TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 15

Diagnóstico empresarial:

Marketing como estratégia de negócio

Karlene Tavares da Roza

Matheus Rosinski dos Santos

Tainá de Souza Rau da Costa

Crizante A. de Quadros Jr.

        

RESUMO

Utilizando o diagnóstico empresarial de maneira adequada é possível ter uma visão completa do seu empreendimento, identificando assim falhas e oportunidades para que tornem a tomada de decisões mais segura. Além disso, fornece importantes informações para que possamos criar um nicho de estratégias que alavanquem com eficiência seu negócio. Esta ação deve ser executada em todos os tipos de negócios, independentemente do tamanho e do tempo de atuação. Ou seja, até mesmo empresas de pequeno porte, precisam periodicamente, colocar o diagnostico empresarial em funcionamento.

O marketing feito de forma adequada destaca a empresa positivamente, fazendo com que suas ações sejam reconhecidas por todos os públicos e lhe garantindo um acesso a bons resultados. Se não dermos a devida atenção a está vasta área de recursos positivos, será um grave erro que precisa ser revisto rapidamente. Apesar do mesmo fazer parte da rotina empresarial, muitos negócios ainda não compreenderam a importância e a dimensão desta ferramenta, nem sempre é utilizado como deveria.

Palavras-chave: diagnóstico, empresarial, ferramenta, digital, marketing.

1. INTRODUÇÃO

O Modelo de Diagnóstico Organizacional com o auxílio do Marketing como estratégia aqui desenvolvido está descrito em perspectivas diferentes que juntas tem uma performance de alta qualidade: Estrutura, Marketing, Produção e Operações, Pessoas, Finanças, Conhecimento e Sociedade. O desenvolvimento do Modelo de Diagnóstico organizacional contribui com a área aqui apresentando um instrumento de coleta de dados operante e prático no sentido de auxiliar consultores e administradores na avaliação global de empresas, permitindo também analisar a prontidão da empresa antes da execução do planejamento estratégico.

Os fundamentos da competição estão mudando. Dessa forma, os gestores têm de adotar uma nova mentalidade empresarial, baseada em flexibilidade, velocidade e inovação. Pois, as condições do cenário competitivo levam a um mundo de negócios perigoso, no qual os investimentos necessários para competir em escala global são enormes, e as consequências do fracasso são graves (HITT, IRELAND E HOSKISSON, 2008). Para tal, as organizações necessitam ter um propósito consistente, baseado em diferencial competitivo sustentável, concretizando uma situação futura desejada.

O plano de marketing permite a empresa melhores condições para administrar seus negócios caracterizando-se como elemento fundamental juntamente com as diretrizes do plano estratégico da empresa e possibilita que ela diminua os riscos relativos ao seu negócio e desenvolva ações que serão importantes para o estabelecimento de vantagens competitivas contribuindo para o aumento da participação de mercado e de seus lucros.

O campo de avaliação de marketing consiste em verificar a empresa em todos os aspectos mercadológicos ligados à atividade empresarial. Dessa forma o conceito de marketing que embasou essa fase do trabalho foi apoiado em Kotler (2000), que cita a área como a função empresarial que possui três objetivos principais: primeiro, o de identificar as necessidades e os desejos dos consumidores, segundo determinar qual o mercado-alvo que a organização pode atingir com qualidade e eficiência e, terceiro, planejar produtos e serviços adequados a esses mercados. A perspectiva Marketing divide-se nos campos: Sistema de Informações de Mercado, Estratégias e Posicionamento, Composto, Gestão de Vendas, Comunicação.

 A ampliação da concorrência e a nova realidade enfrentada por estas pequenas empresas, o uso do Plano de Marketing, alinhado ao plano estratégico da empresa, passa a ser fundamental como plano no auxílio da diferenciação e obtenção de vantagens competitivas, tendo em  vista que na atual conjuntura  que o mercado vive, ter uma orientação voltada para o marketing, atendendo as necessidades e desejos dos clientes antes de seus concorrentes e de forma que seus produtos se tornem mais atrativos passou a ser a principal estratégia ser seguida por uma empresa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

 A necessidade de pesquisar algo nasce a partir do surgimento de problemas e da curiosidade de muitos pesquisadores. Podendo-se assim, definir a pesquisa como uma atividade voltada para a solução de problemas e para suprir a necessidade de conhecer do homem, empregando processos científicos (CERVO e BERVIAN, 1977; GIL, 1999). 

O Diagnóstico empresarial tem por finalidade principal analisar uma empresa, a fim de descobrir seus pontos fortes e fracos, bem como possíveis oportunamente e ameaças, para que sejam aplicadas ações para ajustes com o objetivo de maximizar o potencial e o desenvolvimento da mesma. É, portanto, uma ferramenta que possibilita um melhor conhecimento do ambiente interno e externo da empresa, promovendo ações que visam a sustentabilidade e a longevidade das organizações no mercado.

2.1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

        Como o próprio nome sugere, o planejamento estratégico é aquele que estabelece as estratégias de longo prazo da empresa. É através dele que gestores podem saber exatamente o que se quer e qual a direção a ser seguida.

        O planejamento estratégico leva em consideração três itens importantes:

  • Missão: Qual o propósito da empresa;
  • Visão: O que se deseja atingir no futuro;
  • Valores: Qual comportamento esperado e desejado pelos envolvidos na execução das atividades.

O planejamento estratégico é um processo que auxilia a empresa a projetar o seu futuro, após avaliação do ambiente externo e interno, com definição da estratégia para alcançar os objetivos traçados. Engloba as decisões que atingem toda a empresa e que visam ao médio e longo prazos. É um processo contínuo, portanto está sempre sujeito à revisão. (BAGGIO, 2010, p. 15).

        No processo de elaboração do planejamento estratégico é fundamental que os gestores do topo participem, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

        De forma geral é através do planejamento estratégico que gestores poderão estabelecer um rumo direcionado a conquistar os objetivos estabelecidos, com o propósito de obter o nível máximo de otimização entre as relações da empresa e o meio onde está inserida.

2.2. MARKETING

Uma boa estrutura de marketing para a empresa é um fator fundamental, pois no ramo das vendas é indispensável ter-se o conhecimento e domínio do mercado, principalmente as necessidades dos clientes. O gestor considera o marketing muito importante para sua organização, pois é através dele que a loja faz a captação de seus clientes como também na apresentação da empresa para o mercado, informando aos clientes quais os produtos que a empresa trabalha e suas promoções e na divulgação da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (336.9 Kb)   docx (190.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com