TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Empresarial Embalagens Viva

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

Diagnóstico Empresarial Embalagens Viva

Acadêmicos1

Tutor Externo2

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo verificar a atual situação da gestão na organização, examinar por completo os processos e suas limitações. O levantamento das informações foi realizado através de uma pesquisa de campo, com uma entrevista com questionário realizado com o gerente da produção, análise Swot para visualizar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do ambiente interno e externo. Por meio dos resultados obtidos, foi possível identificar as falhas, tais como o parque fabril, mas também identificou-se que a empresa possui potencial para crescimento e está investindo para que consigam alcançar seus objetivos a curto e a longo prazo.

Palavras Chaves: Pessoas; Organização; Diagnóstico

1.INTRODUÇÃO

As empresas estão inseridas em um mercado muito competitivo, onde para se manter na disputa de um espaço que não existe para todos, é necessário adaptar-se a mudanças e adequar-se as exigências impostas por esse universo da oferta de bens e serviços.

Não existe uma receita pronta para se obter o sucesso, mas existem meios e ferramentas que auxiliam os gestores das organizações a tomarem as decisões corretas e alcançarem seus objetivos. O diagnóstico empresarial na empresa, é um desses meios, através dele é feito um estudo analítico que visa identificar problemas de gestão e processos dentro da empresa com intuito de resolvê-los, dessa forma, identificando as necessidades e prioridades para o bom funcionamento da organização.

Dentro da análise feita pelo diagnóstico, as empresas são submetidas a identificar as necessidades e prioridades e sugerir soluções eficazes para o sucesso da organização, pode ser feita pelos próprios gestores internos ou também por pessoas especializadas com consultoria externa.

Esse trabalho tem por objetivo diagnosticar o ambiente interno e externo da empresa, possibilitando a organização de identificar seus pontos fortes e fracos, visando a melhoria e a eficiência nos seus processos e produtos.

A Embalagens Viva Industria e Comercio Eireli, é uma empresa familiar do ramo de embalagens, está situada na cidade de Blumenau – SC, foi criada no ano de 2002. Atua na fabricação e venda de sacolas de plástico, papel, bopp (embalagens para presentes) e TNT. Fornece seus produtos para clientes das áreas de vestuário, calçados, acessórios, cosméticos, perfumaria, papelaria e atualmente tem o foco em grandes redes, magazines e grande varejo.

A organização se solidificou no mercado e é reconhecida nacionalmente por ser retentora no fornecimento de embalagens para grandes clientes como a Renner, Havan, Camicado, Studio Z dentre outros.

São características apresentadas pela Viva: inovação, sempre buscando ampliar seu portfólio de produtos de acordo com as necessidades percebidas pelos seus clientes; qualidade nos produtos e o bom relacionamento com seus stakehoulders.

A empresa tem como: missão: oferecer ao mercado varejista e industrial, embalagens que atendam suas necessidades e solucione seus problemas; visão: ser uma empresa referência em embalagens plásticas, sacolas de papel e sacolas de TNT (não-tecido) e valores: manter a qualidade, durabilidade e design nas diferentes formas de embalagens existentes no evolutivo mercado, inovando e superando as expectativas dos clientes. Preservar o compromisso, a confiabilidade, a ética, assim criando parcerias duradouras, embasadas na excelência do atendimento ao cliente e seu consumidor final.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para uma empresa se manter no mercado ela precisa saber exatamente o que acontece dentro dela, e isso pode ser feito através de um diagnóstico interno para verificar as falhas e corrigi-las.

Por meio deste laudo é possível saber qual departamento esta mais produtivo, qual departamento está apresentando falhas, e quais precisam de mudanças e melhorias. O sucesso de uma organização está ligado à sua capacidade de conhecer o mercado e entender o ambiente que está inserido, o que realmente seu cliente precisa, com qualidade e pensando na sociedade como um todo.

As empresas precisam planejar para ter suas atividades coordenadas. Segundo Mintberg (2004), a única forma de ter um planejamento estratégico eficaz é tendo informações sobre o ambiente interno e o externo da empresa, possuir dados confiáveis a fim de transforma-los em informação.

As forças de uma empresa estão nas características que a tornam reconhecida, que geram lucros e respeito e que aguçam a vontade de o cliente voltar de outras empresas a tomar como modelo. Já a fraqueza é o contrário disso tudo. As fraquezas de uma empresa são as características negativas, como as ações ruins que ela pratica, sua ineficiência, má reputação, entre outras questões. Além de perdas, disputadas e contestações.

Já as oportunidades dizem respeito a direção do negócio, que consideram vários ângulos do ambiente relacionados ás atividades da empresa. E por fim, as ameaças são os riscos proporcionados pelas empresas concorrentes e o fracasso em aproveitar as oportunidades.

(ALMEIDA, 2015, p.70)

O Diagnostico visa levantar as necessidades, presentes ou futuras, através de pesquisas no ambiente interno e externo, assim detectar o problema e prescrever uma solução, posteriormente, isso é realizado com uma intervenção.

A ferramenta mais utilizada para fazer essa análise de ambiente é a Análise SWOT. Segundo Zamberlan e Sparemberger (2008, p.61): “Diante da predominância de pontos fortes ou fracos e de oportunidades e ameaças, podem ser adotadas estratégias que busquem a sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento da organização”.

Para Daychouw (2007), a análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises, como base para a gestão e para o planejamento estratégico da empresa. Depois de ter os itens lançados e analisados é mais fácil fazer uma interpretação e inter-relacionar cada um dos pontos, podendo assim, apresentar discussões a respeito de que decisão tomar para cada uma delas.

Segundo Ferrell; Hartline (2009, p.130) “um dos maiores benefícios da análise SWOT é que ela gera informações e perspectiva que podem ser compartilhadas entre as diversas áreas funcionais da empresa”.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com