TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial

Por:   •  16/11/2019  •  Seminário  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 8

         

 

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

 

Daniela Barros Carvalho Sousa1

Deusilene De Sousa Vieira1

Eliene da Silva Negreiros Aguiar1

Rita de Cássia da Silva Pinheiro de Morais Vieira1

Whotsson Jonas de Araújo Aquino2

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Administração (ADG52)  

Prática do Módulo VI- dd/mm/aa

 

 

RESUMO

 

O estudo, em questão, trata-se de uma pesquisa sobre o diagnóstico empresarial que corresponde a uma ferramenta administrativa extremamente eficaz para análise de todos os elementos constituintes de uma empresa visando, assim, obter um paralelo da atual situação do empreendimento. Através desse diagnóstico pode-se ter a constatação positiva ou negativa da empresa e também saber onde investir para melhorar os pontos fortes e oportunidades do empreendimento e resolver as questões que colaboram para o fortalecimento das ameaças e fraquezas. Sendo assim, para uma compreensão da teoria aprendida em sala de aula, este estudo tem por objetivo geral realizar um diagnóstico organizacional da empresa Doremi Festas. O material neste trabalho foi referências bibliográficas, pelo fornecimento de material virtual da faculdade, por buscas realizadas na internet no o google acadêmico e além disso, realizou-se uma entrevista na empresa Doremi Festas com o objetivo de extrair ideias e conhecimento sobre o diagnóstico empresaria. Ao fim desta pesquisa, conclui-se que a empresa Doremi possui um diagnóstico empresarial favorável à sua manutenção no mercado. O empreendimento preocupa-se não somente com o lucro, mas também com o bem-estar do meio ambiente e das pessoas que se relaciona. Além disso, a empresa está em constante inovação no mercado e promovendo melhorias na prestação dos serviços oferecidos buscando diversificar as tendências para satisfazer o cliente.

Palavras-chave: diagnóstico empresarial, equilíbrio, planejamento, qualidade e estratégia.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Atualmente, o comércio mundial vem crescendo e o mundo organizacional requer cada vez mais conhecimentos dos diferentes mercados e produtos que circulam na sociedade, dessa maneira, realizar um diagnóstico empresarial vai de encontro às demandas da área da Administração  

Nesse contexto, o presente trabalho constitui-se como uma atividade que atende aos requisitos da Disciplina Diagnóstico Empresarial. Considerando que os processos de mudança são constantes, o diagnóstico empresarial justifica-se por revelar ferramentas para ajuste e compreensão dos elementos que permeiam a empresa.  

Sendo assim, é relevante buscar conhecimentos na área administrativa, principalmente no que se refere à organização de uma empresa como os conceitos adotados, investimentos, capacitação de colaboradores, visão de mercado e produtos, pois essas informações permitem identificar necessidades e prioridades utilizadas pelas organizações para se manter no mercado.  

 Dentre as questões da pesquisa, busca-se analisar a situação estratégica e descobrir quais as potencialidades da empresa Doremi Festas tem no mercado da cidade de Picos e sua microrregião, para isso, foi realizada uma entrevista com o responsável pela referida empresa, localizada na cidade de Picos-PI, buscando conhecer o ambiente interno e externo da organização e sua atuação no mercado.  

Portanto, a construção do trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico organizacional da empresa Doremi Festas, seguindo roteiro da disciplina Diagnóstico Empresarial para compreender a realidade organizacional sob diferentes olhares.  

 

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

                                                                                                                                                                                   

No intuito de conhecer uma organização através de um diagnóstico é necessário entender como se define em termos conceituais algumas ideias relacionadas ao mundo empresarial. Nesse sentido, Chiavenato (2009) define que as organizações, de uma forma bastante ampla, são unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Isso caracteriza que uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social sujeito a mudanças.

De acordo com Montana e Charnov (2003, p. 1), “atividades de administração são: planejamento, organização, provimento de cargos e vagas, coordenação, motivação, liderança e controle”.    Portanto, entende-se que um diagnóstico empresarial propicia elementos para que uma empresa exerça dentre outras atividades que lhes é característica, a de planejamento.  

Para Lacombe e Heilborn (2003, p. 168), diagnóstico empresarial consiste “no exame da situação de uma empresa”. Nesse contexto, o diagnóstico prevê possíveis práticas que podem ou não levar uma empresa ao sucesso no mercado. Dessa forma, para ter sucesso em uma organização é preciso práticas que priorizem desde a qualidade do produto oferecido no mercado até as condições de trabalho dos funcionários, assim, Gonçalves (2012 apud Pfezzer, 1994, p. 126) demonstra 16 práticas de gestão que levam ao sucesso organizacional:

 

a. Senso de segurança no emprego; b. Seletividade no recrutamento; c. A oferta de altos salários; d. O pagamento de incentivos; e. Tornar o funcionário acionista; f. Compartilhamento de informações; g. A participação e a delegação de poder (empowerment); h. A formação de equipes autônomas de trabalho e o redesenho de tarefas;

i. O treinamento e o desenvolvimento de habilidades; j. O job-rotation, ou rotação de cargos;

k. O igualitarismo simbólico (eliminar símbolos que separam ou discriminam as pessoas); l.

A menor distância entre as diversas faixas salariais; m. A promoção interna; n. As perspectivas em longo prazo; o. A definição e aplicação de medidas de avaliação das políticas de gestão de pessoas; p. A definição de filosofias ou visões dominam que indiquem os modos de os indivíduos lidarem com as questões cotidianas (ou valores explícitos de uma cultura organizacional).  

                Sendo assim, o sucesso organizacional é precedido por boas estratégias, conforme

Chiavenato, (2010, p. 71), “a estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda”. Segundo o referido autor, quase sempre, estratégia significa mudança organizada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com