TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo como conceito

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

  1. EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo como conceito é a ação que utilizam os empreendedores para poder descobrir e identificar uma oportunidade de negócios concretos e que se dispõe a organizar-se e adquirir recursos que sejam necessários para iniciar e desenvolver-se.

Mostra-se então que o empreendedor tem muitas características na sociedade humana, são pessoas com atitude, que tomam iniciativas.

Suas características são:

1)Busca de oportunidade e iniciativa;

Faz as coisas antes de solicitado, ou antes, de forçado pelas circunstâncias, está sempre atento às oportunidades de negócio. Fisga as oportunidades presentes no mercado

2)Risco calculados:

É avaliar alternativas e calcular riscos antes da ação. Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

3)Exigência de qualidade e eficiência:

Os empresários de sucesso procuram sempre uma forma de melhorar o que fazem, diminuir o tempo de entrega ou reduzir o custo de produção. Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência.

4)Persistência:

Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.

Esta característica é o combustível dos empreendedores eles sempre buscam formas diferentes de alcançar os objetivos, parecem incansáveis quando querem alguma coisa e continuam suas jornadas quando muitos preferem desistir

5)Comprometimento

É fazer um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.

Esta característica é a que confere aos empreendedores o compromisso em cumprir o que prometem ou o que se propõem.

6)Busca de informação:

É dedicar-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. Os empreendedores buscam informações e dados antes de iniciar um projeto ou tomar decisões

7)Estabelecimento de metas:

É estabelecer metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal. Só existe sentido em fazer algo quando se está indo em alguma direção.

8)Planejamento e monitoramento sistemático;

Para chegar aonde se quer, é preciso desenha as etapas que devem ser cumpridas e acompanha sistematicamente se as coisas estão correndo dentro do planejado. É dividir tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos.

9)Persuasão e rede de contatos:

Característica das pessoas que têm a capacidade de convencer outros a fazer coisas para ajudar a alcançar um objetivo. Age para desenvolver e manter relações comerciais.

10)Independência e auto confiança:

Esta característica seria a consequência de todas as outras, pois ocorre a partir dos resultados atingidos e de o empreendedor perceber que é capaz de realizar coisas com êxito.

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso atender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Cláudio Nasajon e Silvio Santos ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Eles tiveram principalmente persistência e comprometimento, não desistindo das dificuldades doando-se ao seu negócio.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

O planejamento estratégico é a escolha de um caminho a seguir para alcançar determinado objetivo, que além de empresarial pode ser pessoal, faz se necessário a análise do meio em que a empresa vive, concorrentes, recursos financeiros, meio ambiente entre outros fatores. No planejamento buscam escolher as melhores alternativas para alcançar os objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com