TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial

Por:   •  7/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

Diagnóstico Empresarial/O Desenvolvimento dos gestores na Empresa.

Cristiane de Medeiros Silveira – Matricula 1789554¹

Virgínia Oliveira de Souza - Matrícula  1771332²

Prof.²Sandra Leticia Rossignolo.

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (2087)

26/10/2021

Resumo

O conhecimento e reconhecimento de modo geral, para que se desenvolva algum tipo de trabalho comercial ou industrial,deve-se sempre ser  estudado com muita cautela para que possa ser  apresentado no mercado de trabalho.Sendo este artigo uma representação onde serão colocados os pontos de referência de uma empresa prestadora de serviços,que atualmente esta ativa no mercado de trabalho.O gestor da empresa será peça fundamental para o desenvolvimento deste artigo,onde o mesmo dará a possibilidade de ser feito um diagnóstico claro da sua empresa,na qual é uma  prestadora de serviços,onde a mesma será citada ao decorrer deste artigo,tendo como apoio de estudo,questões desenvolvidas para a empresa que segue o ramo de prestação de serviço terceirizada,serão desenvolvidas e aplicadas as questões para o esclarecimento oficial e único desta empresa.O acompanhamento de um diagnótico empresarial é de suma importância aos reais interessados na sua evolução e crescimento,os donos e colaboradores da mesma.

Palavras-chave: Pesquisa,Roteiro,Desenvolvimeto,Aplicação.

INTRODUÇÃO

O diagnóstico empresarial é uma avaliação interna de todos os processos que ocorrem na empresa,e tudo que acontece no dia a dia  no empreendimento. Ela serve para identificar as forças e fraquezas da sua empresa, como, por exemplo, aumento no faturamento, desorganização no controle de estoque, estratégias de marketing que não estão funcionando, entre outros.E não pense que, por uma empresa ser de pequeno porte, ela está livre do diagnóstico. Muitas vezes, o empreendedor acredita que, pelo menor tamanho de seu empreendimento, ele consegue visualizar todos os processos sem precisar parar para descrevê-los e analisá-los. Esse tipo de pensamento, no entanto, faz com que esse diagnóstico seja muita vezes bastante impreciso, levando a tomadas de decisões incoerentes.

Em relevância temos a “Pesquisa” para que possa ser feito estes diagnósticos,no entanto ela nem sempre atingirá 100% do total verídico da empresa.

O presente artigo será relacionado com a UP Prestadora de Serviços,a empresa é uma terceirizada para serviços de limpezas gerais e prediais,portanto o relatório adquirido através de uma relação de perguntas feitas ao gestor,será discriminado ao final do artigo contemplando o fechamento do mesmo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A partir do embasamento teórico,as condições de análise e conhecimento do assunto tornam-se mais nítidos e os objetivos em questão poderão de forma correta ser alcançados.

Segundo Roesch (2006, p. 105), “ a revisão da literatura permite entre outros propósitos levantar soluções alternativas para tratar de uma problemática”.

O diagnóstico detém  a necessidade de conhecer e aprimorar seus conhecimentos de modo como se reage a cada situação,onde é reconhecido através dos gestores por seus colaboradores em cada setor dirigido.

Segundo Peter Drucker (Frase pronunciada em, 1967) Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos.

Segundo diversos autores as pricipais atividades da gestão,ou função do gestor podem variar ,mas basicamente são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

 

A antecipação das ações a serem executadas pela empresa coloca em prática,o processo de planejar,algumas atividades podem constar no planejamento;análise da situação atual, antecipa o futuro, determinar objetivos, decidir as atividades e determinar os recursos necessários (BATEMAN e SNELL, 1998).

Através do planejamento é possível obter a provisão de eventos em consideração ás necessidades da gestão,e decidir os objetivos que virem de encontro  para eficácia e eficiência da empresa.

A  seguinte figura é uma pequena amostra da empresa prestadora de serviço.

Figura 1 - Demonstração de serviço aplicada por colaboradores.

                                 Por Mariane Desimone  07/12/10 03:45

A função gestora,organizar buscar definir e dividir os recursos da empresa contornando as tarefas e atividades de modo que todos os recursos sejam utilizados para o crescimento eficiente e eficaz da gestão e organização.

 Para Lacombe e Heilbonr (2003, p. 69) ,”Organizar é o processo de         identificar e agrupar logicamente as atividades da empresa, [...]”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com