ambiental, fundamental para qualquer plano de desenvolvimento, começou a ganhar espaço nos meios de comunicação. Com esse cenário a Tecnologia de Informação trouxe novas necessidades que precisam ser levadas em consideração, já que os recursos de computação em sua maioria agridem ao homem e ao meio ambiente. Um dos fatores mais vistos pelas empresas e sociedade é o aumento no consumo de energia elétrica; quanto mais recursos de computação são utilizados mais energia é gasta, e logo, mais produção de energia é necessária e os meios de produção de energia elétrica mais utilizados agridem muito o meio ambiente. Outro fator importante é que não basta somente usar recursos de TI é necessário fazer um gerenciamento do uso desses recursos. Além disso, acima do gerenciamento dos recursos está a produção destes recursos. Em sua maioria, a produção de recursos de TI não é nada saudável para o ser humano e o meio ambiente, pois os recursos (insumos) para fabricação causam muito agressão ao meio assim como os componentes dos produtos em si. Logo os recursos de TI além de trazerem benefícios acarretam algumas desvantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com