TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial

Por:   •  27/8/2022  •  Artigo  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL – ZUDDI SEMIJOIAS

Alfredo Schafer, Alex Michels, Cíntia Carla de Brito, Fernanda Dums de Lima, Wilhelm Filipe de Antoni Rohten¹

Fabiane Tessmann²

        

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Parafraseando Chiavenato, o planejamento estratégico está sempre ligado com os objetivos estipulados a médio e longo prazo de uma determinada empresa que afetam desde a direção até a viabilidade da empresa. Com isso, percebe-se que se o diagnóstico empresarial for aplicado de forma isolada ele não será suficiente pois é preciso que o planejamento estratégico seja realizado de maneira integrada a todos os planos operacionais da organização.

Diagnóstico empresarial é uma avaliação interna dos processos da empresa, que tem como objetivo observar o funcionamento da empresa como um todo. Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e fracos que a mesma apresenta. As respostas obtidas por meio do diagnóstico empresarial possibilitam um entendimento do porquê a empresa apresenta tais resultados e desse modo facilitam e auxiliam na tomada de decisões para corrigir e, até mesmo, evitar problemas, deixando assim a empresa mais organizada. Todavia, se esse diagnóstico não for bem feito de nada adianta fazer melhorias pois elas irão trazer problemas piores do que os que a empresa já apresenta.

                                

        A identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é uma fase do desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. É realizada por meio de dados atualizados, obtidos por profissionais internos ou até mesmo de empresas especializadas, o que se torna de extrema importância para alcançar resultados. Com os dados formatados em mãos, os executivos delinearão os próximos passos que a organização seguirá a curto, médio e longo prazo. (OLIVEIRA, 2019, p. 22)

        Analisar o ambiente é o processo de monitoramento para identificação de riscos e oportunidades presentes no cenário da empresa e perceber de que modo eles podem influenciar nos resultados, essa análise é composta por todos os fatores, internos e externos. A finalidade para todos esses processos é avaliar o ambiente de um modo que todos consigam se adaptar e se adequar as mudanças estabelecidas. Mas para que se obtenha sucesso é preciso entender a dinâmica do ambiente, como ele funciona, as metas, estruturas, objetivos e outros fatores.

O diagnóstico visa levantar as necessidades passadas, presentes ou futuras por intermédio de pesquisas internas, a fim de descrever o problema e preservas uma intervenção. Envolve a coleta e o cruzamento de dados e informações, a definição dos pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas por meio de uma análise aprofundada, visando identificar as suas causas e definir ações para os pontos passíveis de melhoria. (CAVALCANTI e MELLO, 1981. Apud SILVA, 2010, p. 47)

        Um fator importante nesse processo é a famosa análise SWOT, que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Forças e fraquezas relacionam-se com o ambiente interno e as oportunidades e ameaçam com os fatores externos. No Brasil é conhecida também como Análise FOFA (FFOA), é um sistema que verifica a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, pode ser utilizada em qualquer cenário, desde a criação de um site até a gestão de uma empresa multinacional.

        Com um bom planejamento todos da empresa falam a mesma língua e isso melhora a comunicação e faz com que todos, juntos, sigam o mesmo caminho em busca da realização do objetivo. Sem o planejamento estratégico é muito mais difícil identificar os perigos e o potencial da empresa, e é justamente por identificar ameaças e oportunidades que a análise SWOT permite que a empresa se prepare para fazer investimentos certeiros.

        Depois disso tudo, define-se um plano de ação, onde são elaboradas as formas que as estratégias serão executadas. Além disso tudo, os benefícios do planejamento estratégico são o auxílio na tomada de decisões, desse modo todas elas são feitas baseadas em informações e voltadas para o sucesso da empresa.

        Desse modo, o diagnóstico empresarial nada mais é que uma coleta de dados e informações da empresa, com a intenção de saber qual a realidade em que a empresa está inserida e enfrentando, traçar um perfil, estabelecer um bom plano e fazer com que todos tenham conhecimentos de todas as áreas envolvidas, buscando, assim, descobrir qual a situação atual e identificar soluções novas para a melhoria da empresa e a obtenção de bons resultados.

        De acordo com Sobral (2012), “o sucesso ou insucesso da organização depende, principalmente, da qualidade da sua administração, porque são os administradores que estabelecem os objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los”.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

 Para elaboração desse trabalho realizamos uma entrevista com Pedro Antônio Remus, sócio proprietário da empresa Zuddi Semi joias. A entrevista foi realizada na sede da empresa localizada na rua Quinze de janeiro, no centro de Canoas, Rio Grande do Sul. Durante a entrevista Pedro foi questionado sobre conceitos, os treinamentos dos funcionários, investimentos, clientela, inovações e estratégias da empresa.

No decorrer da conversa as respostas das perguntas foram obtidas, bem como ficamos a par do diagnóstico e da situação estratégica da empresa. Pedro cita que o conceito de responsabilidade socio-empresarial é fazer reuniões semanais para definir com os sócios projetos que serão levados adiante. E ainda, ele comenta que a empresa não realiza investimentos a longo prazo pois é uma empresa do ramo varejista, mas que investem constantemente na capacitação de seus colaboradores pagando cursos técnicos com diploma. Pedro destaca que a empresa, no momento, não pretende ampliar o seu mercado de trabalho e sim, busca desenvolver seus produtos levando como base tanto as tendências como as necessidades imediatas do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (746.2 Kb)   docx (616.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com