TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.895 Palavras (16 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo conscientizar e orientar os trabalhadores das indústrias ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nos serviços de metalúrgica. Foram utilizados alguns artigos  retirados da internet que identificam e analisam a importância do EPI para saúde e segurança dos trabalhadores e demonstram que seu uso de forma adequada é essencial para diminuir os riscos de acidentes. O bom relacionamento entre os funcionários e os equipamentos de proteção, quando bem utilizados , faz com que haja um ambiente com maior desempenho e com mais segurança e conforto ao trabalhador em seu ambiente de trabalho, evitando assim, muitos acidentes e perdas tanto a empresa quanto para o funcionário. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo verificar as condições de risco nos ambientes de trabalho e buscar medidas para prevenir acidentes e doenças  durante o trabalho , de modo tornar  o ambiente de trabalho mais seguro com a preservação da vida e da saúde do trabalhador.

Palavras-chave: Metalúrgica 1;  EPI 2;  Conscientizar 3; CIPA 4; Segurança 5

ABSTRACT

This work aims to raise awareness and guide the workers of industries regarding the use of Personal Protective Equipment (PPE) in metallurgical services. Scientific articles taken from the internet have been used to identify and analyze the importance of PPE for the health and safety of workers and demonstrate that their use in an appropriate way is essential to reduce the risk of accidents. The good relationship between individuals and protective equipment, when well designed, means that there is an environment with greater performance and with more safety and comfort to the worker in their work environment, thus avoiding many losses both for the company and for the official. The Internal Commission for the Prevention of Accidents (CIPA) aims to observe the risk conditions in the workplace and request measures to prevent accidents and diseases arising from work, so as to make the work environment safer by preserving life and Worker's health.

Key-words: Metallurgical 1; EPI 2; Awareness 3; CIPA 4; Security 5.


INTRODUÇÃO

A Importância desse trabalho é passar informações para todas as pessoas sobre a importância do uso de, Equipamentos de Proteção Individual mesmo aquelas que não precisam fazer o uso desses equipamentos. Tem as principais informações que um trabalhador que faz o uso do EPI precisa saber, para não correr riscos dentro de uma indústria.

Na indústria pode ser constatada uma grande porcentagem de acidentes por falta do uso dos E.P.I esse número vem crescendo a cada ano. Muito desses acidentes acontece por falta de um treinamento adequado para os trabalhadores, mais o principal fator desses acidentes é por falta de responsabilidade do trabalhador que não faz o uso dos E.P.I. Para um bom funcionamento de um trabalho sem acidentes é essencial o uso do Equipamento de Proteção individual.

O relacionamento entre trabalhadores e os equipamentos quando bem planejados, acompanhados  e de qualidade visam proteger o trabalhador, faz com que tenha um ambiente de trabalho e um  melhor desempenho, com segurança e conforto. O uso do E.P. I é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando acidentes de trabalho. Apesar disso E.P. I também é usado para garantir que o profissional não seja exposto a doenças, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida, durante e depois da fase ativa de trabalho. Mas na prática não é isso que acontece nas indústrias, muitos trabalhadores que se sentem incomodados com o uso do equipamento, e não cumprem com suas obrigações de utiliza-los, desrespeitando a Norma Regulamentadora 6 (N.R6)  .

Os EPIs utilizados no processo de produção de indústrias metalúrgicas são realmente eficazes para garantir a segurança e proteção do operador. Um dos pontos importantes, em qualquer empresa é o motivo ligado à segurança do trabalho, pois tem uma relação direta com a integridade dos funcionários, fazendo com que a empresa busque, por meio da informação, o bom uso dos equipamentos por parte de seus Funcionários.

Apresentar aos leitores a importância dos Equipamentos de proteção individual E.P.I  utilizados na Industria, Explicar como é sua indicação de uso, qual a forma correta de utiliza-lo e a segurança que o mesmo oferece ao operador e Identificar o órgão que é responsável por fiscalizar a utilização dos E.P.I’s nas indústrias e validar sua eficácia na garantia da segurança e proteção do operador.

Esta revisão de literatura foi elaborada por meio de pesquisas, presente em base como GOOGLE ACADEMICO, utilizados as seguintes palavras chaves: Equipamento de Proteção Individual, Segurança do Trabalho, Normas Regulamentadoras e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.


2.  Qual a Finalidade do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Os Equipamentos de proteção individual são equipamentos utilizados para proteger o trabalhador na realização de suas atividades, evitando quaisquer tipos de riscos que possam ameaçar sua integridade física e prevenindo acidentes e lesões. O uso do EPI é sempre exigido quando houver identificação de qualquer tipo de risco para o trabalhador, para poder realizar o seu trabalho com total segurança.

``Segundo a Norma Regulamentadora 6 – NR 6 considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a integridade física do trabalhador``. (NETO, 2011)

O trabalhador que faz o uso correto de seus EPI’s trabalha com segurança e diminui a chance de acidentes durante a sua jornada. É importante que o mesmo seja orientado sobre o uso correto e conservação de seus equipamentos, garantindo que estejam em bom estado para uso.

Para que esta segurança advinda dos Equipamentos de proteção individual, tanto do operador como para o empregador, seja realmente assegurada é necessário que em cada processo operacional seja usado o EPI correto para cada atividade exercida, e também verificar a sua qualidade e é fundamental que seu uso correto seja repassado através de treinamentos aplicados na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (430.2 Kb)   docx (250.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com