TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito da inovação e importância da Gestão do Conhecimento

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

Em grupo, descrever como poderiam ser aplicados na prática, em seu cotidiano profissional, conceitos como: Espiral do Conhecimento, o efeito da inovação e importância da Gestão do Conhecimento para as organizações, abordados no artigo lido.

Umas das praticas em uma organização é a troca de ideias, conhecimentos e informação, o espiral do conhecimentos tacito e explito, que passam a ter um papel fundamental e dizem olhar de forma mais clara para a complexidade nas organizações. O nome corporativo desse ato é gestão do conhecimento e pode ser feito tanto formalmente, como reuniões, palestra e treinamentos, quando de maneira informal, com pequenas conversas, ensinamentos de alguma técnica ou resolução de duvidas.

Muitas empresas fracassam por se curvarem a rotinas, velhas criadas por sucessos passados.  A capacitação constante dos colaboradores é importante no dia a dia das organizações, podem engajar-se nas atividades de inovação por inúmeras razões, elas geram um ambiente de colaboração e confiança, que por si só é um agente motivador, seus objetivos podem se relacionar-se a produtos, mercado, eficiências, qualidades ou a capacidade de aprendizado e de implementação de mudanças. Na identificação desses motivos nas empresas, auxiliam no exame das forças que conduzem a atividade de inovação, como a competição e as oportunidades de entrada em novos mercados. Os dados sobre os objetivos podem também fornecer informações a adicionais sobre características dos tipos de inovação.

Portanto cada vez menos vista como modismo, a gestão do conhecimento, tem mostrado suas vantagens nas organizações, como podem reutilizar as soluções, registrar quem sabe o que nas organizações, aumentar o grau de colaboração, obtenção de informações sobre a concorrência e como esta o mercado em geral, pois depende muito do tipo de mudança comportamental e das pessoas que os gerentes e executivos da empresa venham desenvolver, gerenciar o conhecimento é um processo longo de mudanças, com resultados em médio e longo prazo, envolver importantes ações de compartilhamento e utilização de conhecimento entre pessoas em novos processos de negócios, utilizando tecnologia de informação e comunicação como apoio.

Em entrevista realizada com duas empresas da cidade de Bauru -SP

a) O que eles entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia a dia das organizações em que atuam?

Empresa 1 - Auto Escola Preferencial - Nelson Arruda da Silva, proprietário, diz que tem que ter o objetivo de melhorar as funções e processos da empresa, pois analisamos as estratégias que possibilita ter novas idéias em cima do que já e realizado, alem de ser um aliado muito importante para vencer a concorrência, é conseguir gerir e compartilhar seu conhecimento para o melhor desempenho da empresa e ajudar seus funcionários a crescer profissionalmente.

Empresa 2 – Spaipa - Sandra Fátima Ferreira, coordenadora, diz que é bom apreender com os outros, a troca de informações e idéias, dentro da empresa é algo saudável, não somente para capacitar-se, mais para se criar uma nova cultura de se buscar mais conhecimento, é a interação do conhecimento entre pessoas, que contribui para o desempenho de cada um dentro da empresa.

b) Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa

Empresa 1 – Auto Escola Preferencial - As informações devem ser partilhada, para se ter o envolvimento de todos, onde os colaboradores se sintam inseridos no processo, a criação de conceitos, a eficiência e eficácia  evita que o trabalho seja refeito ou a duplicação de esforços, a economia que se dá com o investimento que é colocado nas pessoas, tecnologia da informação e incentivos remunerados, onde podemos motivar os colaboradores a estar sempre informados e se aprimorando.

Empresa 2 – Spaipa - Através de conversas formais ou informais, palestras motivadoras, curso para aperfeiçoamento e a interação entre colaboradores através de convenções, ter sabedoria e ter precauções.

c) Quais são as barreiras do Conhecimento?

As barreias encontradas tanto na empresa 1, quanto na empresa 2, são bem parecidas, pois enfrentam os mesmos problemas, como: a falta de dialogo, falta de credibilidade, discussões entre funcionários, conversas paralelas (fofocas), falta de trabalho em equipe, falta de interesse, as vezes até mesmo as pessoas que não compartilham o seu conhecimento, e se prende ao seu ego, falta de ética e profissionalismo.

No momento da entrevista, fazer o levantamento, descrever e desenhar o Ambiente “Ba” das organizações.

O “BA” significa local de criação de conhecimento, onde os participantes partilham seu contexto e criam através de interações, sendo a chave, para proporcionar energia e qualidade para desempenhar-las convenções individuais e percorrer o espiral do conhecimento, que eles contextualizam como sendo campo de interação “BA”. Falam da importância de um campo de interação, para encorajar conversão do conhecimento.

O conhecimento técnico e estratégico da organização é focado no centro de excelência de suas atividades, são compartilhadas para outros departamentos. A comunicação é outro meio de gestão do conhecimento para favorecer a difusão do conhecimento dentro do ambiente organizacional, e muito importante para compartilhar o conhecimento e desenvolvê-los.

A figura a seguir mostra o ambiente organizacional e o campo “BA” de conversão do conhecimento.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

ETAPA 1

Descrever os quatro processos de conversão do Conhecimento — Modelo SECI2 — e fazer um desenho ilustrativo.

Modelo SECI criado por Nonaka e Takeuchi, sabiamente indicado, para as empresa utilizar novos meios, visando o conhecimento que cria o processo para compreender a natureza da criação do conhecimento, controlando a eficaz desse método. Apresentando exatamente essa maneira de converter e identificar a transferência de conhecimento do individuo para o grupo e depois para o nível organizacional. SECI: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.

Socialização -  de conhecimento tácito para conhecimento tácito: É o compartilhamento de experiências diretas de individuo para individuo, obeservam seus lideres para ensinar seus aprendizes através da observação, imitação e pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (112.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com