TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendimento Familiar

Por:   •  27/4/2022  •  Seminário  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE BRASIL

CAMPUS ITAQUERA

ADMINISTRAÇÃO

LIDERANÇA NA EMPRESA FAMILIAR

LUCAS NASCIMENTO DOS SANTOS

WILLIAN ALVES DE SOUZA

MARIELI FLORÊNCIO

São Paulo – SP

2020

UNIVERSIDADE BRASIL

CAMPUS ITAQUERA

ADMINISTRAÇÃO

LUCAS NASCIMENTO DOS SANTOS

WILLIAN ALVES DE SOUZA

MARIELI FLORÊNCIO

  • LIDERANÇA EMPREENDIMENTO FAMILIAR

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na

Universidade Brasil como requisito básico para a conclusão

do Curso de Administração e Gestão de Recursos Humanos.

Orientador (a): Lissa Fernanda Alves

São Paulo – SP

2020

RESUMO

O presente trabalho objetiva analisar a gestão organizacional em empresa familiar no segmento da liderança que a envolve, sendo para isso necessário compreender o conceito do empreendimento familiar, caracterizar a gestão organizacional adotada pelas empresas familiares e por fim analisar a liderança  familiar na gestão da empresa com base na literatura diversificada sobre essa temática. Para a constituição de uma empresa familiar é necessário levar em conta, além de a família exercer a gestão com base na propriedade, também é importante que haja herdeiros para sua continuação do processo do empreendimento. A Gestão organizacional adotada por esse tipo de empresa revela que não é porque a empresa é familiar, que seus desafios e objetivos se diferenciem de qualquer outra empresa no qual objetiva alcançar resultados uma vez que são comandadas geralmente por empreendedores que visam sobre todo o sucesso do negócio da família e fazer parte das sociedades capitalistas.

  • Palavras-Chaves: organização, empreendimento familiar, liderança.

ABSTRACT


The present work aims to analyze the organizational management in a family business in the leadership segment that involves it, being necessary to understand the concept of the family enterprise, to characterize the organizational management adopted by the family companies and finally to analyze the family leadership in the company management with based on the diversified literature on this theme. For the establishment of a family business, it is necessary to take into account, in addition to the family exercising management based on the property, it is also important that there are heirs for the continuation of the enterprise process. The organizational management adopted by this type of company reveals that it is not because the company is familiar, that its challenges and objectives are different from any other company in which it aims to achieve results since they are usually commanded by entrepreneurs who envision all the success of the family business and be part of capitalist societies.

  • Keywords: organization, family business, leadership.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇAO ................................................................................................1

2. DELIMITAÇÃO.................................................................................................2

3. JUSTIFICATIVA ...............................................................................................2

4.PROBLEMA DE PESQUISA.............................................................................3

5. OBJETIVOS ....................................................................................................4

5.1 Objetivos Geral.............................................................................................4

5.2 Objetivos Específicos..................................................................................4

6. LIDERANÇA NA PRÁTICA.............................................................................5

7. VATAGENS E DIFICULDADES IDENTIFICADAS...........................................6

8. METODOLOGIA DA PESQUISA.....................................................................7

             9. CONCLUSÃO .................................................................................................8

10.REFERÊNCIAS..............................................................................................9

1

1. INTRODUÇÃO

    No Brasil, cerca de 80% das empresas são consideradas familiares, ou seja, a diretoria origina-se de uma mesma família. De todas estas empresas, somente 25% conseguem passar o negócio para outras gerações e apenas 10% para a quarta geração, um dado muito triste para a economia nacional.    

    Segundo um estudo da Harvard, o grande problema nas empresas familiares, é que geralmente o líder da empresa é extremamente centralizador, toma todas as principais decisões e raramente delega uma função nobre.

    A partir da década de 80, o desenvolvimento gerencial começou a chamar a atenção de gestores de diversas organizações, foi então que os antigos setores de pessoal passaram a ser chamados de recursos humanos e assumiram um status mais elevado.

   Várias das organizações que investiram nessa área tiveram como um dos principais focos de atuação a formação e treinamento de seus gerentes.  

   Grande parte dos artigos e pesquisas que tratam sobre esse tema, é voltada a empresas de grande porte, já as de pequeno porte raramente desenvolvem projetos para aprimoramento das práticas de liderança.

   Essa carência é bem maior em empresas de estrutura familiar, onde os líderes costumam ser escolhidos de acordo com os vínculos e não de acordo com a capacidade de exercer a função.

   Um aspecto das empresas familiares é que a relação costuma ser estabelecida entre a vida pessoal e o trabalho, onde laços familiares e relações profissionais se confundem, interferindo positiva e negativamente nas decisões e resultados da organização. A investigação sobre o estilo gerencial predominante teve como base as contribuições de Rensis Likert e de Patrícia Pitcher, Likert desenvolveu uma série de estudos sobre estilos de liderança e gerência. Para o autor, existe um melhor estilo de gerência, que contribui para o aumento da produtividade na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com