TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial

Por:   •  19/7/2023  •  Artigo  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 12

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Abe Ferreira de Aquino¹

Paulo Vitor Goncalves Francisco²

RESUMO

Este artigo visa um propósito desenvolver os objetivos de diagnóstico empresarial, seu Planejamento estratégico sua organização. A pesquisa utilizou-se um estudo bibliográfico para análise do assunto desenvolvendo um plano avaliativo do mesmo. O desenvolvimento do modelo contribui para a bibliografia apresentada é fácil literatura. Auxilia a administração em suas metas e objetivos da empresa, admitindo planejamento estratégico na gestão de qualidade.

Palavras-chaves: Planejamento Estratégico, Diagnóstico Organizacional, Gestão

1 INTRODUÇÃO

        A organização de uma empresa é alinhada em processos aperfeiçoados para garantir e contribuir a satisfação da organização, com um modelo de diagnóstico. O diagnostico empresarial possibilita identificar suas principais atividades e ferramentas que possam ajudar no planejamento futuro de sua estrutura organizacional na realização de planos subsequentes.

O diagnóstico empresarial é importante na administração de empresas, o mercado empresarial está cada vez mais exigente. Fazendo um diagnóstico, as empresas conhecem e entendem suas forças e fraquezas, assim seguir no desenvolvimento e fazer um bom planejamento tendo acesso a oportunidades para alcançar seus objetivos.

Um dos objetivos é apresentar a elaboração do plano de marketing e seus objetivos no ambiente da empresa, seus pontos a serem analisados para melhor possibilidade de oferecer uma contribuição a um ramo ainda pouco estudado voltado para utilização do planejamento de marketing para micro e pequenas empresas (ME) bem como sua importância e influência como estratégia de melhoria competitiva, para melhor apreensão da pesquisa do presente trabalho.

        As variadas ferramentas administrativas, como organogramas, apresentam presunções de determinada empresa. O diagnostico empresarial é visto para organizar processos internos aplicados na organização e colocar o planejamento como principal fator de positividade na realização de planos, procurando respostas para cada setor diagnosticado.

        Para realizar um planejamento que levem à obtenção dos objetivos, precisa ser feito um diagnóstico relacionado ao crescimento da empresa, pois acontecem muitas transformações tecnológicas. Precisa repensar o modo e ver as empresas, precisa-se de soluções que tragam benefícios para seu crescimento como a redução de custo. Esse mapeamento permite compreender e ter mais conhecimentos sobre o ambiente, oportunidades que farão crescer e encontrar soluções para a empresa, isso é essencial em termos de mudanças.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O QUE É O DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL?

        Trata-se de um relatório que demonstra a análise dos dados coletados em uma organização, apontando as desvantagens da disfunção de alguns conceitos organizacionais (CARREIRA, 2009).

O diagnóstico empresarial é a avaliação interna de tudo que acontece dentro de uma empresa. Uma ferramenta que ajuda a comprovar problemas e oportunidades no posicionamento de mercado, onde a situação financeira é avaliada, elaborando relatórios para analisar os resultados, ajudando o gestor a se direcionar nos setores que são mais importantes, planejando e mantendo a empresa sempre forte para enfrentar a concorrência no mercado.

Rosa (2001, p. 05), “Diagnóstico empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência”.

Então, é possível fazer a verificação da existência de um problema e o grau de saúde da empresa, como ela está no mercado, quais os indicadores positivos para a colaboração de seu planejamento futuro.

2.2 PLANEJAMENTO

O planejamento é a uma das funções administrativas mais importantes por ser a base para as demais funções, onde requer conhecimento para ter um bom diagnóstico sobre o que se pretende fazer, resultando num plano de negócios e plano estratégico de atuação que conduzirá sua organização para um estágio mais avançado de gestão.

        O diagnóstico empresarial avalia a funcionalidade da empresa em suas principais áreas, determinando as atribuições. O planejamento é fundamental para verificar em qual situação a empresa se encontra, podendo ser caracterizado em: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: onde envolve toda a empresa;
  • PLANEJAMENTO TÁTICO: corresponde as funções da empresa;
  • PLANEJAMENTO OPERACIONAL: corresponde ao plano detalhado de

cada divisão da empresa.

        O planejamento estratégico tem um propósito de desenvolver o ambiente, fazendo uma análise completa dos objetivos. Um processo sistemático que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto antecipadamente analisado. A ferramenta mais utilizada para a realização do diagnóstico estratégico é a Análise SWOT (strengts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças)).

FORÇAS

Habilidades internas que podem ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

FRAQUEZAS

Limitações internas que podem afetar a capacidade da empresa de atingir seus objetivos.

OPORTUNIDADE

Fatores externos que a empresa pode ser capaz de explorar a seu favor.

AMEAÇAS

Fatores externos desfavoráveis que podem apresentar desafios ao desempenho da empresa.

É uma técnica usada para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças com o intuito de desenvolver um plano estratégico para a sua empresa, das variadas características que ofereçam vantagens a seus clientes, relativo a oportunidades em avaliar fatores positivos e negativos sobre tal desempenho a seus concorrentes.

2.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

        A estrutura organizacional é uma organização ou hierarquia de uma empresa, que sustenta meios de realização de planos que alcance objetivos definidos

Todas as decisões sobre divisão do trabalho, responsabilidades e autoridade resumem-se na estrutura organizacional. A estrutura organizacional mostra a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivíduos e como integrantes de grupos. Além disso, a estrutura organizacional mostra a comunicação entre as pessoas e grupos (MAXIMIANO, 2011, p.85).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (316.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com