TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESBOÇO DE PLANO DIRETOR

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

TEMÁTICA:

Esboço de Plano de Desenvolvimento Russas

A cidade de Russas esta localizada no estado do Ceará a 162 km da capital Fortaleza, um município brasileiro situada na mesorregião do Jaguaribe, é contemplado como referencia politica administrativa como sede da Associação dos Municípios do Vale Jaguaribe. O munícipio ocupa uma área de 1.588,10 km² estipulada pelo IBGE de 2014 uma população de aproximadamente 75.018 habitantes.

O município é um crescente polo econômico, além de ser sede de AmuVale, é sede do 1º Batalhão de Policia Militar e de órgãos federativos, como,  Polícia Rodoviária FederalReceita FederalPrevidência SocialCaixa Econômica FederalBanco do BrasilDETRANDNIT, Campus da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe, subestação da CHESF e também da 9ª Zona Eleitoral, CREDE 10, IPEC, Célula de Saúde Estadual.

Inicialmente, propormos apontar os dados demográficos da cidade, onde por base o IPECE no ano de 2010 o município contem uma concentração urbana de 45.952 maior que região rural de 24.881. Podemos dizer que a um crescimento acelerado ocorre na cidade, anteriormente há quase duas décadas atrás, o município não possui tanta concentração populacional na área urbana, tinha uma faixa de 58,10% comparados a 41,90% no ano de 1991, isso caracteriza a região crescente polo habitacional onde viabilizam vários indicadores sociais acabam permeando uma nova fase da cidade.

Nas pesquisas de 2014 do SESA o município dispõe um total de 37 unidades ligadas ao sistema do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 89,19% organizações publicas e 10,81% instituições privadas, a grande maioria destas instituições como pública desfalece de custeios e recursos básicos para a efetividade e manutenção de prestações dos serviços assistências à saúde, como, falta de instrumentos, remédios e por ventura atendimento médico. Podemos citar a representatividade da mortalidade infantil do munícipio 7,12% perante o estado do Ceará de 2008-2014.

Em termos dos indicadores educacionais Russas apresenta no ensino fundamental e médio no ano de 2014, com escolaridade liquida de 82,91% ensino fundamental e 43,62% no ensino médio, nota-se que a uma perca de educandos do fundamental para o segundo grau escolar, isso esta relacionado a diversos fatores estruturais ligados ao desenvolvimento social, que influencia no abandono da participação e continuidade desde jovem no ensino, por exemplo, falta de incentivos e estímulos voltados à educação, estrutura que viabilizem a facilidade de acesso à escola, como meios de transportes, e a relação intersetorialidade entre as demais secretarias.

“Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Russas é 0,674, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699)”, o IDHM teve um crescimento de 27,89% de 2000 a 2010, tal aumento traz mais prioridade da gestão municipal de habitação, emprego e renda, educação e saúde.

No que se menciona ao indicador de emprego e renda da cidade pode-se apresentar as atividades de mercado em paralelo ao numero de empregos formais da cidade na tabela abaixo, onde percebe a maior rotatividade de renda e estabilização de emprego na área industrial, e avaliando não esta formalmente boa parte da população com sua estabilidade empregatícia.

[pic 3]

A cidade no que se refere a condições de saneamento básico e fornecimento de água, em certas regiões do município apresenta deficiências no atendimento e prestações serviços de infraestrutura, onde apenas bairros próximos além da região central da cidade são mais privilegiados do que as demais afastadas, como o bairro do Alto do São João, longe de conter infraestrutura básica adequada, o bairro esta exposto a lixão da cidade, onde a preocupação municipal teria de ser maior. Abaixo tem a tabela que apresenta dados de abastecimento e saneamento da cidade em 2014.

[pic 4]

E por fim, analisando a Produto Interno Bruto de Russas, tem por media do estado de 8.845/ hab. índice relativamente razoável em base o índice de desenvolvimento humano do município, pois através da geração de renda que possibilita aquele cidadão ou população ao acesso de bens e serviços adequados e uma maior qualidade de vida.

[pic 5]

Em base os aspectos colocados sobre o município, o período de aceleração na expansão do mesmo e assim como também diversos fatores externos e flagelos prevaleceram no decorrer do desenvolvimento da cidade.

O crescimento urbano não planejado, associado à exclusão social produz uma cidade que “amontoa” sua população em espaços destituídos de equipamentos e serviços básicos, em moradias subumanas e, dentro desse quadro, deixa parte expressiva desse contingente fora do mercado de trabalho. (COMDICA, 1995: 5). Fonte: DESCENTRALIZAÇÃO E INTERSETORIALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DE FORTALEZA.

Russas mesmo com superações de crescimento na renda interna, um percentual relativo de empregos formais, condições bases de saneamento e abastecimento, índices de aprovação escolar boa, ainda assim observa-se que as tais aspectos demográficos, econômicos, infraestruturas e politicas sociais ainda estão falhas e não tem uma amplitude totalitária da população local. Índices de pobreza ainda persistem, falta de medicamentos, disponibilidade de médicos, infraestrutura escolar, saneamento, politicas de inclusão social e principalmente segurança pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (355.9 Kb)   docx (178 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com