TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial

Por:   •  9/10/2019  •  Artigo  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

Diagnóstico Empresarial


Greice Caroline Roedel

Tutor:

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG52) – Trabalho de Graduação
15/04/2019

RESUMO

Este trabalho visa analisar todas as áreas da organização entrevistada. O Diagnóstico Empresarial é o instrumento para descobrir os pontos fortes e fracos desta, para assim conseguir solucionar problemas e alavancar o seu desenvolvimento. Ele possibilita o conhecimento do ambiente interno e externo da organização, para que sejam feitas ações de sustentabilidade e mantenha esta por muito tempo no mercado.

Palavras chaves: Diagnóstico Empresarial; Mercado; organização; desenvolvimento;

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos visualizar o Diagnóstico Empresarial da organização, para chegarmos em uma conclusão sobre o seu desenvolvimento. A partir deste estudo, descrever ações para melhorar a organização visando a sua longevitude no mercado. O presente entrevista aborda a situação de uma Auto Peças, com análise em seus pontos positivos e negativos, de sustentabilidade, mercado e crescimento. A entrevista foi realizada com o Gestor da empresa, tendo assim o levantamento de dados primários, para análise. Por fim, o Diagnótico Empresarial apresenta as conclusões realizadas por meio da análise dos resultados da entrevista, onde foi possível verificar a situação da empresa e o que seria possível fazer para sua melhoria e crescimento, que desmonstrou grande chances de crescimento a longo prazo a partir dos seus novos investimentos e ampliação da Sede própria e quadro de funcionários.

2 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

O levantamento de informações de todas as áreas da organização permite identificar e restringir seus erros no papel, ou até mesmo encontrar oportunidades de crescimento, equilíbrio ou forma de recuperação de uma organização. Para obter essas informações iniciamos uma entrevista com o seu gestor, através de perguntas estratégicas para chagarmos a uma conclusão final da sua situação. O principal objetivo é solucionar qualquer desarmonia entre as áreas internas ou entre a organização e o mercado. Para ter uma diretriz devemos fazer esta entrevista de forma direta, explorando os seus pontos fortes e fracos ao máximo para localizar a causas dos erros e corrigi-los.

Diagnóstico Empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúdeou eficiência. Assim sendo, através dele é possível verificar a existência de problema ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, bem como fornecer indicadores para ações interventivas que colaborem com a supressão das queixas. (ROSA, 2001, p.5).

3 COLETA DAS INFORMAÇÕES

           

A Giba Opalas é uma auto peças local que supre a necessidade de clientes que buscam peças raras e atendimento diferenciado para a manutenção das mesmas. Situado na região norte de Blumenau/SC, esta com nova Sede no bairro Badenfurt.

         Atualmente com 8 funcionários, sendo 3 na área comercial, 1 na área financeira/RH e os outros 4 na manutenção.

        A visão da empresa é se destacar no ramo de peças automotivas consideradas raridade, sendo a melhor do Sul do país.

        Os seus valores são: atendimento de qualidade, credibilidade, comprometimento com os seus clientes e profissionalismo.

3.1 DEPARTAMENTOS

        O Departamento de Recursos Humanos é ligado totalmente ao financeiro da empresa, por tratar-se de uma empresa pequena e familiar, a seleção é feita por indicação, onde 3 dos seus 8 colaboradores são da família. O financeiro por ser interligadi ao RH é administrado por um colaborador, que visa manter em ordem as contas e salários dos seus colaboradores.

        O Departamento Comercial busca a prospecção, manutenção e reativação dos clientes, auxilinado tecnicamente em todo processo da venda dos seus produtos e pós vendas (SAC), segunda via de boletos, negociações e entrega.

        O setor de manutenção, nada mais é o que seu próprio nome diz manter as peças em perfeito estado de funcionamento sempre.

         A empresa não possui um departamento próprio de  Marketing, onde sua  mídia visual é feita através de todos os colaboradores, principalmente pelo comercial e pelos sócios.

        

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Empresa familiar, com principios e valores

Não possui planejamento estratégico

Destaque na área de atuação

Não possui departamento de Financeiro separado do RH

3.2 OBSERVAÇÃO DE CAMPO

4 ANÁLISE DOS DADOS   

5.1 INDETIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS

5.1 EQUIPAMENTOS

 

          O time gerencial é um dos pontos fortes da Mônaco Café, contando com profissionais altamente qualificados, com larga experiência e criação de novos negócios.

  

5.2 PRODUTOS

 

         No último ano o crescimento da produção e consumo de café torrado e moído no mercado brasileiro foi 2,6 vezes maior que a média mundial, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café. Analisando o mercado de Santa Catarina identificamos uma carência de empresas especializadas no setor, se compararmos com mercados de mesmo tamanho e potencial. Visando explorar este mercado que tem uma previsão de crescimento de 35% nos próximos cinco anos, a Mônaco Café buscará estabelecer seu espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com