TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 10][pic 9]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

PESQUISA DE MERCADO.        5

MARKETING        5

1.1        O Mix de Comunicação de Marketing:        6

NEGOCIAÇÃO        7

2        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

 A administração de Empresas no Brasil atualmente tem sido um desafio constante, pois com as inovações da tecnologia requer busca por conhecimentos diários por parte de seus gestores para que possam se sobre sair em meio à concorrência que a cada dia cresce mais e mais, a competição direta com as grandes empresas, de uma maneira geral beneficia o consumidor que passa a ter diversas opções de produto ou serviço de qualidade e bom preço. Por outro lado o empresário se vê na obrigação de buscar novas alternativas para satisfazer o cliente tanto em qualidade como em preço, custo/benefício a todo o momento. Este trabalho mostrará as principais ferramentas que irão direcionar na tomada de decisões e possíveis soluções de problemas do gênero. Aqui também serão discutidos os problemas com a concorrência, pesquisa de mercado e os conflitos vividos no dia a dia das grandes empresas utilizando ferramentas para manter as informações necessárias para tomadas de decisões em busca de novos produtos e conceitos empreendedores sem que venha prejudicar a organização.


PESQUISA DE MERCADO.

A Microsoft hoje, mesmo sendo dominante nos sistemas operacionais de microcomputadores vem perdendo lugar no mercado, a empresa que monopoliza o mercado de sistemas operacionais nos computadores pessoais perdeu a posição dominante nos dispositivos portáteis, que representam o futuro da computação, com esse agravante ela fica em situação crítica e necessita de medidas emergenciais para sair da zona de perigo. A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta bastante útil nessa hora, uma vez que a mesma pode identificar e solucionar possíveis problemas, portanto, a Microsoft deve fazer uma pesquisa minuciosa de mercado entre seus clientes, os quais estão sentindo mais dificuldade na aceitação de novos produtos, mostrando a eles as inovações em tecnologia com novos equipamentos, a questão é, promover rentabilidade na economia de sua mão de obra e alavancar seus lucros, mantê-los como clientes e parceiros, com um melhor padrão, sem se preocupar em perdê-los para a concorrência.

É certo que a Microsoft pecou em sua administração e planejamento, talvez por excesso de segurança ou até ingenuidade, não imaginou que os portáteis fossem tão bem aceitos pela população como aconteceu, faltou uma visão no futuro, mais pesquisas de mercado, inovação e até mesmo um pouco de ousadia de mercado.

        

MARKETING

O erro da Microsoft foi de não tentar inovar e achar que o monopólio que ela conseguiu nos microcomputadores iria ser o suficiente pra qualquer mercado na área de informática, esquecendo-se de que seus concorrentes estavam trabalhando e buscando sempre a superação, isto se chama Marketing Estratégico, o qual se deve ficar atento aos seus concorrentes, pesquisando qual a forma que está sendo trabalhado o mercado para manter-se sempre atualizado e estrategicamente ter novas ideias, descobrindo tendências e novas possibilidades mostrando seu diferencial. É necessário fazer estudos baseados em observações e entrevistas com objetivos de conhecer as ações e comportamento de outras pessoas, conhecer os hábitos de consumo, marca preferida, sentimentos e outros aspectos do consumidor.

O microcomputador é um produto com características muito peculiares, podemos defini-lo como:

Um produto que pode ser adquirido por todas as classes sociais, e manuseado por ambos os sexos, independente de idade, encontrado em todas as lojas de eletroeletrônico. Dependendo de sua marca, encontramos com variados preços, tamanhos e modelos, muitos ainda oferecem programas e Soft promocionais dependendo da condição de sua forma de pagamento.

A definição de Produto em geral é: Algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser desde algo físico, passando por um serviço, ou até mesmo um simples evento.

  1. O MIX DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING

É composto de cinco formas essenciais de comunicação:

PROPAGANDA: qualquer forma de apresentação e promoção não pessoais de idéias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.

PROMOÇÃO DE VENDAS: uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.

RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE: uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.

VENDAS PESSOAIS: interação pessoal (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais visando apresentar produtos ou serviços, responder perguntas e tirar pedidos.

MARKETING DIRETO: utilização de correio, telefone, fax, e-mail ou Internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhe solicitar uma resposta direta.

NEGOCIAÇÃO

Principais variáveis ambientais que influenciam no processo de Negociação, que devem ser observados por todo gestor empresarial, pois alerta e dá direcionamento para uma boa administração.

 Concorrência – A Concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores / vendedores de um determinado bem e/ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para seu negócio – lucros, vendas e / ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos e serviços pós venda. É um estado de mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento dos recursos escassos disponíveis, é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com