TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Publico

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Empreendedorismo Público e Privado.

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 2. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos.

TAREFA 3

Vimos até agora que o empreendedor é alguém que constrói algo novo, quer seja inovando algo existente ou criando um novo produto, serviço ou processo. Contudo, somos levados a crer, até mesmo por influência cultural, que esta iniciativa é algo que nos “libertará” de trabalhar para “alguém”. Esta compreensão é provinciana e sem fundamento. Afirmar isso pode causar espanto em boa parte da população brasileira.

Faça a leitura do texto complementar, disponível na Biblioteca da disciplina, “Teste: você tem perfil empreendedor?” (o teste do texto está off-line, mas você pode fazer o que se encontra nesse site se quiser: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/faca-o-teste-voce-possui-perfil-empreendedor/16260/), e elabore um artigo opinativo sobre como este perfil empreendedor pode ser aplicado na iniciativa pública, por servidores de municípios, estado ou federação, de forma a converter demandas e soluções.

O texto deve ter entre 300 e 500 palavras, excluídas as referências bibliográficas.

O grande desafio é manter o colaborador publico motivado a fazer mudanças em um processo empreendedor e de forma continua a qual tenha de resultado a melhora no atendimento e na performance do serviço ao cidadão. Muitas pessoas que trabalham no setor publico tem uma certa resistência as mudanças pois o senso comum faz pensar que elas devem ir ate o trabalho fazer o trabalho técnico básico e voltar pra casa, pois seu salário estará garantido no final do mês.

Não há nenhum tipo de medidor de performance de cada colaborador público, infelizmente. Os que mais se esforçam a empreender lá dentro são os que enxergam um plano de carreira, estes se destacam, inovam na medida do possível, viram líderes. Porem nem sempre serão bons gestores por serem bons no trabalho técnico aplicado.

Outros caem no comodismo de fazer o “feijão com arroz”, estes são os que mais atrapalham, pois com estas atitudes, fazem com que percepção da imagem dos setores públicos seja mal vista pela sociedade.

Todo setor público deveria saber de que a maioria das pessoas que procuram os seus serviços não gostariam de estar lá. Geralmente estão lá para resolverem algum problema, no entanto os setores de atendimento, já sabendo desta informação, deveriam aplicar um atendimento mais humanizado. Isso já vem acontecendo na área da saúde há alguns anos, onde o cidadão não é mais tratado como um numero e sim como um humano que tem carências, problemas e precisa de um serviço que não crie mais problemas, frustações e o estresse mais do que já está.

Existem modelos de gestão em inovação que já deram certo no setor publico e privado, é preciso estar atento as novas tecnologias, ideias, novos processos, para que possa dar agilidade, diminuir a maquina publica, medir performances... enfim, uma infinidades de ideias que podem ser aplicadas e se tornarem o diferencial. Ações que transformem a vida do contribuinte, que melhorem, que facilite, que seja exemplo para outros setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com