TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL

Monografias: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  4.840 Palavras (20 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 20

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL

José Tadeu Batista

Simone Schuster Schelela

RESUMO

Este trabalho visa apresentar a relevância do entendimento de todas as fases de um empreendimento industrial posteriormente à decisão tomada de realização do empreendimento após o planejamento estratégico. É de suma importância para o empreendedor, além de desenvolver um planejamento estratégico que atenda às necessidades do mercado, conhecer detalhes de todas as fases de um empreendimento industrial, que é gerenciado por uma equipe de engenharia de projetos, para que futuras decisões a serem tomadas, tenham um respaldo técnico para melhor gerenciamento de todo o projeto e em conseqüência, o sucesso do mesmo. O planejamento estratégico gera uma visão empreendedora materializada que se denomina empreendimento industrial, que representa um conjunto de projetos de engenharia que serão responsáveis pelo desenvolvimento de todo o empreendimento.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Empreendimento Industrial. Engenharia de Projeto.

1 INTRODUÇÃO

As constantes mudanças atuais no cenário industrial geram oportunidades de novos negócios que devem ser amplamente estudados e detalhados antes de serem materializados. Isso implica em uma grande fase de estudos e análises para que a decisão tomada seja coerente com a realidade dos empreendedores e principalmente em sintonia com as necessidades do mercado. Partindo desse pressuposto, observamos a necessidade um grande planejamento das ações a serem tomadas e principalmente o entendimento de todas as fases que o projeto passará até que se torne uma realidade e renda resultados para os empreendedores.

O planejamento estratégico vem evoluindo ao longo dos anos e tem sua origem no meio militar, onde significava a arte de vencer uma guerra e que ficou muito explícito no livro “A Arte Da Guerra” de Sun Tzu. No Brasil, algumas empresas já utilizam do planejamento estratégico, que muitas vezes é confundido com planejamento de longo prazo.

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre o assunto do curso que fosse mais relevante e consistente com a realidade do desenvolvimento de um planejamento estratégico, seguido do empreendimento industrial gerenciado pela engenharia de projetos.

Essa pesquisa dividiu-se em três capítulos assim denominados respectivamente: Planejamento Estratégico, Empreendimento Industrial e por fim as Conclusões.

2 Referencial Teórico

2.1 Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. Conforme Tamietti, “O planejamento estratégico é uma ação que visa à integração de idéias e a viabilização de ações, tendo como propósito estabelecer políticas, objetivos e projetos”. O empreendimento industrial se resume a todas as fases das quais o projeto passará desde a percepção da ideia do negócio até a entrada em operação do projeto (Ex: Uma planta industrial ou uma Reforma de uma planta). Conforme Tamietti, “Este empreendimento é constituído de várias etapas, entre elas a engenharia de projetos”, que é responsável pela demarcação de todas as fases do empreendimento. É a mobilização de todos os recursos da empresa para que possam ser atingidos os objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes internos e externos. Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização. A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar em longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos. Essa definição pode ter como ancoragem o uso de uma ferramenta que expõe a situação da empresa e onde poderá estar atuando, que é a ferramenta SWOT.

O termo SWOT resulta da conjugação das iniciais das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Assim, a análise SWOT corresponde à identificação da sua posição estratégica tanto a nível interno como externo com o meio ao qual está inserido.

Além da ferramenta SWOT, há outras técnicas, metodologias que são de vital importância para o planejamento da estratégia que são:

• Informações, cenários;

• Definição dos objetivos e resultados a curto, médio e longo prazo;

• Técnica 5W2H;

• Conscientização;

• Alinhamento de interesses.

Algumas empresas optam por efetuar algumas etapas deste planejamento com a participação de empregados de diversos setores, stakehoders, promovendo um comprometimento de todos, é a chamada gestão participativa. Outro aspecto importante para o sucesso da implantação do planejamento estratégico está em ficar atento ao mercado, às mudanças, por exemplo: uma empresa define a estratégia para ganhar um percentual de mercado e um ano depois seus dois maiores concorrentes se unem em uma fusão. O cenário mudou e a estratégia precisa ser revisada. O planejamento estratégico não pode ser fixo, o processo precisa ser “vivo” e com a disciplina bem aplicada trará bons resultados para uma organização.

Portanto, o planejamento estratégico deve ser minuciosamente avaliado e validado, para que o empreendimento possa ter sucesso.

2.1.1 Retorno e Controle

À medida que programa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados e monitorar os novos desenvolvimentos nos ambientes interno e externo. Alguns ambientes mantêm-se estáveis de um ano para outro. Outros se desenvolvem lentamente, de maneira previsível. Ainda outros mudam rapidamente de maneira imprevisível. Enfim, a empresa pode esperar por uma coisa: o ambiente certamente mudará e, quando isso ocorrer, será necessário rever suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com